LANÇAMENTOS DE JUNHO

05/06/2020

Elza Soares, Tássia Reis, Travis, Supervão, Caramelows, Elba e mais novidades da semana!!

 

 (Pedro Loureiro / Divulgação)

 

 

ELZA SOARES - JUÍZO FINAL

 

"Como estamos atravessando esse período drástico no Brasil e no mundo, eu quis gravar essa música, que fala do momento em que o bem vence o mal. Uma música clara, além de muito bonita. Fizemos um arranjo rock and roll, gostei muito do resultado", disse a cantora sobre a canção, regravação de Nelson Cavaquinho.

 

 

 

 

TÁSSIA REIS - ME DIGA

 

Lançada nesta quarentena, a música ganha vídeo com diversas imagens da carreira da cantora, incluindo backstages e momentos íntimos ao longo de sua trajetória no Brasil e no exterior.

 

 

 

 

SUPERVÃO - DEPOIS DO FIM DO MUNDO

 

Primeiro single do disco homônimo do trio gaúcho. Com sonoridades relacionadas ao techno, ao acid house e ao pós-punk, o trabalho inaugura a nova fase do grupo.

 

 

 

 

CARAMELOWS - SIENTE EL CALOR

 

Parceria do grupo com a rapper espanhola Indee Styla. A música é solar e divertida e une a brasilidade do som da banda com jazz e rap em um vídeo psicodélico.

 

 

 

 

TRAVIS - GHOST

 

A banda escocesa está de volta com novo disco, o 9º da carreira, "10 Songs". O primeiro single já ganhou clipe:

 

 

 

 

LUIZA CASÉ - CORAÇÃO NA MÃO

 

Cantora dá pistas do seu próximo trabalho, um EP previsto para agosto. A nova música foi produzida por Arto Lindsay e Thiago Nassif.

 

 

 

 

LUCAS GONÇALVES - PEDIDO

 

Segundo lançamento do projeto Singles Imprevistos, do selo brasileiro Pequeno Imprevisto. A música foi gravada com os músicos Biel Basile (O Terno), Zé Ruivo (Céu), Meno del Picchia (Otto) e Allen Alencar (Fafá de Belém) à distância durante a quarentena. A música também está disponível no Bandcamp.

 


 

 

AMANDA PACÍFICO (MULAMBA) - GIL

 

A integrante do Mulamba lança uma homenagem ao Gilberto Gil para seu aniversário, celebrado em 26 de junho. A cantora e compositora convocou Gabriela Bruel (percuteria) e as companheiras de banda Erica Silva (violão, vocais, beat, baixo e mix) e Caro Pisco (edição do vídeo) para acompanhá-la.

 

 

 

 

FANTASTIC NEGRITO - I'M SO HAPPY I CRY

 

Mais um single do próximo disco "Have You Lost Your Mind Yet?", que sai em agosto. A faixa tem participação de responsa de Tarriona "Tank" Ball do Tank and The Bangas de New Orleans.

 

 

 

 

ELBA RAMALHO - FORRÓ PESADO/É PROIBIDO COCHILAR

 

A faixa ganhou clipe ao vivo gravado na edição 2019 do Festival de São João de Campina Grande, com mais de cem mil presentes.

 

 

 

 

***

 

 

 

 

BOB DYLAN - ROUGH AND ROWDY WAYS

 

O cantor lançou o 39º disco, o primeiro em oito ano. O disco é longo, ultrapassando uma hora e traz participação de Fiona Apple. Um belo presente nesses dias de quarentena...

 

 

 

 

SCALENE - EP FÔLEGO

 

Na entrevista que deu ao Azoofa o guitarrista Tomás Bertoni bem que prometeu novidades. Com shows adiados devido à pandemia, a banda lança EP pelo slap, selo da Som Livre, gravado com cada integrante em um lugar e que é uma extensão do último disco, "Respiro" (2019). "É também uma despedida dessa fase em que exploramos um som mais calmo. É um reflexo do momento em que a gente está vivendo, tanto na forma como ele foi produzido - à distância - quanto nos temas das letras", diz o vocalista Gustavo Bertoni. "Caburé" abre o disco e foi a primeira música feita na quarentena.

 

 


 

MARIANA AYDAR - FOGUETE

 

Regravação da música de Roque Ferreira e Jota Veloso,  produzida durante esse período de quarentena. Assista ao clipe:

 

 

 

 

 

AS BAHIAS E A COZINHA MINEIRA - NOSSO APARTAMENTO

 

Primeiro clipe do EP lançado pelo grupo durante a quarentena.

 

 

 

 

RESP - 2x

 

Depois de mostrar o EP Som Estendido (2018, Banana Records e Coletivo Atlas), Resp dá nova forma ao seu estilo recortado e sobreposto. 2x, o primeiro disco cheio, é o resultado de uma obsessão com o número 2 - que começou com o objetivo de limitar canções a 2 minutos de duração e se deparou, durante o percurso, com símbolos duais como Yin-yang, Hidra, Sol e Lua, e mesmo com o ano de 2020. O disco vai do hip hop ao jazz, passando pelo folk e o rock falando sobre situações do dia a dia.

 

 

 

 

GUSTAVO GALO - ATÉ CHEGAR NO MAR

 

Galo faz nova versão da múscia gravada pela Trupe Chá de Boldo agora com os músicos formado por Mariá Portugal (bateria), Tomás Oliveira (baixo), Luiz Chagas e Gustavo Ruiz (guitarras), Rafael Montorfano (teclado), Otávio Carvalho (synth) e Lucas Gonçalves (voz). A música está à venda no Bandcamp e chega às plataformas digitais em julho. 

 

 

 

 

ANA LAROUSSE - MURO

 

Novo single da curitibana depois de dois anos longe dos palcos. Gravado por uma banda só de mulheres, produzido por Érica Silva (Mulamba) e lançado no ano passado pela "Coletânea Sêla de Produtoras Musicais", a música fala sobre os muros que formam fronteiras físicas, sociais e emocionais. O vídeo foi gravado em 2019.

 

 

 

 

ROD KRIEGER - DESPERTAR

 

O ex-baixista da Cachorro Grande gravou um vídeo para o projeto The Quarantine Experience, criado durante a pandemia pelo cineasta Raul Machado. A faixa escolhida é "Despertar", que está no disco "A Elasticidade do Tempo", lançado em março. O vídeo foi registrado logo depois do fim do estado de emergência, em Lisboa, no início de maio.

 

 

 

 

NATHAN ITABORAHY - MACACO VÉIO

 

Primeiro single do disco "Sentado no Céu" que o mineiro lança em breve. O clipe foi gravado usando imagens enviadas por amigos durante os meses de março em abril, em plena quarentena.

 

 

 

 

GUILHERME SCHWAB - TEMPO DOS SONHOS

 

Disco do cantor e multi-instrumentista conhecido pelo trabalho na banda Suricato e em trilhas sonoras. O álbum, que sai agora, já ganhou quatro clipes, o mais recente da faixa "Vem".

 

 

 

 

BERNARDO ESPINHAÇO - AMORANTANHÊS

 

O mineiro lança seu quarto disco, finalizado em uma fazenda centenária do Triângulo Mineiro. De forma romântica e bucólica, ele retrata a vida simples do campo nesse momento de isolamento. OUÇA AQUI.

 

 

 

 

TAGUA TAGUA - 4AM

 

Terceiro single do projeto do produtor Felipe Puperi (Filipe Catto e Johnny Hooker), que está no disco "Inteiro Metade" (Natura Musical).

 

 

 

 

VELHAS VIRGENS - VÍCIOS E PECADOS

 

Música lançada no dia 13 de junho para comemorar o dia dos “desnamorados”, fazendo uma brincadeira com o neologismo "desaniversário", adotado por Lewis Carroll na obra "Alice através do espelho". O blues é o terceiro single do novo disco da banda, "O Bar Me Chama", com lançamento previsto para o segundo semestre.

 

 

 

 

***

 

 

 


 

JUP DO BAIRRO - EP CORPO SEM JUÍZO

 

"CORPO SEM JUÍZO é como se fosse uma extensão de mim, a possibilidade de imortalizar as minhas memórias, o meu corpo. É pessoal, mas não termina em mim. É honesto com uma dignidade construída. Talvez seja a coisa mais importante que já fiz na minha vida e pela mesma". Assim Jup começa uma carta enviada a jornalistas para falar deste seu primeiro trabalho solo. Estão aqui canções que ela vem escrevendo desde 2007.

 

 

 

 

 

 

CHICO CÉSAR - SOBRE-HUMANO

 

Mais uma música composta e gravada durante a quarentena pelo cantor, refletindo sobre o homem e o mundo em meio à pandemia. O vídeo foi feito de forma colaborativa com os músicos.

 

 

 

 

TIAGO IORC - VOCÊ PRA SEMPRE EM MIM

 

Novo single do cantor. A música é uma composição antiga, escrita por Iorc na adolescência.

 

 

 

 

VIPER - THE SPREADING SOUL

 

Um ano após a morte de Andre Matos, seus ex-colegas do VIPER reuniram material de arquivo para homenageá-lo com uma nova versão da música "The Spreading Soul", lançada originalmente no álbum "Evolution". Matos regravou a canção duas vezes por não ter gostado do resultado. "O Andre deixou o VIPER antes do 'Evolution', mas ele sempre dizia que gostaria de ter gravado esse álbum. Principalmente essa música, que era uma de suas favoritas", afirma Felipe Machado.

 

 

 

 

NORAH JONES - PICK ME UP OFF THE FLOOR

 

Avessa a redes sociais, a cantora fez uma das lives mais elogiadas desta quarentena, tocando ao piano, em casa, como se estivesse na nossa sala em uma tarde qualquer. Ela lançou seu 8º disco de estúdio, "Pick Me Up Off The Floor" (ouça aqui na íntegra). As 11 faixas do álbum foram gravadas em sessões mensais durante os últimos dois anos. A primeira faixa a ganhar clipe é "To Live", que traz imagens dos músicos e dela tocando separados.

 

 

 

 

JONNATA DOLL - VOLUME MORTO

 

Clipe da faixa que integra o mais recente disco da banda, "Alienígena".

 

 

 

 

FERNANDA TAKAI - NÃO SE ESQUEÇA

 

Segundo single de seu novo álbum, essa também é a segunda faixa a receber um lyric video, dirigido por Pedro Hansen. O vídeo explora a própria caligrafia de Fernanda e elementos gráficos do artista plástico Renato Larini, que assinou as capas dos dois singles, "Não Esqueça" e "Terra Plana". O clipe já está disponível no canal da artista no YouTube.

 

 

 

 

FREJAT - AO REDOR DO PRECIPÍCIO

 

Disco com 11 faixas inéditas, o 5º trabalho solo do cantor.

 

 


 

 

BIQUINI CAVADÃO - ILUSTRE GUERREIRO AO VIVO

 

Registro ao vivo da banda no show de estreia da última turnê, em dezembro de 2018, no Teatro Bradesco em São Paulo. O repertório faz homenagem ao padrinho e amigo Herbert Vianna e traz hits como "Vento Ventania", "Zé Ninguém" e "Roda-Gigante".

 

 

 

 

CRACA E SANDRA-X - UM LIVRO DE AMOR

 

O produtor musical e artista visual lança dois singles em parceria com a performer, cantora e compositora Sandra-X, que também é sua esposa. "Oxóssi" e "Um Livro de Amor" celebram a união artística e afetiva da dupla (que lançou as novidades no dia dos namorados).

 

 

 

 

VÁRIOS ARTISTAS - TEMPO PERDIDO

 

Vários artistas regravaram a música da Legião Urbana em uma iniciativa da 89 Rock e Dado Villa Lobos, ex-guitarrista do grupo. Participam: Pitty, Dinho Ouro Preto, Rincon Sapiência, Rogério Flausino, Frejat, Supla, André Frateschi, Badauí, Bianca Jordão, Bruno Gouveia, Branco Mello, Digão, Egypcio, Érika Martins, Humberto Gessinger, Leo Jaime, Lourenço Monteiro, Lucas Vasconcellos, Miranda Kassin, Mingau, Nasi, Pedro Calais e Thedy Correa. Cada um gravou da sua casa, respeitando o isolamento social.

 

 

 

 

ERASURE - HEY NOW (THINK I GOT A FEELING)

 

Erasure (Andy Bell e Vince Clarke) anunciou detalhes de seu 18º álbum de estúdio, "The Neon", previsto para agosto, e lança o primeiro single. O disco terá 10 faixas e estará disponível como um vinil neon laranja em edição limitada, cassete verde edição limitada e como um CD exclusivo de pré-venda em uma capa dobrável e livreto de fotografia, bem como para baixar e em stream.

 




 

 

THE WATERBOYS - MY WANDERINGS IN THE WEARY LAND

 

A banda se prepara para lançar seu 14º disco de estúdio, "Good Luck Seeker". A primeira a ganhar clipe é o manifesto de sete minutos "My Wanderings In The Weary Land".

 

 

 

 

GORILLAZ - FRIDAY 13th

 

Novo single do grupo com participação o rapper Octavian.

 

 

 

 

***

 

 

 

 

PITTY - SUBMERSA

 

Parte do repertório de seu álbum mais recente, "MATRIZ" (Deck/ 2019), a faixa ganha um vídeo gravado durante o isolamento da cantora. Ela filmou todo material com objetos cotidianos que se relacionam com a letra da canção. Escolheu "Submersa" por causa dos muitos os relatos de fãs que associaram suas estrofes ao período atual de distanciamento. Ela mesma filmou as imagens, que foram posteriormente editadas pelo diretor Otavio Sousa. Assista:

 

 

 

 

MAHMUNDI - NOVA TV

 

O EP que saiu na última semana de junho já tem clipe saindo do forno. O vídeo, dirigido por Bruno Mazzilli, revela um dia na rotina da cantora, dentro de casa, misturando animações e filtros, em referência às paisagens da cidade.

 

 

 

 

THE RACONTEURS - LIVE AT ELECTRIC LADY

 

A banda formada por Jack White, Brendan Benson, Jack Lawrence e Patrick Keeler lança o EP exclusivo via Spotify. Gravado no final de 2019, o EP inclui sete faixas gravadas ao vivo no lendário estúdio de Nova York. No YouTube você confere a versão com documentário + show:

 

 

 

 

 

GIOVANI CIDREIRA E MAHAL PITA - EP MANO*MAGO

 

Giovani e Pita, produtor musical ex-integrante da BaianaSystem que agora se dedica a outros projetos, se encontram para cantar segredos da Bahia mitológica, seus mistérios e superstições em um EP lançado pelo selo Risco.

 

 

 

 

BLACK PANTERA - I CAN'T BREATHE

 

A música inédita do trio mineiro foi feita após a morte do americano George Floyd, um homem negro que foi asfixiado por um policial branco nos Estados Unidos, desencadeando uma onda de protestos contra o racismo e a violência policial. "Tudo isso veio do impacto do vídeo, assim como de outras coisas que vêm acontecendo não só nos EUA, mas como no mundo inteiro. Aqui no Brasil, inclusive, não é muito diferente", explicou o baixista Chaene da Gama. Enquanto estava imobilizado pelo policial, Floyd repetiu vezes a frase "I can't breathe" (eu não posso respirar).

 

 

 

 

FANTASTIC NEGRITO - HOW LONG

 

O cantor escreveu a música confrontando os que estão por trás dos tiroteios nas escolas, brutalidade policial e outros atos de violência sem sentido. Agora, após a morte de George Floyd, ele lança um vídeo onde confronta os policiais que o mataram e uma sociedade que escolhe olhar para o lado. A música é o segundo single do disco "Have you lost your mind yet", que sai em agosto.

 

 

 

 

FERNANDA TAKAI - NÃO ESQUEÇA

 

Segundo single do novo disco da cantora é uma canção inédita de Nico Nicolaiewsky (1957/2014). Fernanda e o marido John Ulhoa, eram amigos do artista - que fez parte do conhecido espetáculo "Tangos & Tragédias" - e ainda hoje têm se envolvido em eventos que buscam manter viva a obra deste gaúcho que partiu cedo demais. A canção é um recado amoroso muito atual, apesar de escrita há muitos anos, nunca foi oficialmente registrada por Nico. Alguns versos parecem ter sido feitos exatamente durante os tempos de pandemia: "Não esqueça que é tudo ilusão, não esqueça de lavar as mãos".

 

 

 

 

ALCEU VALENÇA - TOMARA

 

Primeiro single de "Valencianas II" — segundo movimento da parceria do cantor e compositor pernambucano com a Orquestra Ouro Preto, comandada pelo maestro Rodrigo Toffolo — já está disponível em todos os aplicativos de música, antecipando o álbum e o DVD previstos para o final do ano.

 

 

 

 

LADAMA - MISTERIO

 

Mais uma faixa do disco "Oye Mujer", que o grupo lança em 10 de julho, ganha vídeo. Dessa vez a banda formada pela brasileira Lara Klaus (voz, bateria e percussão), a venezuela Mafer Bandola (bandola llanera/voz), a colombiana Daniela Serna (tambor alegre/voz) e a americana Sara Lucas (guitarra/voz), revela "Misterio", música que abre o álbum. O lyric vídeo é produzido pelo artista DanielFluxus.

 

 

 

 

TAGORE feat BOOGARINS - DRAMA

 

Faixa que já havia sido divulgada agora ganha um lyric vídeo. A música foi composta por Tagore em parceria com Fernando "Dinho" Almeida, do Boogarins. Já apontado como um divisor de águas de sua carreira mesmo antes de seu lançamento, "Maya" trará novas texturas sonoras para o inventivo rock psicodélico do Tagore. O álbum, produzido por Pupillo, tem previsão de lançamento para o segundo semestre.

 

 

 

 

IRA! - IRA!

 

A banda paulistana lançou seu primeiro disco de inéditas desde 2007. É também o primeiro trabalho em estúdio da nova formação que, além dos frontmen Nasi e Edgard Scandurra, inclui Johnny Boy (baixo) e Evaristo Pádua (bateria). Você acompanhou aqui os primeiros singles, agora já pode dar play no disco todo.

 

OUÇA AQUI

 

 

 

LUCAS GONÇALVES - PEDIDO

 

Mais uma deilcada canção de Lucas, que dessa vez vem acompanhado de Meno del Picchia e Allen Alencar (que formam o duo Amarelo), Biel Basile (da banda O Terno) e Zé Ruivo (pianista da cantora Céu). A faixa faz parte do projeto Singles Imprevistos, criado pelo selo Pequeno Imprevisto durante a quarentena. As músicas estão disponíveis na plataforma Bandcamp e todo o lucro é revertido aos artistas.

 

OUÇA AQUI 

 

 

 

 

WADO FEAT LUCAS SANTTANA - NINA

 

Composta por Wado em parceria com Thiago Silva, a canção é o segundo lançamento do músico na temporada e antecede seu próximo álbum, "A Beleza Que Deriva do Mundo, Mas a Ele Escapa".

 

 

 

 


RUN THE JEWELS - OH LA LA

 

O duo formado por El-P e Killer Mike adianta o lançamento do novo disco "RTJ4", que conta com participações de Pharrell Williams, Mavis Staples, 2 Chainz, Zack de la Rocha (Rage Against The Machine), Josh Homme (Queens of the Stone Age), DJ Premier e Greg Nice. O trabalho é resultado de dois anos de intensos trabalhos de criação e refino para criação de uma coleção de comentários sociais afiados junto de pura diversão. "Oh La La" é o segundo single do disco, e surgiu no final da temporada da série "Ozark", da Netflix. O clipe mostra uma festa nas ruas celebrando o utópico fim da luta de classes.

 

 

 

 

 

PEDRO MANN - NÓ

 

Em tempos de isolamento físico, a entrega ao outro e a diminuição das distâncias nas relações ganha novas perspectivas na nova composição do cantor. "Fiz essa música quando percebi que cada vez mais as pessoas não falam o que realmente sentem. Quero falar sobre a beleza de ser franco, verdadeiro, em tempos onde isso é raro", diz Pedro.

 

 

 

 


Quem escreveu
Andréia Martins

É jornalista, trabalhou com edição e reportagem nos portais Vírgula, Globo.com e UOL cobrindo música, política e internacional. Hoje segue na redação e também é editora do Roteiros Literários, sobre literatura e viagem.

Outras matérias e entrevistas