LANÇAMENTOS DE JANEIRO

12/01/2020

Clipes de Céu, Rincon Sapiência, Hot Chip, nova faixa do Edgar, EP do Eddie e mais!

A banda Eddie (Foto: Clara Gouveia) 

 

(atualizado em 31.01)

 

CÉU, CORPOCONTINENTE

No segundo single e clipe de seu mais recente trabalho, "APKÁ!", a cantora e compositora usa uma licença de justaposição da língua portuguesa para traduzir saudade para o mundo, com "Corpocontinente". A canção é uma parceria com o francês Hervé Salters. O nome do disco, lançado em setembro de 2019, é referência à primeira palavra que o segundo filho da cantora, Antonino, falou.

 

 

 

 

EDGAR E RICO DALASAM, CARRO DE BOY

A música faz tanto sucesso nos shows do músico Edgar que não havia escolha: gravá-la, com a participação de Rico Dalasam. Na letra, Edgar fala do trágico atropelamento e morte da amiga Janine, em 2007. "O motorista era um playboy que se livrou de qualquer punição. Isso mudou nossa realidade na escola, foi um trauma para todos nós", conta Edgar. O clipe foi produzido pela Babilônia Music Filmes na favela da Serrinha, em Belo Horizonte. A direção é de Túlio Cipó e do próprio Edgar, que também assina o roteiro.

 


 

 

EDDIE, ATIÇA

Comemorando 30 anos de estrada, a banda pernambucana lança um EP com 5 faixas que celebram o carnaval. O disco é frevo do começo ao fim, inspirando-se, também, no punk rock dos anos 80, dance music dos anos 90 e sons carnavalescos da última década. Entre os temas, um retrato da parte mais instável do mundo, as dores, anseios e os sentimentos mais humanos nas sociedades atuais sul americanas.

 


 

 

RINCON SAPIÊNCIA, ONDA, SABOR E COR

Música nova e com um significado especial para o cantor. "Memórias da minha viagem pra Cabo Verde ao som de Onda Sabor e Cor, música que eu fiz quando estive lá e me apaixonei pelo país africano", postou Rincon divulgando o vídeo.

 

 

 

 

BNEGÃO, MORENA DO MAR

A música é o primeiro single escolhido pelo artista para marcar seu mergulho na obra do compositor baiano Dorival Caymi e é apresentada no formato "praieiro", como diz BNegão: apenas voz e violão, formato inédito na carreira do rapper.


 

 

 

AVE SANGRIA, JANEIRO

De volta à ativa depois de mais de 40 anos, a cultuada banda de psicodelia pernambucana retorna à cena com o lyric video do single "Janeiro". A música, composta pelo vocalista Marco Polo, fala principalmente sobre a esperança que se renova a cada janeiro.

 

 

 

 

OS AMANTICIDAS, TETO

Novo disco do grupo cujos integrantes já gravaram com Tom Zé, Alzira E., entre outros. A produção do novo disco é de Fernando Catatau (Cidadão Instigado), e o primeiro single, "Parado Deitado Travado", já saiu. Assista:

 

 

 

 

HOT CHIP, POSITIVE

Após o lançamento do sétimo álbum "A Bath Full Of Ecstasy" - que alcançou o 11º lugar nas paradas britânicas - e um álbum de remixes subsequente, a banda lança o clipe da faixa "Positive". Alexis Taylor escolheu escrever da perspectiva de outra pessoa para "Positive" - a música tenta entender como alguém lida com doenças, tristezas e vive uma vida solitária nas ruas.

 


 

 

CAETANO VELOSO E IVAN SACERDOTE, DESDE QUE O SAMBA É SAMBA

Mais um clipe do disco lançado pela dupla, "Caetano Veloso & Ivan Sacerdote", com nove releituras do cantor baiano acompanhadas do jovem clarinetista, também baiano. A faixa tem participação do sambista Mosquito, dividindo os vocais com Caetano.

 

 

 

 

BRYAN BEHR, A VIDA É BOA

Sucesso na internet desde 2017, o cantor catarinense lança o seu primeiro disco "A Vida é Boa" e já lança o clipe do primeiro single: "A Vida é Boa Com Você".

 

 


 

 

***

CARNE DOCE, TEMPORAL

A banda de Goiânia começa o ano com novo single - para alegria dos fãs - já abrindo caminhos para o sucesso de "Tônus", elogiado disco anterior da banda. O clipe traz uma reedição dos arquivos do documentário goiano "Paulistas" (2018), filmado na comunidade de Paulistas, município de Catalão (Goiás). Foi roteirizado por Salma Jô, Macloys Aquino e Ricardo Alvez, que também editou o material.


 

 

BAIANASYSTEM, MIÇANGA

O som do mar é a fonte de sabedoria que sussurra histórias escritas em praias distantes. Um filme produzido e rodado em Moçambique, baseado no livro de um escritor angolano, que ganha contornos quase mitológicos e se passa numa cidade além do tempo e da geografia, foi o ponto de partida que deu vida à música que o grupo lança juntamente com Antônio Carlos & Jocafi. A faixa, segundo single lançado pela banda depis do disco "O Futuro Não Demora", teve produção de Daniel Ganjaman, parceiro de longa data dos baianos.


 

 

CAETANO VELOSO & IVAN SACERDOTE, ONDE O RIO É MAIS BAIANO

Saiu mais um vídeo do recém-lançado álbum "Caetano Veloso & Ivan Sacerdote". No álbum, o cantor e compositor apresenta o jovem e talentoso clarinetista. O disco traz nove releituras de Caetano, que foram registradas no estúdio em Salvador e em Nova Iorque, em 2019. O projeto tem seu show de lançamento marcado para o dia 8 de fevereiro no Teatro Castro Alves, em Salvador, e seguirá para outras cidades como Rio e São Paulo.


 

 

PAULO HO, BRUTAL VOL.1

O cantor lança o primeiro de uma série de três EPs que sairão ao longo de 2020 em todas as plataformas digitais. Os trabalhos formarão um álbum de 10 faixas. O EP conta com participações de Letrux, Gabriel Perelo, Mariana Volker e Thiago Vivas. Em "Brutal vol. 1", a narrativa das músicas é em torno do encontro de duas pessoas que se apaixonam, passando por todos os desafios e medos que um amor pode representar.


 

 

RASHID E EMICIDA, PIPA VOADA

O rapper encerra o seu projeto "Tão Real", misto de documentário e música que foi dividido em três temporadas e teve sua última parte lançada no dia 22 de janeiro. O resultado foi um disco de 70 minutos que se dividem em 18 faixas. Agora, o projeto termina com uma parceria que há tempos era esperada: a de Rashid com Emicida.


 

 

GUTTO GOFFI, C.A.O.S

O baterista e cantor, um dos fundadores do Barão Vermelho, lança seu 3º disco solo. "Confusões Artísticas e Obras Sonoras", o nome completo do trabalho, começou a ser pensado há 15 anos, a partir de um material fotográfico feito pelo próprio Gutto. O músico ainda quer transformar "C.A.O.S" em CD, livro de poemoas e um box com os três CDs solos do artista. Para isso, Gutto abriu uma vaquinha virtual na plataforma Kickante e conta com a colaboração dos fãs.

