JÁ OUVIU: DENITIA

A gente conversou com a cantora norte-americana, que lança seu 1º disco solo, 'Touch of the Sky'

 

 Foto: Divulgação

 

Compor, apresentar novas músicas, subir ao palco, lançar EP, bem, tudo isso já faz parte da rotina da cantora e guitarrista norte-americana Denitia. Mas agora ganha um gosto especial, já que no dia 8 de novembro ela lança o seu primeiro disco solo, 'Touch of the Sky'. O álbum sai no Brasil pelo selo LAB344.

 

Nascida no Texas, ela ganhou sua primeira guitarra elétrica aos 13 anos e fez o caminho que muitos artistas já trilharam, cantando na igreja. Ela iniciou sua carreira profissional no Brooklyn com o duo Denitia and Sene, no qual tocava com o parceiro Brian Marc.

 

Juntos, lançaram 'His and Hers' (2013) e 'Love and Noir' (2016), entre singles e EPs sempre muito elogiados pela crítica. Em 2017, em carreira solo, ela lançou o EP 'Ceilings', com quatro músicas, e outros singles em 2018. Segundo ela, esses primeiros trabalhos solos serviram de experimentação.

 

 

"Havia um som que eu estava procurando, algo que soasse meu e eu quisesse comunicar. Amo meus dois EPs, sinto que foram explorações, estava tocando com diferentes temas e abordagens, trabalhando com diferentes produtores e compositores. Mas havia algo a mais que eu estava alcançando. Quando eu simplesmente descolei tudo e comecei a produzir, tocar e escrever sozinha, parecia absolutamente, distintamente como eu e é por isso que este álbum produzido por mim parece o projeto completo e certo a ser lançado", conta Denitia em entrevista ao Azoofa.

 

'Touch of the Sky' traz 8 faixas e faz uma reflexão sobre amor, identidade e juventude. São letras sobre sentimentos de uma artista negra que se identifica como queer. Após o fim do duo, ela deixou o Brooklyn, mudou-se para o Queens e iniciou a jornada em busca desse som que ela queria chamar de dela. Deve agradar fãs de Cocteau Twins, Cocorosie, Everything But the Girl ou quem goste de músicas que nos permitem flutuar.

 

"Eu acho que '23' foi a primeira música que fiz e fiquei 'Oh, uau, estou fazendo algo aqui'”, conta Denita. "Acordava diariamente antes das 6 para entrar, escrever e fazer faixas e depois de alguns minutos construindo a faixa para '23' senti uma onda de inspiração e emoção e sabia que isso teria um papel importante no meu novo projeto solo", completa ela.

 

Uma das características do trabalho de Denitia é criar músicas com texturas, paisagens sonoras compostas por vocais em camadas. Como se você estivesse numa dança em um sonho embalado por tons de electropop. E para onde ela quer levar os ouvintes com esse som?

 

"Sempre fui um artista muito sensorial, eu sei que estou fazendo os sons certos quando são transcendentes, há um sentimento que invoca infinitas e ilimitadas possibilidades. Quando acerto a combinação certa de sons e letras em que sinto que a sala está levitando, sei que estou fazendo a coisa certa. Então, para os ouvintes, quero que seja atemporal e esperançoso e quero criar uma experiência que pareça cinematográfica e nos lembre que toda a vida é arte e fazemos parte de uma criação grande e exuberante", diz a cantora.

 

O primeiro single do disco, "Wave", vai na onda de um pop mais moderno, enquanto o segundo, "Where You Go", traz uma fusão de dream pop com chill out, mais dançante e talvez a faixa mais forte do disco. As duas músicas têm temas em comum: amor e identidade.

 

 

"Escrevi 'Waves' no ano passado, eu estava sentindo todo esse peso, esse peso ao meu redor, mas então comecei a me apaixonar e me senti tão diferente do que antes, era mais do que um sentimento, era um lugar onde me sentia segura, protegida dos escombros que eram/são o mundo - fiquei impressionado com esses relatórios constantes de brutalidade policial contra negros, o clima político horrível e essas duras conversas que eu estava tendo como mulher negra estranha na América. O amor que encontrei me fez sentir como se não estivesse sozinha. Então, quando eu criei a bateria e o groove do baixo, peguei o violão e as palavras surgiram”, conta ela.

