LANÇAMENTOS DE OUTUBRO

02/10/2020

Clipe de Letrux, disco de Juliana Cortes, single de Liniker, novas de Supervão, Live Motel, Remobília e mais; dê play!

 

 

JULIANA CORTES - ÁLBUM 3

Buscando novas manifestações, interferências e experiências, Juliana convidou artistas de diferentes vertentes musicais dispostos a pensar e questionar as relações estético-culturais das suas cidades e de suas próprias produções. De um lado, Estrela Leminski, Rodrigo Lemos – o “Lemoskine” - e Juliana, de Curitiba. De outro, Ian Ramil (que produz o disco), Zelito e Guilherme Ceron, de Porto Alegre.

 

OUÇA AQUI

 

 

 

 

 

LINIKER - PSIU

A cantora abre caminho para a carreira solo em single lançado pelo selo da Boogie Naipe, produtora criada por Mano Brown em 2009.

 

 

 

LETRUX - ABALOS SÍSMICOS

No clipe, Letrux é lançada, aos prantos, no espaço. A animação foi produzida durante os sete primeiros meses da pandemia através de captação remota seguida de intervenções gráficas e ilustrações originais de 11 artistas. Ao total são mais de 1500 animações, muitas feitas manualmente e que contam uma história sobre reinventar-se.

 

 

 

SUPERVÃO - FIM DE NÓS/FIM DO SOL

Single do EP "Depois do Fim do Mundo", que o trio lança em novembro. Candidata pra tocar na pistinha: 

 

 

 

REMOBÍLIA - JOGO

Single é inspirado na estética dos videogames e dá sequência as lançamentos do novo projeto de integrantes da extinta Móveis Coloniais de Acaju.

 

OUÇA AQUI

 

 

 

 

LIVE MOTEL - FEBRE DE AMOR

Projeto do produtor musical carioca Fabio Santanna divulga mais um single que antecede o lançamento do álbum "Vibração". A faixa tem o nome de Febre de Amor e conta com a participação especial de Pérola Kenia, mulher preta da periferia do Rio de Janeiro, que encanta em um ritmo cheio de groove.

 

 

 

KHALIL - DE CARA PRO VENTO

Descoberto por Sergio Guerra na internet, jovem músico gravou em Lisboa, a convite do fotógrafo radicado em Portugal. São 13 faixas intensas, com um violão calibrado e referências em temas que vão do existencialismo e ancestralidade à universalidade do místico africano e indígena.

 


 

PEDRO LAUREANO - ESPERAS

Caminhando entre referências do rock e da MPB, ele lança seu disco de estreia que dá faixa ao single. O trabalho é produzido pelo músico Pedro Sá (Banda Cê, Tom Jobim, Orquestra Imperial). Ouça:

 

 

 

JONA POETA - BEIJOS SEM SABOR

O cantor e compositor cria um diálogo imaginado com um relacionamento já terminado e reflete sobre seguir em frente neste que é o segundo single de seu EP de estreia "Soltei".

 


 

 

ELISA FERNANDES - ELISA

A cantora carioca faz sua estreia musical depois de uma longa caminhada de oito anos desde que a artista se descobriu compositora. Afilhada musical de Monarco, sambista e líder da Velha Guarda da Portela, ela aposta na MPB, deixando o samba mais nas entrelinhas. Ouça em:

 

 

 

MARCELO CALLADO - TUDO É NATUREZA

O cantor, compositor e multi instrumentista Marcelo Callado prega o respeito e o diálogo em “Tudo é Natureza”, faixa que ganha um clipe com uma inusitada animação feita com bonecos Playmobil dirigida por Pedro Lago. A música está em seu mais novo álbum, “Saída” (YB Music), onde o artista reflete sobre questões humanas e universais, ao mesmo tempo que muito pessoais.

 

 

 

QUARTO - NOSSO QUINTAL

O trio mineiro transforma um momento de incertezas diante do desconhecido - compartilhado em nível global atualmente - em uma sensível reflexão sobre nosso impacto no mundo ao redor. A faixa já está disponível em todas as principais plataformas de streaming.

 


 

PLAYMOBOYS - SAME PUNK ROCK GIRL

A banda segue o ritmo e lançamentos em 2020, dessa vez, com um projeto inusitado. O EP traz quatro canções e o vocalista Conrado Muylaert divide as faixas com três cantoras internacionais que conheceu pelas redes sociais durante o tempo de isolamento social: a italiana Dee Wolf (Back to Streets), a filipina Juliana Mesty (Same Punk Rock Girl) e a americana Ivy Hoodrave (Baby, there’s no end). Abaixo, o lyric vídeo de "Same Punk Rock Girl":

 

 

 

***

 

 

LÔ BORGES - MUITO ALÉM DO FIM

Parceria do cantor com o irmão Márcio Borges, este é o primeiro single de um disco que o mineiro ainda está produzindo e traz a participação de Paulinho Moska. "Sou fã do Paulinho Moska e desde que compus essa música, mesmo antes dela ter uma letra, já pensava em chamá-lo para tocar violão e cantar comigo. Paulinho estava na gênese da canção", diz Lô.

 

 

 

JULIANA CORTES FT. RODRIGO LEMOS - TRÊS

Faixa do disco "Album 3", que a cantora lança em 30 de outubro. A faixa tem participação especial de Lemoskine e reflete sobre a relação com a figura materna.

 

 

 

EDI ROCK - ORIGENS PARTE 2

Artista lança novo álbum nesta sexta, dia 23, e vem acompanhado de manifesto:

 

 

 

ELZA SOARES - COMIDA

Cantora lança versão de hit dos Titãs; veja o clipe:

 

 

 

 

LARA AUFRANC - PARA UM CORAÇÃO ACORDAR

Novo clipe da cantora feito em stop motion, a partir de fotos infravermelhas. A própria Lara editou e dirigiu as imagens.

 

 

 

 

BADI ASSAD - AROUND THE WORLD

O novo disco da "cantautora" traz dez canções, divididas em releituras bastante personalizadas e músicas autorais. A "Volta ao Mundo em 80 Artistas" foi lançada inicialmente no Brasil em livro pela editora Pólen. Na sequência, Badi estreou o show homônimo e circulou com ele por diversas partes do país. A "trilogia" agora se completa com o lançamento do disco para o mundo.

 

OUÇA AQUI 

 

 

 

JUP DO BAIRRO E LINN DA QUEBRADA - BIXA PRETA PARTE 2

Novo single que chega com vídeo dirigido por Indigno Kid e apresenta as duas cantoras numa realidade virtual paralela, que transformam as parceiras em adversárias de distintos jogos.

 

 

 

RASHID - BLINDADO

Mais uma faixa do disco "Tão Real" ganha clipe. Dessa vez, rodado na casa do rapper. A direção é de Devasto.

 

 

 

PILAR - TREM AZUL

A cantora lança versão para a música de Lô Borges e Ronaldo Bastos. Pilar adicionou um trecho extra à letra original, uma espécie de segunda parte da canção.

 

 

 

CPM 22 - ORIENTE

Single com letra e música assinadas pelo guitarrista Luciano Garcia e traz influências do punk rock e hardcore melódico de nomes como Face to Face, No Use For a Name e Toy Dolls. Ela fala um pouco sobre como Luciano conheceu a mulher, apresentada a ele pelo vocalista Badauí.

 


 

 

GORILLAZ - SONG MACHINE, SEASON ONE: STRANGE TIMEZ

Novo disco do grupo que traz participações de Elton John, St. Vincent, Beck, EARTHGANG e outros.

 

 

 

BRUCE SPRINGSTEEN - LETTER TO YOU

Single de "The Power of Prayer" marca o lançamento do novo disco do cantor norte-americano. São 12 faixas, sendo que três delas foram escritas nos anos 1970.

 

 

 

H.E.R. - DAMAGE

Gabi Wilson vai fundo no coração na música que ganhou um vídeo gravado no Roxi Theatre, em Los Angeles. A faixa usa um sample de "Making Love in the Rain" (1987) de Herb Alpert, Lisa Keith e Janet Jackson. Dê play:

 

 

 

PLAYMOBOYS - RESTOS DE UMA NOITE

Novo single da banda carioca retomando a parceria com o grupo Oh!I Kill.

 

 

 

***

 

 

 

 

LUEDJI LUNA - BOM MESMO É ESTAR DEBAIXO D'ÁGUA

Um disco visual. Assim a cantora define o novo trabalho, que tem 12 faixas e chega três anos depois do seu disco de estreia. "Eu me sinto duplamente mãe, e estou prestes a parir meu segundo filho. Todo o processo de concepção do disco, pré-produção, e gravação foi durante minha gestação, então esse é um trabalho atravessado por esse grande portal que é a maternidade", disse ela sobre o trabalho. Junto com o disco foi lançado um filme com direção de Joyce Prado.

 

 

ROSA NEON - PAREI

Clipe novo do trio sensação da pista de uma das duas faixas que eles lançam este mês e produzidas durante a quarentena. O lyric-vídeo foi feito em animação 3D. Confere aqui:

 

 

 

TAGUA TAGUA - INTEIRO METADE

Trabalho, em parceria com a NaturaMusical, sucede os EPs "Tombamento I'nevitável" e "Pedaço Vivo" e fala sobre ressignificar sentimentos. "É um disco sobre o processo de encontrar novos espaços pras mesmas pessoas dentro da vida. É ser inteiro num dia e metade noutro. É a caminhada da transformação, da aceitação dessa mudança dentro de nós", diz Felipe Puperi, produtor à frente do Tagua Tagua.

 


 

PUPILO - SONORADO

O músico e produtor que integra a Nação Zumbi lança um disco dedicado às trilhas de novela. A ideia de gravar o disco, que sai pela Deck, rolou depois de um show dedicado a essas canções.

 

 

 

LANA DEL REY - LET ME LOVE YOU LIKE A WOMAN

Escrita e produzida por Lana Del Rey e Jack Antonoff, a canção foi gravada em Los Angeles, no Conway Studios, e em Nova York, no Electric Lady Studios.

 

 

 

JAMES BLAKE - BEFORE

Cantor lança EP com quatro faixas -- "I Keep Calling", "Summer Of Now", "Before" e "Do You Ever", que chega com clipe.

 

 

 

 

AS BAÍAS - VOCÊ É DO MAL

“Para dar o pontapé inicial no álbum 100% visual”, dirigido por Gringo Cardia e Jackson Tinoco, o trio musical As Baías lança single e clipe que conta com a participação da atriz e cantora Cleo. A produção musical do projeto ficou por conta de Daniel Ganjaman.

 


 

 

U2 - THE GROUND BENEATH HER FEET

Música que faz parte da trilha do filme O Hotel de 1 Milhão de Dólares ganha vídeo como parte das comemorações do 20º aniversário do disco "All That You Can Leave Behind". O vídeo foi dirigido por Wim Wenders e gravado em 2000.

 

 

 

BABOON HA - CARAMEL

A banda carioca se inspirou em Gabriel Garcia Marquez nesta canção que fala sobre nostalgia. A faixa é o primeiro single do disco que a banda lança em novembro. O clipe é uma parceria com Gabriel Rolim (Boogarins, Terno Rei, Tim Bernardes, Metronomy) e com a dançarina Eliege Kolling.

 

 

 

RITA ZART - APATIA

A faixa lançada no EP "O Que Range", em novembro do ano passado, agora ganha clipe dirigido por Renata Lélis e Edu Rabin. A música é uma parceria de Rita e Nina Nicolaiewsky, que praticamente se conheceram quando fizeram a música. "Nina chegou no meu estúdio no horário marcado e me perguntou: ‘e aí, tu tem alguma ideia?’. Morrendo de vergonha, dei play no projeto demo de Apatia que era uma base, samples e refrão com versos provisórios. Naquele momento, tive certeza de que a mensagem se afirmava e que a música não iria para gaveta, precisava existir", conta Rita.

 

 

***

 


 

 

GIMME SOME TRUTH - JOHN LENNON

Com produção executiva de Yoko Ono Lennon e produção de Sean Ono Lennon, o disco traz 36 músicas escolhidas a dedo pela dupla e que foram totalmente remixadas do zero, atualizando radicalmente sua qualidade sonora e apresentando-as como uma audição definitiva nunca antes ouvidas.

Ouça e baixe aqui

 

 

LUCAS GONÇALVES - SE CHOVER

O músico que integra a Maglore mostra aqui a sua versão solo. Em 10 faixas, Lucas retorna à sua infância no sul de Minas Gerais, revira a memória afetiva e fala de temas universais como amor, mágoa e morte.

Ouça o disco aqui 

 

 

 

ONE MAN BAND - SURICATO

O artista lança EP ao vivo junto com os videoclipes das faixas "Aqui Estamos" e "Olhos Castanhos". "Trata-se do maior desafio da minha carreira. Uma performance extremamente complexa e única, que finalmente as pessoas terão a oportunidade de conferir. Ter me tornado um homem banda tem a ver com minha busca interna e espiritual. Meu corpo inteiro produzindo música me traz uma sensação divina de conexão. Há cinco anos pesquiso sobre esse formato", diz Suricato.

 



 

DOMINIK - QUARENTINE SONGS

Dois anos depois de seu álbum de estreia "Pareidolia", Dominick está de volta trazendo um novo material como resultado de sua pesquisa sobre música experimental e lo-fi. Nesse projeto, refletindo um movimento de sua geração, artista explora temas como mecanismos do capitalismo, medo pós-confinamento, questões ambientais e brutalidade policial. São 9 faixas que foram gravadas em casa e inspiradas em nomes como Ariel Pink, Beatles, John Maus, Jorge Ben e Damon Albarn.

 

 

 

PAULO TÓ E PEDRO SANTOS - CANÇÃO DO DIA

Primeiro clipe do projeto Domingo, que une os dois artistas em canções que vem sendo gravadas ao longo do ano e que vão sair em um disco ainda neste mês.

 

 

 

GRETA VAN FLEET - MY WAY SOON

Banda lançou música de surpresa.

 

 

 

DETONAUTAS - MALA CHEIA

Tico Santa Cruz e companhia seguem lançando singles afiados ao longo do ano. A nova música rechaça falsos cristãos e mostra a verdadeira palavra de Jesus.

 

 

 

BRYAN BEHR - DE TODOS OS AMORES

Novo single do cantor que lançou disco de estreia em 2019. A faixa composta em parceria com Juliano Cortuá.

 

 

 

 

***

 

 

 

ANA FRANGO ELÉTRICO - MAMA PLANTA BABY

Primeiro de dois singles gravados pela artista na quarentena. "Pensei numa melodia que pudesse ser cantada para plantas e bebês, trazendo timbres que têm me interessado, como a flauta, órgão e violão, misturando elementos da bossa-nova, chamber-pop e soft-eletro-indie. Quis explorar efeitos, estéreos e repetições trazendo elementos em comum ao Little Electric Chicken Heart, como dobras, coros, metais, e divergindo em outros aspectos, como forma e timbres", conta ela.

Ouça aqui

 

 

 

MOMO ft. HELIO FLANDERS - COMO SE A SOLIDÃO FOSSE UM CRIME

Música está no EP "Sail Your Boat Into My Sea". O projeto traz participações do californiano Alex Siegel e do vocalista da banda Vanguart.

 

 

 

 

MAGLORE, FERNANDA TAKAI - NÃO EXISTE SAUDADE NO COSMOS

De autoria de Teago Oliveira, vocalista e guitarrista da Maglore, a faixa chegou a ser gravada pela banda em 2017, mas não foi lançada. A canção seria apresentada ao mundo em 2018, quando Erasmo Carlos a eternizou no seu disco "Amor É Isso". Agora, a faixa ganha nova versão do Maglore com Fernanda Takai e John Ulhoa.

 


 

 

VÍTOR GUIMA - AS HORAS

Faixa lançada recentemente ganha clipe. "A batida mais funkeada com toques de samba, o trombone, acho que ela é uma faixa mais alegre, mais solar", diz o artista.

 

 

 

 

TABOO - MEIA-VIDA

Enquanto revela canções que integrarão seu primeiro disco de estúdio, a banda Taboo convida a refletir sobre a vulnerabilidade social e a cegueira opcional de muitos diante da miséria alheia. No clipe e single, o grupo mineiro propõe um diálogo entre privilegiado e sem-privilégios sobre o que nos torna iguais e, ao mesmo tempo, tão diferentes. Há uma versão do vídeo em libras (veja aqui).

 

 

 

 

SISO, JULIA BRANCO - A ONDA

Parceria entre os cantores mineiros, a faixa estará no próximo disco de Siso. A letra é de Julia, que escreveu a música inspirada pelo mar da Bahia.

 

 

 

 

ÍNDIGOS - SINAPSE

Novo disco que sucede os trabalhos "Miragem" (2014) e "Espelho" (2016). O trabalho conta com participações de Malu Magri, Andret Oliveira e Bratislava.

 

 

 

 

CELESTE - MANTO

A banda de Porto Alegre, formado por integrantes e ex-integrantes de bandas como Cartolas e Júpiter Maçã, lança seu primeiro videoclipe. O clipe foi gravado com os integrantes todos em suas respectivas casas e utilizando o celular, com exceção de Dyego Gheller que teve suas imagens captadas numa pedreira abandonada em Santo Amaro (RS). "A música é sobre sentir a vida, reconhecer os sinais e encontrar a sua liberdade. 'Manto' une sentimentos nas linhas de sua letra. É a ideia de vestir o que a vida pode te trazer de melhor se comunicando com os seres através dos regalos da natureza", diz o vocalista Dyego Gheller.

 

 

 

 

Quem escreveu
Andréia Martins

É jornalista, trabalhou com edição e reportagem nos portais Vírgula, Globo.com e UOL cobrindo música, política e internacional. Hoje segue na redação e também é editora do Roteiros Literários, sobre literatura e viagem.

Outras matérias e entrevistas