LANÇAMENTOS DE MAIO

08/05/2020

Novo clipe de ÀIYÉ, EPs de Mahmundi, Rico Dalasam, As Bahias, Caramelows, disco de Adriana Calcanhoto, música do Vanguart e mais!!!

ÀIYÉ, projeto de Larissa Conforto - Foto Rodrigo Tinoco

 

 

ÀIYÉ - PULMÃO

 

Mais um clipe do disco "Gratitrevas" (Balaclava Recors), trabalho que Larissa Conforto lançou no final de 2019. O vídeo foi gravado em Portugal, país onde Larissa tem raízes ancestrais, o clipe foi dirigido por Marina Abadjieff, artista visual brasileira radicada em Lisboa, e finalizado por André Morbach. "Acho que essa música se ressignificou com o momento de agora. Estamos cada vez mais sendo bombardeados com as piores notícias possíveis, e vai faltando energia para lidar com as complexidades da vida em isolamento. Vamos nos enchendo de conteúdo desesperado, e nos esvaziando de emoções que nutrem. São muitos furacões, muita ansiedade, muita instabilidade", diz Larissa.

 

 

 

 

ADRIANA CALCANHOTO - SÓ

 

A cantora lança um disco com 9 faixas produzido durante a quarentena. "Em onze dias eu tinha trinta minutos de música. É um álbum em estado bruto”, contou em nota divulgada por sua assessoria. O resultado você ouve abaixo:

 

 

 

 

CARAMELOWS - EP ROBOTIZAÇÃO

 

Formada por Eder Araujo (sax e flauta), Renata Éssis (vocais), Marja Lenski (percussão), Fernando “TRZ” Falcoski (teclas), Rafael Barone (baixo), Wiliam Zaharanszki (guitarra) e Péricles Zuanon (bateria), a banda ganhou projeção tocando com a cantora Liniker e agora lança EP explorando sons da música latina, nordestina e world music. O nome da faixa é inspirada na música The Robots, do Kraftwerk. "Ainda que contenha uma mensagem política forte, musicalmente ‘Robotização’ é despretensiosa e irreverente, características que prezamos muito ao compormos, arranjarmos e produzirmos. Queremos criar música boa, rica e até embasada etnomusicologicamente, mas sem perder o bom humor”, diz Zuanon.

 

 

 

 

VANGUART - ENCONTRO ADIADO

 

O isolamento social obrigou o Vanguart a adiar seus shows e rotina de estúdio, mas a banda usou esse hiato forçado para revisitar seu catálogo e disponibilizar canções até então guardadas. "Encontro Adiado" foi gravada nas sessões do álbum "Muito Mais Que O Amor" (Deck/ 2013) e ganhou um elegante lyric video dirigido por Luciana Borges. Escrita por Reginaldo Lincoln (baixo) e Helio Flanders (violão, trompete e vocal) a faixa aborda as andanças dos músicos por São Paulo, captando as sensações que a cidade evoca e a espera de encontrar pessoas especiais no caminho.


 

 

 

MAHMUNDI - MUNDO NOVO

 

A cantora, compositora e produtora lança novo disco. São 7 faixas, entre elas a releitura de "No coração da escuridão", de Dadi e Jorge Mautner. Ouça e baixe aqui.

 

 

 

AS BAHIAS E A COZINHA MINEIRA - ENQUANTO ESTAMOS DISTANTES

 

Após três trabalhos inéditos, o projeto foi gravado durante a quarentena e promete balançar os corações e aflorar os sentimentos do Brasil e do mundo, que passam por uma situação tão delicada e sensível. Rafael, que integra o grupo ao lado de Assucena Assucena e Raquel Virgínia, estreou na produção do EP.  Ouça e baixe aqui. Para acompanhar o lançamento, já tem clipe, da faixa "Éramos Chuva":

 

 

 

 

RICO DALASAM - DOLORES DALA GUARDIÃO DO ALÍVIO

 

Pra quem estava esperando novidades do cantor, chegaram. O EP traz 5 faixas que navegam pelo pop, o trap e o R&B. Ele mesmo assina a produção ao lado de Mahal Pita (BaianaSystem) e Dinho Souza.

 

 

 

 

LUÍSA E OS ALQUIMISTAS - AQUELA SAUDADE

 

Música produzida nos dias de isolamento da banda, um arrocha baiano com doses de dub. Bora ouvir:

 

 

 

 

 

THUNDERBIRD - A OBRA

 

O apresentador, VJ, músico, podcaster, youtuber e radialista (ufa!) se prepara para lançar disco ("Pequena Minoria de Vândalos") e apresenta aqui uma versão inédita para "A Obra", hits dos anos 80 dos belo horizontinos de Sexo Explícito. O trabalho promete com parcerias como Odair José, Pedro Pelotas (Cachorro Grande), Lucinha Turnbull, Julito Cavalcante (BIKE), Zé Mazzei (Forgotten Boys) e Ricardo Kriptonita.

 

 

 

 

LADY GAGA - CHROMATICA I

 

Não dá pra não falar do esperado disco de Lady Gaga, o sexto da cantora. Recheado de referências do passado, o disco traz parcerias com Ariana Grande, Elthon John... Dê play!

 

 

 

 

PRETENDERS - DIDN'T WANT TO BE THIS LONELY

 

A banda segue no embalo de lançamentos semanais apresentando as músicas do próximo disco, "Hate For Sale". A faixa da vez é "Didn’t Want To Be This Lonely", que tem um clima rockabilly e ganhou um vídeo feito na quarentena com clima de quadrinhos e pop arte.

 

 

 

 

CRACA - SQUAMATA

 

O artista visual e produtor musical Craca (Felipe Julián) apresenta seu autorretrato contemporâneo intitulado "Squamata". Munido da webcam de seu computador e algumas lâmpadas de resistência longa, além de sintetizadores e samplers, Craca cria o autorretrato dos tempos atuais, com som e imagens em movimento.

 

 

 

 

 

ČAO LARU - LIBRE

 

A banda viajante lança seu 3º disco. Em 12 músicas, eles cantam as diversas liberdades, políticas, culturais e geográficas; as liberdades poéticas e estéticas; afetivas e emocionais. O álbum começou a tomar forma numa residência artística no início deste ano em Ibiúna (SP), onde a banda dedicou quase 30 dias a estudar os arranjos e fazer os últimos ajustes antes de entrar em estúdio. Pela primeira, há músicas compostas por todos os integrantes. Já foram lançados 4 singles (com clipes) do disco: "Quero Falar", "Não Estaremos Sós", "La Ruta Natural" e "Soleil Grand Mati".

OUÇA AQUI

 

 

 

 

 

ANAVITÓRIA - CALENDÁRIO

 

O duo protagoniza o novo curta-metragem dirigido pelas Irmãs Fridman. A produção é embalada pela faixa "Calendário", parte do repertório do disco "O Tempo É Agora", lançado pelas meninas em 2018. Em uma realidade fantástica e com personagens enigmáticos, o filme é um convite para uma jornada em busca do encontro cósmico entre Ana e Vitória, materializando a força tão singular que une as artistas. O curta foi filmado em três dias em três florestas diferentes, na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

 

 

 

 

***

 

 


 A cantora Clarice Falcão

 

 

 

CARNE DOCE - CAÇADA

 

Nova música do próximo disco da banda goiana.

 

 

 

 

CLARICE FALCÃO - DIA D

 

Clarice não para nessa quarentena e lança mais um vídeo, dessa vez destacando o lado bem-humorado de suas canções na versão remix de "Dia D", faixa do álbum "Tem Conserto" (2019). "A música foi composta para aliviar um pouco o clima denso do 'Tem Conserto' e fizemos ela pensando em uma música para ouvir se arrumando para sair. E veio dessa frase do 'Eu vou dar'. A música é sobre uma pessoa muito ansiosa pois sabe que hoje ela vai dar", conta Clarice.

 

 

 

 

LADAMA - NOBREZA

 

Depois de divulgar o primeiro single do disco Oye Mujer (Six Degrees Records/2020), o grupo lança o lyric video da faixa. Dirigido pela produtora Produções Ordinária, trata-se de uma animação stop motion de recortes e motion digital, que revela a letra da canção cantada pela pernambucana Lara Klaus, baterista da banda. Nobreza está calcada na mistura de ritmos afro-brasileiros e fala sobre a luta cotidiana da classe trabalhadora no Brasil.

 

 

 

 

SILVA - AO VIVO EM LISBOA

 

O cantor lança o álbum “Ao Vivo em Lisboa”, registro de sua última passagem por Portugal. Com seis apresentações no Cineteatro Capitólio de Lisboa, em março de 2019, Silva levou um show intimista para o público português. No palco, acompanhado do percussionista Hugo Coutinho, ele apresentou parte do seu último projeto de estúdio, "Brasileiro", e composições conhecidas na voz de grandes nomes da MPB como Pixinguinha, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Martinho da Vila e Marisa Monte. A faixa "Júpiter" ganhou um lyric video:

 

 

 

 

RODRIGO VELLOZO - HIATO

 

Primeiro single do seu próximo disco, que tem direção artística de Romulo Fróes. Na faixa, ele canta sobre uma perda pessoal: a do irmão.

Ouça aqui

 

 

 

 

JUP DO BAIRRO - ALL YOU NEED IS LOVE

 

Jup do Bairro chama Rico Dalasam e Linn da Quebrada para explorar o amor no single inédito de seu primeiro EP, "Corpo Sem Juízo", que sai ainda este ano. "O EP passa por um ciclo narrativo de nascimento, vida e morte. Com isso surge a necessidade de falar sobre formas de amar do corpo e suas demonstrações de afeto. Convidei a Linn da Quebrada pra participar dessa faixa comigo e ao terminar a guia, senti falta de algo. Pensei que um ménage à trois poderia ser uma boa, mostrei a guia pro Rico Dalasam, que amou a faixa e já se disponibilizou para compor e gravar sua parte. Fui a loucura, a muito tempo eu queria fazer uma colaboração com o Rico", diz ela.

 

 

 

 

FERNANDA TAKAI - TERRA PLANA

 

Enquanto está no seu estúdio, em casa, preparando um novo álbum, Fernanda Takai lança o lyric video de “Terra Plana”. Como de costume, ela pensou minuciosamente na linguagem visual que acompanha seu trabalho musical. O vídeo, com lettering de Pedro Hansen, apresenta imagens da NASA registradas pela Estação Espacial Internacional orbitando nosso planeta, com sua curvatura bem visível e intencionalmente destacada. "É tudo bem didático e científico, pois só a arte e a ciência para nos salvar nesse momento", comenta Takai.

 

 

 

 

DETONAUTAS - FICA BEM

 

Novo single gravado pela banda na quarentena. "Fiz esta música no início da quarentena. Cheguei a postar nas redes sociais uma versão violão e voz, no mesmo dia em que criei. As pessoas gostaram tanto que resolvemos gravar com a banda completa. Emociona, arrepia e faz chorar de alegria", ressalta Tico Santa Cruz.

 

 


 

 

GUSTAVO BERTONI E VIVNA KUCZYNSKI - LOUDER THAN WORDS

 

Novo single da dupla -- ele, vocalista do Scalene. Assita ao clipe:

 

 

 

 

 

FANTASTIC NEGRITO - HOW LONG

 

Single do próximo disco do cantor, "Have You Lost Your Mind Yet?", que sai em agosto.

 

 

 

 

 

AUTORAMAS - COISA PRA CARAMBA PRA FAZER

 

Vídeo lançando no projeto The Quarantine Experience, criado pelo cineasta Raul Machado que consiste em semanalmente lançar 2 videoclipes no youtube de bandas independentes mostrando a rotina da quarentena. A faixa escolhida pelo grupo foi lançada no disco "Libido". "Na quarentena, a gente passou por vários sentimentos: passou por momentos de organização, arrumação da casa, depois ficamos de saco cheio, depois ficou com raiva, daí passou a raiva, daí veio a preguiça, passou a preguiça... São várias situações... Acho que está tudo ali no vídeo", conta Gabriel Thomaz.

 

 

 

 

*** 

 

 

OS AMANTICIDAS - PARADO DEITADO TRAVADO

 

Uma das faixas do mais recente disco da banda, "Teto", ganhou clipe. Nem parece que a música foi escrita antes desse período de quarentena: "Eu tô parado deitado travado / Na minha cama / Perplexo olhando pro teto Que quieto / Me olha de volta..."

 

 

 

 

LUIZ GABRIEL - EP PRESENTE

 

O músico mineiro (ex-Graveola e atual Rosa Neon) lança mais um trabalho solo, gravado em Portugal, onde ele está passando a quarentena, com canções no formato voz e violão. Se nos discos anteriores a pesquisa sonora se deu a partir de formações instrumentais mais amplas, neste EP ele mergulha nos elementos voz, instrumento e composições.

 

O EP, segundo ele, é um "presente ao público que me acompanha, uma flecha que possa tocar também àqueles que não conhecem minha música. pra que possa trazer algum aconchego, carinho e alento, pra que sirva de alimento e nos faça descansar, estar em paz, plenos e atentos, no momento presente". As 4 canções -- "Minha irmã", "Recomeçar", "Lembrete" e "Amigo" -- são uma prévia de seu quarto disco solo, que ele está finalizando.

 

 


 

 

 

BAD CANADIANS - ST. LONESOME BAY

 

Depois de dois EPs e seis singles lançados, a banda chega com nova música. A gravação foi feita em 2019 ainda, produzida em parceria com Bruno Peras (Dinamite Club, Running Like Lions, Gabriel Thomaz Trio) e Rafael Prego (estúdio Reampin Anonimato). É o primeiro lançamento da banda a contar com uma campanha de pré-save no Spotify. O clipe foi gravado pelos próprios integrantes durante a quarentena:

 

 

 

 

MARCELO GROSS - CARNAVAL

 

Prestes a lançar seu novo álbum de estúdio, "Tempo Louco", o cantor disponibiliza mais um single do disco, com videoclipe. O disco tem previsão de lançamento para o segundo semestre.

 

 

 

 

TAGORE E BOOGARINS - DRAMA

 

O artista pernambucano lança uma faixa inédita do seu repertório em parceria com o Boogarins. Enquanto isso, ele prepara seu próximo disco, "Maya", com produção de Pupilo e lançamento previsto para o 2º semestre.

 

OUÇA AQUI 

 

 

 

 

ANNÁ - HOJE É ONTEM AMANHÃ

 

A cantora lança clipe do terceiro single do disco "Colar", previsto para ser lançado ainda este ano. A música fala sobre incertezas e quebra de expectativas, e vem acompanhado de clipe gravado durante a quarentena com ajuda de amigos que mandaram suas imagens de casa.

 

 

 

 

TATÁ AEROPLANO - DELÍRIOS LÍRICOS

 

Novo disco do compositor gravado em agosto de 2019 no Estúdio Minduca. O álbum traz participações especiais de Bárbara Eugênia, Biba Graeff e Malu Maria. A faixa que dá nome ao álbum, foi criada numa tarde de domingo. Canta experiências metafísicas espirituais e assim como as novas canções, vem da inspiração constante que Tatá vive em suas caminhadas pela cidade, nas experiências com a natureza, leituras de todos os tipos, salas de cinema e noitadas. Aeroplano assina todas as faixas desse novo trabalho. Exceto "Ressurreições", parceria de Jorge Mautner com Nelson Jacobina.

 

 

 

 

PILAR - EP CONFLUIR

 

A cantora, compositora e artista visual lança seu primeiro EP. "Confluir" simboliza a união das águas em um corpo só, o oceano. "O EP faz essa conexão da natureza com o urbano, das minhas influências, das culturas musicais que conheci, e do meu passado com meu eu presente. Tudo que se une para formar esse corpo hoje", dia ela. O disco é produzido por Adriano Magoo e traz a participação de Zeca Baleiro na faixa "Favela City".

 

OUÇA AQUI

 

 

 

 

IRA! - MULHERES À FRENTE DA TROPA

 

Mais uma faixa do novo disco da banda "IRA!". Esta é a primeira faixa a ganhar clipe. Composta e interpretada pelo guitarrista Edgard Scandurra, foi inspirada em manifestações lideradas por mulheres e exalta a força e o protagonismo feminino nas questões políticas e sociais do nosso tempo. O coro de vozes femininas conta com a participação de Virginie, vocalista da saudosa banda Metrô.

 

 

 

 

PLAYMOBOYS - NA PRAIA

 

Depois do lançamento de quatro discos, um homônimo (2008), "There’s No End" (2016), "Wake Up" (2018), uma coletânea e um álbum em parceria com a banda Oh! I Kill, além de alguns EPs, a banda retorna com novo single. "Queria homenagear a praia de Geribá nessa letra. Onde vivi tempos incríveis e histórias que nunca esquecerei", diz Conrado, vocalista da banda e autor da composição. "Essa música foi feita nesse difícil período de quarentena. Não há um só dia que não sinto saudades de estar na praia, e assim, quis fazer algo positivo, com clima bem pra cima", diz ele.

 

 

 

 

TAROT - SOLDADO

 

A música abre nova fase para a banda que é um dos destaques da cena de Brasília, tendo na bagagem o disco "A Ilha de Vidro", o EP "Zero", entre outros trabalhos. A faixa é um mensagem direta aos governantes do país sobre o risco de se repetir os erros do passado. A letra foi escrita em um 7 de setembro, narrando a história fictícia de um militar que vai à guerra e morre em batalha. De outro plano, ele envia uma mensagem aos companheiros que esperam pela sua vez de embarcar rumo à barbárie.

 

OUÇA AQUI 

 

 

 

 

PRETENDERS - TURF ACCOUNTANT DADDY

 

A banda segue apresentando novidades do 11º disco, "Hate For Sale", que sai em 17 de julho. "'Turf Accountant Daddy' é a minha favorita do novo disco, adoro o clima meio Top of the Pops que ela tem", diz vocalista Chrissie Hynde. "Ela foi inspirada em algumas características ruins de alguns ex-relacionamentos, apesar de nunca ter namorado com alguém que trabalha com apostas", contou. O clipe, feito inteiramente durante a quarentena, foi produzido e dirigido pela própria banda em parceria com o colaborador de longa data John Minton, que também já fez vídeos para Noel Gallagher, Portishead e Savages, além de ter feito o clipe da faixa-título e de "The Buzz", músicas do novo disco.

 

 

 

 

*** 

 

 

CLARICE FALCÃO - SÓ + 6

 

Ansiedades e obsessões como marcos de reconstruções e destruições moldam o performático e hipnótico clipe de “Só + 6” da cantora, compositora e atriz Clarice Falcão. Realizado pelo Teatro da Pombagira e dirigido por Marcelo d'Ávila. "A música é pesada, fala sobre não querer acabar a festa por ter medo de ficar sozinho e com isso passar do limite. O clipe fala disso de um modo lúdico, poético e com todo um contexto de destruição e reconstrução", conta Clarice.

