LANÇAMENTOS DE FEVEREIRO

07/02/2020

Pitty, Cordel do Fogo Encantado, Roberta Campos + Olodum em clima de folia e inéditas de Detonautas e Strokes; dê play

A cantora Pitty (Foto: Otávio Sousa)

 

 

CORDEL DO FOGO ENCANTADO, CHOVER E HOMEM DA MEIA NOITE...

Nesse Carnaval o Cordel do Fogo Encantado e o Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite, estão se auto-homenageando. O bloco, que está comemorando 88 anos, escolheu homenagear a banda pernambucana com o tema do desfile "Chover", um de seus maiores sucessos. Em retribuição, o Cordel fez uma versão em ritmo de frevo da música, composta por Lirinha e Clayton Barros, e também compôs a canção "Homem da Meia Noite ou É Carnaval no Sertão" (Lirinha e Clayton Barros), lançada em janeiro e que acaba de ganhar um lyric video.

 


 

 

Além da parte musical, Lirinha também mexeu um pouco na letra de "Chover". "As poesias que foram gravadas na primeira versão são de autoria de cantadores repentistas que cresci escutando na região de Arcoverde. Nessa nova gravação, resolvemos construir outros versos, inéditos, inspirados na conexão entre chuva e carnaval, simbolizados pelo movimento da água", contou Lirinha.

OUÇA AQUI A NOVA VERSÃO DE "CHOVER"

 

PITTY, RODA

A cantora baiana lança clipe e versão remix da música que está no seu último disco, "Matriz" (2019). O clipe foi gravado em um show ao vivo em Salvador. A apresentação na Concha Acústica do Teatro Castro Alves foi gravada e logo deve chegar às plataformas digitais. A versão remix foi feita por Pupilo.

 

OUÇA AQUI A VERSÃO REMIX DE "RODA"

 

 

 

ROBERTA CAMPOS E OLODUM, VEM ME BUSCAR

Parceria entre a cantora e o grupo baiano acaba de ganhar clipe. O vídeo foi gravado em Salvador e capta toda a energia e o misticismo que envolvem a capital baiana, aproveitando o charme especial da cidade durante o período de verão e Carnaval. Buscando registrar um ambiente festivo, as datas de filmagem coincidiram com o dia de Iemanjá, muito celebrado na Bahia. Roberta também aparece cantando durante o tradicional ensaio carnavalesco do grupo.

 

 


 

 

ALCEU VALENÇA E FAFÁ DE BELÉM, BEIJA-FLOR APAIXONADO

Alceu Valença se juntou a Fafá de Belém em um dueto para gravar a nova versão da música "Beija-Flor Apaixonado", composta por ele para a amiga paraense. Dirigido por Bernardo Valença, o vídeo utiliza takes elaborados e tipografia vernacular para expor, nas ruas do Rio de Janeiro, os versos do frevo de bloco que Alceu escreveu.

 

 


 

 

DETONAUTAS, O QUE TIVER DE SER

A banda lança single marcando a sua volta à Sony Music. A faixa tem participação do rapper Mozart MZ, que também assina a canção com Vitor WAO e Tico Santa Cruz. "A faixa lembra a atmosfera dos anos 90, com uma pegada de amor, numa linguagem urbana e uma levada dançante", ressalta Tico.

 

 

 

 

THE STROKES, BAD DECISIONS

A banda, uma das atrações do Lollapalooza deste ano, divulgou o segundo single do disco "The New Abnormal", que será lançado no dia 10 de Abril, o primeiro em sete anos.

 

 

 

***

 

Roberto Barreto, Armandinho e Russo Passapusso (Foto: Cartaxo)

 

 

BAIANASYSTEM, CORRIDA ELÉTRICA

Em 2020, comemoram-se os 70 anos do trio Armandinho, Dodô & Osmar que revolucionou a música e o carnaval da Bahia. O trio e o BaianaSystem se juntam para lançar uma faixa na qual a guitarra baiana volta a ser um ponto de partida para novos impulsos, movidos como todos nós que vivenciamos o século 21, por muito mais estímulos do que nossa capacidade poderia imaginar.

 

 

Um encontro entre a nova geração e um ícone da música baiana. "A música hoje, com infinitas possibilidades de criação, guiada por algoritmos que elevam a capacidade elétrica e eletrônica a níveis exponenciais, é produto de uma corrida no tempo, onde o circuito e a forma como percorremos ele passa a ser o grande combustível", diz o Baiana.

 

 

OUÇA AQUI

 

 

IRA, O AMOR TAMBÉM FAZ ERRAR

A banda paulistana lança o primeiro single de seu próximo disco, batizado de IRA. O último álbum de inéditas saiu em 2007. "Batizado simplesmente IRA, o nome já indica um álbum no melhor estilo da banda", diz Nasi.

 

 

 

 

GABY AMARANTOS e DUDA BEAT, XANALÁ (REMIX)

O DJ, produtor e compositor Omulu remixou a música "Xanalá", parceria de Gaby Amarantos e Duda Beat. De acordo com Gaby, Omulu ajudou a criar uma versão ideal da música para o Carnaval, inspirando-se em ritmos nordestinos menos conhecidos fora dessa região. "Estou feliz porque eu amo o 'brega funk'. É muito legal ver esse ritmo, vindo da periferia de Recife, dominar o Brasil. Esse remix é nosso grito de liberdade do Carnaval", comentou a paraense.

 

 

 

 

ISABELLA TAVIANI, MÁQUINA DO TEMPO

Desde 2013 sem um álbum de inéditas, a cantora lança seu 8º disco, feito meio a meio no Brasil e na Argentina. O trabalho tem um valor especial: vem após a turnê comemorativa dos 15/16 anos de carreira e parece contar essa história de mudanças profundas na vida pessoal de Isabella que se tornou mãe de gêmeos enquanto comemorava seus 51 anos de vida. Taviani divide a autoria de seis das 11 faixas do disco com a mulher, a cantora e compositora Myllena.

 

 

OUCA AQUI

 

 


 

BILTRE, DEGUSTAR

A banda carioca traz um amor de verão em seu novo single. A música tem uma letra bem-humorada e cheia de malícia para contar um encontro entre duas pessoas na pista de dança. "Essa música já teve várias bases e letras diferentes. Depois de muitas mudanças lá no final da letra a gente sacou que era muito parecida com 'Flerte Revival' da Letrux, aí escrevemos uma citação na nossa. Tipo, já que a letra tá com uma vibe parecida, por que não, associar numa menção carinhosa ao hit da amiga?", conta a banda. Bora ouvir?

 

 

OUÇA AQUI

 

 

 (Foto: Vitor Curi)

 

 

MÁRCIA CASTRO, ARCO ÍRIS DO AMOR

Primeiro single do novo disco da cantora, intitulado "Axé", e uma parceria com Margareth Menezes. "Uma canção de alegria, de transgressão afetiva e libertária. Uma música da Bahia", resume a cantora. O disco é produzido por Lucas Santtanna e Letieres Leite.

 

 

 

 

SANDRO E TUYO, 1989

Um encontro prá lá de maravilhoso entre o cantor e esse trio super querido. O clipe traz muitas referências antigas, uma mistura retrô-brega que a gente curtiu. E você?

 

 

 

***

 

Foto: Bruno Tiezzi

 

 

RUBEL E ADRIANA CALCANHOTO, VOCÊ ME PERGUNTA

Rubel conta a história da música: "Essa música foi feita em homenagem à Adriana, que me recebeu com tanta generosidade desde que nos conhecemos. Quis retribuir de alguma forma o que aprendi com ela e o quanto as suas músicas me formaram. Tentei compor uma canção que se aproximasse do universo da Adriana, da canção de amor clássica, daquelas músicas eternizadas nas rádios do Rio de Janeiro e no imaginário coletivo do carioca". O clipe que acompanha o lançamento também foi dirigido por ele.

 

 

 

 

ARNALDO ANTUNES, O REAL RESISTE

O cantor lança seu 18º disco, gravado no sítio-estúdio Canto da Coruja, no interior de São Paulo, entre árvores, banhos de lago, cavalos, cachorros, crianças e galinhas. O trabalho soa mais intimista, gravado apenas com piano e instrumentos de cordas.

 

"Tive vontade de me voltar mais para as canções, num registro sereno, com poucos elementos, mais próximo da maneira como foram compostas ao violão, acentuando as relações entre letra e melodia, saboreando mais as sílabas", conta ele. Abaixo, assista ao novo clipe, "De Outra Galáxia":

 

 

 

 

LUÍSA E OS ALQUIMISTAS, CADERNIN

A banda potiguar lança clipe da faixa que integra o disco"Jaguatirica Print", lançado em 2019. Ele vem cheio de cores e referências dos anos 2000, ao TLC e a Britney Spears. Confere aqui:

 

 

 

 

ORQUESTRA FREVO DO MUNDO, PUPILLO E VÁRIOS ARTISTAS

Pupillo, da Nação Zumbi, lidera esse projeto que une cantores de São Paulo-Bahia-Pernambuco para homenageia o frevo em oito gravações inéditas: Caetano Veloso, Céu, Siba, Otto, Duda Beat, Arnaldo Antunes, Tulipa Ruiz, Almério e Henrique Albino.


Ouça aqui

 

 

 

 

OLÍVIA DE AMORES, SÓ VAMOS

A cantora de Manaus lança em breve seu primeiro disco "Não é Doce" e divulgou mais uma faixa. A música acompanha ainda um jogo para celular (isso mesmo). Chamado Super Maria Sis, o jogo é uma versão meio paródia, meio homenagem do clássico Mário, mas além de resgatar a princesa, o objetivo do jogo é vencer os obstáculos ao amor. "O game tem relevância no contexto atual em que, ao passo que ganhamos mecanismos de combate à homofobia, machismo e racismo, pessoas ainda morrem ou têm suas vidas afetadas pelo preconceito. A cultura é um instrumento de mudanças profundas nas subjetividades das pessoas", conta Olivia. 

 

 

[Baixe o jogo para Android aqui]

 

 

 

 

RITA ZART, LINGUAGEM

A cantora e compositora gaúcha lançou seu EP de estréia "O Que Range" em 2019 e apresenta o clipe da música "Linguagem". A faixa é uma tentativa de transferir o erótico, o prazer e clímax para as palavras, baseada no poema Exterior de Waly Salomão e no livro Delta de Vênus da escritora Anaïs Nin. "O clipe de 'Linguagem' explora os indizíveis desejos, libidos e paixões que nos movem em contraponto à estruturas em que somos condicionados a viver nossas relações em todos os campos, para além do afetivo e sexual", conta ela.

 

 

 

 

ROBERTA CAMPOS E OLODUM, VEM ME BUSCAR

A cantora convidou o grupo baiano para participar de seu novo single. "Assim que terminei de compor pensei em chamar o Olodum para dar uma cara de verão, um tempero baiano para o som. E o resultado ficou belíssimo", conta ela. A faixa tem produção de Rafael Ramos e é um lançamento da gravadora Deck.

 

 

 

 

JULIANO GAUCHE, EP BOMBYX MORI

Mais um trabalho do cantor e compositor capixaba. Com a palavra, o próprio Gauche: "bombyx mori é uma expressão que encontrei na literatura espírita referente à capacidade que nossa natureza tem de se transformar completamente. É o nome científico do bicho-da-seda, mariposa recorrente quando se trata de simbolizar o processo de metamorfose. Transformações inevitáveis, como essa, foi o centro das minhas concentrações ao escrever as três canções que compõe este EP, que também recebeu o mesmo nome".

 

 

 

 

LUIZA POSSI E VITOR KLEY, VEM DEPRESSA

Parceria que está no novo projeto da cantora, "Microfonado". São oito gravações no formato acústico. O projeto é de Rick Bonadio para o selo Midas Music. Confira como ficou o dueto:

 

 


 

 

JÚLIA VARGAS, PÉ NA AREIA

A cantora lança a sua leitura elegante para a faixa que é sucesso na voz de Diogo Nogueira. Com uma nova cara, a música estará no seu novo álbum, "D'Água" (Porangareté), o quarto da sua carreira e previsto para chegar junto com as águas de março, fechando o verão carioca.

 

 

Ouça aqui

 

 

 

 

 

VELHAS VIRGENS, FAKE NEWS

A banda de rock lança sua nova marchinha já em contagem para o desfile Carnavelhas, durante a folia em São Paulo. Os desfiles acontecem nos dias 23/02, no Pátio do Colégio, no dia 29/02, na Praça do Ouvidor, no Deck do Largo São Francisco. Bora ensaiar?

 

 

Quem escreveu
Andréia Martins

É jornalista, trabalhou com edição e reportagem nos portais Vírgula, Globo.com e UOL cobrindo música, política e internacional. Hoje segue na redação e também é editora do Roteiros Literários, sobre literatura e viagem, e do blog Quadrinhas, sobre quadrinhos feitos por e sobre mulheres.

Outras matérias e entrevistas