 

Já "Where You Go" nasceu primeiro com a batida no chão. "Estava pensando nos sonhos e em como eles são essenciais para mim e o que significa ter uma identidade historicamente marginalizada. Os sonhos são absolutamente essenciais porque a realidade nem sempre é tão boa quanto eu. Então, eu estava pensando muito sobre carregar um peso grande por aí e como seria, depois de anos carregando tudo isso, largar esse peso. Eu seria muito forte por ter carregado isso, e poderia apenas voar", diz.

 

Depois de diferentes vibrações, 'Touch of the Sky' termina com um tom mais melancólico, com "Midnight Lightning". Uma faixa quase à capela, apenas com uma guitarra a fundo, e uma das únicas que foram escritas bem antes dela iniciar esse projeto. "Escrevi essa música com um compositor incrível, Adam Agin, quando voltei para Nashville. Quando estava compondo para o álbum, lembrei dela e decidi escrever um novo refrão. Pareceu o jeito perfeitamente quieto de encerrar o disco".

 

 

MAIS PERTO DO BRASIL

 

Recentemente, Denitia fez parceria com dois brasileiros, o videomaker Hugo Faraco e o produtor Kassin, para quem produziu o remix da faixa "Sua Sugestão" no novo projeto do produtor. Já Faraco dirigiu um curta sobre o disco da cantora após assistir a um show dela nos EUA.

 

Filmado na península de Rockaway, no Queens, o vídeo mostra o processo da gravação de 'Touch of the Sky' e a mudança da cantora da área urbana e caótica de Nova York para uma área mais calma e na beira da praia. Mas sua história com o Brasil não acaba por aí.

 

Fã da Tropicália desde a faculdade, ela conta que a mãe vem regularmente ao Brasil. "Ela tem muitos amigos e pessoas que ela considera seus outros filhos, então, aparentemente, eu tenho irmãos e irmãs aí (risos)".

 

Quem escreveu
Andréia Martins

É jornalista, trabalhou com edição e reportagem nos portais Vírgula, Globo.com e UOL cobrindo música, política e internacional. Hoje segue na redação e também é editora do Roteiros Literários, sobre literatura e viagem, e do blog Quadrinhas, sobre quadrinhos feitos por e sobre mulheres.

Comentários
Postagens relacionadas

13/11/2019 Geral, Entrevistas

LUCAS, DA MAGLORE, LANÇA CLIPE SOLO

08/11/2019 Geral

LANÇAMENTOS DE NOVEMBRO

07/11/2019 Geral, Entrevistas

O MANIFESTO AFRO, POP E ROCK DE CHICO CESAR

04/11/2019 Geral, Entrevistas

JÁ OUVIU: DENITIA

Shows relacionados
CLUBE DO BALANÇO
13/12/2019 - 22:00 hs
Estação Marquês
R$25 a
R$50
comprar
CLUBE DO BALANÇO
SIM SÃO PAULO 2019
05/12/2019 - 12:00 hs
até 08/12/2019 - 12:00 hs
Vários Locais
SIM SÃO PAULO 2019
JAZZ IN FESTIVAL
03/12/2019 - 21:00 hs
até 07/12/2019 - 17:00 hs
Teatro Porto Seguro
JAZZ IN FESTIVAL
EVA WILMA
29/11/2019 - 21:00 hs
até 30/11/2019 - 21:00 hs
SESC Ipiranga
EVA WILMA
NOMADE ORQUESTRA
29/11/2019 - 20:30 hs
até 30/11/2019 - 20:30 hs
SESC Av. Paulista
NOMADE ORQUESTRA
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
19/11/2019 - 00:00 hs
até 30/11/2019 - 00:00 hs
Vários Locais
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA