LANÇAMENTOS DE JULHO

03/07/2020

Mês termina com novas de Billie Eilish; clipes de Letrux, Supervão, OUTROEU; disco de Alanis, single de Marilyn Manson e Luiza Caspary + saudade

 

 



LETRUX - VAI BROTAR

Mais um clipe, o terceiro, do disco que a cantora lançou no início do ano, "Letrux aos Prantos". A canção, composta em parceria com Arthur Braganti, coprodutor do disco e tecladista da banda, ganhou uma leitura audiovisual sombria, onde mulheres e a natureza explodem em revanche, fogo e dança. Uma ode à natureza, a favor da manutenção das reservas naturais, da agricultura familiar, dos povos ancestrais.

 

"É uma homenagem aos verdadeiros protetores das florestas e um manifesto contra o patriarcado, o agronegócio, a mineração, o latifúndio e a exploração da biodiversidade e das pessoas que nela e com ela habitam este sistema", comenta ela.

 

 

 


BILLIE EILISH - MY FUTURE

Por enquanto a faixa está livre, sem disco a caminho. Mas é a primeira novidade da cantora desde a música para a trilha de 007, em fevereiro deste ano.

 

 

 


ALANIS MORISSETTE - ABLAZE

Primeiro single do novo disco da canadense, "Such Pretty Forks in the Road".

 

 


 

SUPERVÃO - DEPOIS DO FIM DO MUNDO

O clipe é um retrato pré-pandêmico do cenário underground eletrônico de festas em Porto Alegre. A partir de registros em VHS e com handycams feitos pela artista audiovisual Natasha Valenzuela - que também dirige o clipe em parceria com o artista Image Fiction -, a produção ganha um sentimento nostálgico com a chegada de uma pandemia e um isolamento forçado. 

 


 



LUIZA CASPARY E SAUDADE - ciclobenzaprina

Parceria gostosa de ouvir, já ganhou clipe:

 

 

 

 


MARILYN MANSON - WE ARE CHAOS

O cantor lançou single e anunciou "We Are Chaos", seu 11º álbum de estúdio que chegará às plataformas digitais pela Universal Music, via Concord Music Group e Loma Vista, no dia 11 de setembro. Serão 10 faixas gravadas antes da pandemia. Enquanto isso...

 

 

 


OUTROEU feat. ANA GABRIELA - SE PERDER

A nova música, composta por Mike Túlio, Artur Marques e Ana Gabriela, integra o repertório do novo álbum do duo, "O Outro é Você", ainda sem data prevista de lançamento. O clipe, dirigido por Ygor de Oliveira, foi gravado em área de preservação ambiental no distrito de Sousas, em Campinas.

 


 


THE NEIGHBOURHOOD - CHERRY FLAVOURED

A banda estava meio sumida e surpreendeu fãs com a música nova. Resta saber se vem disco novo por aí dos norte-americanos...

 

 

*** 

 

JULIANA CORTES FT. PEDRO LUÍS - CORES DO FOGO

Single do próximo disco da cantora, "Álbum 3", que sai ainda no segundo semestre.

 

 

 

 

ELZA SOARES FT. FLAVIO RENEGADO - NEGÃO NEGRA

Terceira música que Elza lança este ano. Nesta, uma canção dedicada à luta dos negros. A música é de Flávio Renegado e Gabriel Moura. Este ano ela lançou "Juízo Final" e fez uma versão para "Carinhoso".

 

 

 

 

HAMILTON DE HOLANDA E MESTRINHO - CANTO DA PRAYA, AO VIVO

Uma dupla de responsa neste registro ao vivo feito em 2019. Hamilton de Holanda e Mestrinho já se conheciam, mas essa foi a primeira perfomance profissional dos dois juntos. O disco traz versões de sanfona e bandolim para clássicos do cancioneiro popular. "Fomos escolhendo as músicas que gostávamos e que tivessem alguma ligação com o popular mesmo. Aquela faixa que a gente ouve e logo já vê um apelo popular", diz Hamilton.

 

OUÇA AQUI O DISCO

 


 

 

 

CUSCOBAYO - DESAFOGO

Clipe do single que estará no disco "Não É Bem Assim" (Natura Musical). Dessa vez a banda canta sobre cura. Dirigido pelo baixista da banda, Pedro Ourique, o vídeo traz uma seleção de fotos dos bastidores da pré-produção do álbum durante a primavera de 2019, no litoral gaúcho.

 

 

 

 

IARA RENNÓ - AFRODISÍACA

A cantora lança o EP com duas faixas que vai integrar a série de EPs que em setembro culmina no álbum "∆frodisíac∆". Dentro da poética do amor e da sexualidade - atributos de Afrodite - o álbum reúne gravações de diferentes épocas com as faixas-poema criadas a partir do livro de poesia erótica "Língua Brasa Carne Flor" (Iara Rennó, Editora Patuá, 2015). Os poemas ganham interpretação de artistas como Camila Pitanga, Fabrício Boliveira, Anelis Assumpção, Ava Rocha, Negro Leo, Tulipa Ruiz, Arrigo Barnabé, Arnaldo Antunes, Alice Ruiz, entre outros.

 

 

 

 

AMEN JR - LADEIRA ABAIXO

A recém-lançada música ganha Videoclipe, produzido totalmente produzido à distância, durante a quarentena. A direção e edição é de Tullio Juric.

 

 

 

 

THE WATERBOYS - THE SOUL SINGER

A banda lançou seu novo single acompanhado por um vídeo vibrante e psicodélico. É a segunda amostra do tão esperado novo álbum do grupo, "Good Luck, Seeker".

 

 

 

 

PLEBE RUDE - CENSURA

O vídeo - uma demo - foi redescoberta em uma fita analógica e digitalizada. As imagens foram gravadas em 1983 em São Paulo, e intercalam encenações pelos ainda adolescentes plebeus em um estúdio, com cenas de um show ao vivo no Village. Da formação original que aparece no clipe, fazem parte da banda atualmente André X (baixo) e Philippe Seabra (guitarra/vocal). Clemente (guitarra/vocal) e Marcelo Capucci (bateria) completam o grupo.

 

 

 

 

GUSTAVO FAGUNDES - ESCUTA MEU TOM

O cantor que participou do The Voice 2012 lança música inspirada na quarentena. A letra, escrita em parceria com Dougie Ribeiro e Pablo Cândido e inacabada há seis meses, ganhou um novo olhar após o músico viver uma história de amor durante este período. "O mundo mudou e as relações não ficaram indiferentes a isso. Nosso conceito de amor já não é mais o mesmo", reflete Gustavo. Assista ao clipe:

 

 

 

 

RINCON SAPIÊNCIA - MALÍCIA

Clipe da nova música do rapper paulistano.

 

 

 

 

SANDRO - TUM TUM E DANCE

"Eles estão nas luzes sobre o palco. Na organização do bar e na ordem dos banheiros. Operam também na rápida troca de instrumentos e na qualidade do som. Não estampam as camisetas e nem aparecem no telão, mas sem eles o show simplesmente não acontece". Foi inspirado pelos profissionais de bastidores - ele próprio sendo um - que o músico SANDRO produziu o inédito eletro-mantra "tumtum e dance". A faixa também divulga o o projeto solidário Backstage Invisível, que vem coletando recursos para auxiliar profissionais de bastidores.

 

 

 

 

TUCA MEI - QUER ME AMAR (MERGULHAR)

Mais uma faixa do EP "Desatino" ganha clipe. A direção é de Mari Blue.

 

 

 

 

EDU FALASCHI - SPREAD YOUR FIRE

Primeiro single do show "Edu Falaschi – Temple Of Shadows In Concert". O show teve participação, entre outros, da Orquestra Bachiana Filarmônica regida pelo maestro João Carlos Martins. O DVD terá uma premiere em São Paulo, em agosto.

 


 

 

 

CANEQUINHA - NÃO VAI PASSAR TÃO CEDO

Single de estreia do guitarrista, cantor e compositor carioca Fernando Caneca Neto. A música sugere uma reflexão sobre passado e futuro em meio a esse momento de incerteza que estamos vivendo.

 

 

 

 

GUSTAVO MACACKO - ANTI VIRUS

Composta no período de pandemia, a canção é inspirada no texto propositivo "Quem vai pagar a conta", da economista Eduarda La Rocque. Nela, Macacko apresenta uma fotografia musical do nosso sensível momento com a participação especial da filósofa, escritora e poeta, Viviane Mosé, sua conterrânea capixaba.

 

 

 

***

 

 


 

 

 

DEAD FISH - EP LADO BEATS

A banda capixaba com mais de dez anos de estrada reúne no EP músicas que ficaram de fora da discografia oficial. São gravações feitas entre 2004 e 2019, disponibilizadas agora só em formato digital.

 

 

 

 

NEGRO LEO - DESEJO DE LACRAR

Novo trabalho solo do cantor e compositor. O disco está disponível em todas as plataformas de música digital pelos selos ybmusic e QTV Label.

 

 

 

 

MAGLORE - CALMA (versão acústica)

Faixa do disco ganha nova versão. "Originalmente, a música aborda a calma como contrapeso da impulsividade, do desespero causado pela ansiedade, mas isso também se aplica aos conturbados dias atuais. A calma que eu enxergo nessa música não é a de se manter passivo, mas de estarmos cientes de que a paciência nos traz muito mais benesses - a longo prazo - do que agir com desespero", comentou Teago Oliveira.

 

 

 

 

JUP DO BAIRRO E DEIZE TIGRONA - PELO AMOR DE DEIZE

Clipe da parceria entre Jup e Deize, no disco "Corpo Sem Juízo":

 

 

 

 

JÃO - ANTI-HEROI

O cantor Disponibiliza o multiclipe ao vivo da turnê do álbum "Anti-Heroi".

 

 

 

  

PRETENDERS - HATE FOR SALE

A banda lança seu 11º disco. Você já conferiu outros clipes do álbum aqui. Agora mais um sai do forno. Ouça o disco aqui

 

 

 

 

PLAYMOBOYS - NA PRAIA

O clipe traz imagens gravadas em casa pelo vocalista Conrado Muylaert e sua namorada. "Estamos passando nossa quarentena em Cabo Frio, e sem nenhum planejamento, acordamos numa quinta-feira de maio e decidimos sair gravando imagens pela casa com a câmera do celular. Não havia expectativa de fazer um clipe, mas as imagens foram ficando divertidas e o cenário ajudou", contou ele.

 

 

 

 

*** 

 

 

FERNANDA TAKAI - SERÁ QUE VOCÊ VAI ACREDITAR

A cantora lança mais um disco solo. No repertório ela traz duas surpresas: regrava um hit de Michael Jackson, "One Day in Your Life" (Renée Armand/ Samuel F. Brown III) e outro de Amy Winehouse, "Love Is a Losing Game".

 

 

 

 

CARAMELOWS - MELOWS EM CASA

A banda lança um EP com canções criadas a distância e inspiradas em ritmos africanos, ibéricos e mouros. A capa foi desenhada pelas filhas do pianista do grupo, Fernando TRZ. "A ideia é compartilhar com o público nosso processo criativo durante a quarentena. No isolamento, pela primeira vez em cinco anos nos vimos separados. Apesar disso, segue forte nosso impulso de criar", conta o baterista Péricles Zuanon.

 

 

 

 

NORAH JONES - FLAME TWINS

Mais uma faixa do recém-lançado disco "Pick Me Up Off The Floor" ganha clipe:

 

 


 

PITTY - SUBMERSA (NOVA VERSÃO)

A cantora pediu e os fãs mandaram imagens para ela montar uma nova versão do clipe da música "Submersa". "Me emocionei real! Quantas vidas, realidades, sonhos e perspectivas no mesmo clipe. Estamos todos conectados", comentou Pitty.

 

 

 

 

IZA E DI FERRRERO - ONDE A GENTE CHEGOU

Primeira parceria entre os artistas, que viraram animação no clipe.

 

 

 

 

ELVIS COSTELLO - HETTY O'HARA

Novo single do cantor já em todas as plataformas digitais. É o segundo single que ele lança este ano.

 

 

 

 

BON JOVI - AMERICAN RECKONING

A nova música do grupo fala sobre violência policial e os protestos de ruas que aconteceram nos Estados Unidos em junho.

 

 

 

 

AMEN JR- LADEIRA ABAIXO

Na nova música, o trio de indie rock faz uma declaração de resistência na jornada individual.

 

 

 

 

*** 

 

 

 

 

 

FATHER JOHN MISTY - ANTHEM + 3

Novo EP do cantor traz covers de Leonard Cohen e Cat Stevens. As faixas estão no Bandcamp e chegam às plataformas digitas em 14 de julho.

 

 

NATHAN ITABORAHY - SENTADO NO CÉU

O cantor e compositor mineiro lança seu primeiro disco. São 12 canções inéditas e autorais, algumas em parceria, um pouco do seu universo confessional e sua trajetória em 20 anos na música.

OUÇA AQUI 

 

 

 

 

 

ANA GABRIELA - ANA

Depois de dois EPs e alguns singles, a cantora lança seu aguardado primeiro álbum. São 13 músicas novas, incluindo o single "X" e "Não te Largo, Não te Troco", parceria com o Melim.

 

 

 

 

CRACA - TERCEIRIZADOS

No videoclipe, Craca toca uma Cigar Box Guitar (ao contrário de outros instrumentos ou traquitanas, esta não foi criada por ele) e faz uma brincadeira com a estética da quarentena onde proliferaram vídeos de músicos tocando "juntos à distância” (em tempos de live).

 

 

 

  

MARISA BRITO - SUSPIRO DE GIN

Single que estará no primeiro álbum da cantora paraense, "Noturna", previsto para ser lançado ainda este ano.

 

 

 

 

PLUMA - ESQUINAS

Quarteto que nasceu de um projeto de TCC dá pistas do que esperar do primeiro EP "Mais Do Que Eu Sei Falar", que sai ainda em 2020.

 

 

 

 

WHIPALLAS - LIKE A BIRTH

Mais um single do próximo disco da banda. A chegada do primeiro filho do vocalista Pedro Lenz inspirou a letra.

OUÇA AQUI 

 

 

 

 

MANEVA - TUDO VIRA REGGAE

A banda lança um disco ao vivo com releituras de hits gravados por outras bandas em versão reggae. Estão no repertório Djavan, Raul Seixas, Titãs, Alceu Valença, entre outros. A versão para "Metamorfose Ambulante" já ganhou vídeo:

 

 

Quem escreveu
Andréia Martins

É jornalista, trabalhou com edição e reportagem nos portais Vírgula, Globo.com e UOL cobrindo música, política e internacional. Hoje segue na redação e também é editora do Roteiros Literários, sobre literatura e viagem.

Outras matérias e entrevistas