 

 

 

DUDA BEAT, VEM QUENTE

Duda Beat gravou sua versão para "Vem Quente", de Erasmo Carlos, e lançou dois clipes produzidos pela O2. Os vídeos vão fazer parte de uma campanha publicitária, e ela gravou duas versões para a "temperatura": uma quente e outra fria. Assista:

 

 

 

 

 

ARETUZA, I LOVE YOUR COROTE

A faixa é uma prévia do que o público pode esperar do EP homônimo que a cantora lança em breve. A música traz a pegada do forró eletrônico e une às referências de Aretuza, que é apaixonada e envolvida pelas brasilidades e forte cultura do Norte e Nordeste. A canção conta a história de uma desilusão amorosa, mas que traz a superação. "Tive o privilégio de morar no Nordeste, fui envolvida pela cultura desse povo tão incrível. Por isso, essa canção traz o ritmo contagiante de momentos que também vivi. Essa foi a forma que encontrei de homenageá-los com a minha verdade", conta a artista.


 

 

KASSIN E JEZA DA PEDRA, IH CRL

Parceria entre o produtor e o rapper que lançam álbum ainda este ano. Mais duas músicas serão lançadas até fevereiro. "Eu já estava com a ideia de fazer algo com muita percussão, programação e sintetizador. Achava que eu cantando ia soar totalmente errado e queria achar alguém que cantasse em cima delas. Quando ouvi o trabalho do Jeza, pensei na hora que ele poderia ser a pessoa certa para essas faixas", conta Kassin.

 

 

***

 

 

Kiko Dinucci (Foto: Vitória Proença)

 

KIKO DINUCCI, OLODÉ

Primeiro single do disco "Rastilho", que o cantor e músico lança em fevereiro.

 


 

TAME IMPALA, LOST IN YESTERDAY

Nova música de Kevin Parker estará no disco "The Slow Rush", previsto para sair em 14 de fevereiro. A faixa é um mergulho profundo na natureza viciante de nostalgia impulsionada pelo disco volumoso e maluco.

 

 

 

 

SILVA E IVETE SANGALO, PRA VIDA INTEIRA

Parceria samba-reggae da cantora baiana com o cantor capixaba. Já saiu com clipe:

 

 

 

 

ELEKFANTZ, SHE'S SO FUNKY

Novidade do duo eletrônico brasileiro formado por Daniel Kuhnen e Leo Piovezani. A faixa nasceu de um sonho de Leo: "Me lembro de acordar cantando a melodia do refrão, levantei rápido da cama e a gravei imediatamente no gravador do celular, pra não perdê-la", conta ele.

 

"A ideia da letra veio de um filme dos anos 70, com a Sophia Loren, no qual ela aparece numa janela observando um casal na penumbra, uma cena voyeur e bem ousada para a época. E o videoclipe segue esse fio", diz Daniel Kuhnen. A faixa também já ganhou clipe. Assista:

 

 

 

 

RACHEL REIS, VENTILADOR

Primeiro single da cantora baiana que chega misturando influências... Aposta para ser uma das revelações de 2020, anota aí.

 

 

 

 

NATIRUTS E JACOB HEMPHILL, EXÉRCITO DA PAZ

Mais uma parceria da banda brasileira com Jacob Hemphill, vocalista da banda norte-americana Soldiers Of Jah Army (SOJA).

 

 

 

 

ISABELLA TAVIANI, NÃO BRINCA COMIGO

A cantora lança o single do seu próximo disco de inéditas "Máquina do Tempo", que sai no final de janeiro, após 6 anos. Ouça:

 

 

 

 

BARBATUQUES, MINHA AVÓ

O grupo lança o segundo videoclipe do disco "Só + 1 Pouquinho". O elenco do clipe é formado pelos músicos e suas respectivas avós. Dirigido por André Albuquerque, a composição de Lu Horta e Luciana Cestari fala sobre a relação especial e irreverente entre netos, netas e suas avós.

 

 

 

 

Quem escreveu
Andréia Martins

É jornalista, trabalhou com edição e reportagem nos portais Vírgula, Globo.com e UOL cobrindo música, política e internacional. Hoje segue na redação e também é editora do Roteiros Literários, sobre literatura e viagem, e do blog Quadrinhas, sobre quadrinhos feitos por e sobre mulheres.

Outras matérias e entrevistas