 

 


 

AVA ROCHA - EP SAL GRUESA

 

O EP traz duas canções gravadas em São Paulo e Bogotá e sai no Brasil pela YB. As faixas são "Caminando Sobre Huesos" e "Lloraré, Llorarás".

 

 

 

 

 

LETRUX - EU ESTOU AOS PRANTOS

 

Faixa do novo disco da cantora, lançado pouco antes do início da quarentena. Partam pro sonho...

 

 

 

 

FERNANDA TAKAI - TERRA PLANA

 

A cantora está em casa preparando seu próximo disco solo e liberou o primeiro single. A faixa foi escrita por John Ulhoa, que produziu e tocou todos os instrumentos. "Escrevi a música pensando em nossa filha, imaginando se estamos dando a ela as ferramentas que precisa para ter a coragem que a vida pede, e a sabedoria pra se esquivar do obscurantismo que anda nos assolando. É sobre pais envelhecendo e desejando ter acertado na educação dos filhos, para um dia poderem se despedir em paz", diz John.

 

Em breve, "Terra Plana" ganhará um lyric video "bem didático e científico, pois só a arte e a ciência para nos salvar nesse momento", completa Takai. A arte da capa do single é do artista plástico Renato Larini.

 

 

 

 

EMICIDA - QUEM TEM UM AMIGO (TEM TUDO)

 

Novo clipe do rapper mergulha no mundo do Dragon Ball. Emicida virou Goku, enquanto Zeca Pagodinho, que também participa da canção, se transformou em mestre Kame da série de mangá. A faixa está no disco "AmarElo".

 

 

 

 

RINCON SAPIÊNCIA - QUARENTENA (VERSO LIVRE)

 

O rapper conta na música um pouco da sua rotina nesses dias de isolamento, seu dia a dia em casa e também fala da desigualdade social, de como cada um está passando esse momento.

 

 

 

 

GUSTAVITO - LEMBRETE

 

A música é uma parceria do cantor com Chicó do Céu e Luiz Gabriel Lopes. Composta há alguns anos, a canção se faz atual, quando fala sobre autoconhecimento e propõe a reflexão sobre o passado, apontando em direção a um futuro que se anuncia promissor. "Lembrete uma mensagem de sentido potente no contexto atual do planeta, onde as pessoal são levadas a um momento de repensar o passado e o futuro, apontando na certeza de que outros tempos virão", declara Gustavito.

 

 

 

 

CARLOS COELHO - WE'LL ROLL ON'

 

O guitarrista do Biquini Cavadão lança single em inglês. A canção vem acompanhada de videoclipe, dirigido e criado pelo próprio Coelho, com direção de arte e motion design por Fabio Holtz e ilustrações de Otávio Bittencourt. A música foi composta em 2011, em parceria com o neozelandês Simon Spire. No Brasil, ela foi gravada em 2014, em português, com o nome "Deixar tudo pra trás", no DVD "Me leve sem destino", do Biquini.

 

 

 

 

MORRISSEY - KNOCKABOUT WORLD

 

Morrissey acaba de lançar o lyric video da música que está no seu mais recente disco "I Am Not a Dog on a Chain". O vídeo traz imagens de fracassos e erros da vida.

 

 

 

 

JULY TALK - PRAY FOR IT

 

Diretamente de Toronto, a July Talk é uma banda de indie rock com tons de blues que dialoga com temas contemporâneos de desesperança e desencontros urbanos em suas canções. Prestes a lançar seu novo disco, "Pray For It", o grupo antecipa o lançamento com os singles e clipes "Governess Shadow", "Identical Love" e "Pay for it". Escolhemos um pra nossa hotlist:

 

 

 


Quem escreveu
Andréia Martins

É jornalista, trabalhou com edição e reportagem nos portais Vírgula, Globo.com e UOL cobrindo música, política e internacional. Hoje segue na redação e também é editora do Roteiros Literários, sobre literatura e viagem.

Outras matérias e entrevistas