LANÇAMENTOS DE DEZEMBRO

04/12/2020

Novas de Linn da Quebrada, Dani Black, Kamau e clipe de MC Tha em clima de despedida; dê play!!


 

LINN DA QUEBRADA - QUEM SOUL EU

A cantora lança a faixa -- já apresentada no show de 2019 nos shows de "Trava Línguas -- que é uma teaser do disco prometido para 2021. "Enviadesci, fui bixa preta, mulher, bixa travesty. Matei e morri. Tenho 30 anos e me pergunto: de todas essas que já fui, neste momento, quem soul eu?".

 

 

 

 

DANI BLACK - ESTOU ABERTO

Faixa inédita que encerra um ano produtivo para o cantor apesar da pandemia. O lançamento chega após o projeto "Dani Black Sinfônico", de outubro deste ano, que trouxe novas versões das faixas "Desnudar de Tudo" e "Maior". Ele ainda liberou o DVD "Frequência Rara Ao Vivo.

 

 

 

 

MC THA - DESPEDIDA

Música já conhecida do público ganhou clipe com vibe nostálgica. "Esse clipe chega pontualmente no fim do ano para nos lembrar do valor de nos libertarmos das bagagens que já não cabem depois deste ano tão atípico. É um estímulo para que todos revisitem espaços escuros de si mesmos, dancem com o caos e se despeçam em paz".

 

 

 

KAMAU - PENSEI

Nova faixa do rapper já chega com clipe.

 

***

GAL COSTA - CORAÇÃO VAGABUNDO E NEGRO AMOR

A cantora lança mais dois singles inéditos de seu projeto #Gal75, para o qual gravou duetos com 10 cantores, de várias gerações. Agora, você ouve os duetos com Rubel e Jorge Drexler.

 

 

OUÇA AQUI CORAÇÃO VAGABUNDO

OUÇA AQUI NEGRO AMOR 

 

 

 

 

 

RICO DALASAM - MODO DIVERSO 5 ANOS

O rapper de São Paulo revê o disco que o lançou na cena musical. O EP lançado em 2015 marcou a estreia da cena Queer Rap no Brasil. Para dar uma nova cara às faixas, ele chamou Jup do Bairro, Hiran, Bruna BG, Lucas Boombeat, Glória Groove, Murilo Zyesz, Di Cerqueira, Luana Hansen e Enme Paixão. Dê play!

 

 

  

PAUL MCCARTNEY - MCCARTNEY III

Disco de inédita aos 78 anos? Temos! Paul lançou um disco que gravou sozinho durante a quarentena. O álbum encerra uma trilogia de gravações formada também por "McCartney" (1970) e "McCartney II". E já tem clipe:

 


 

 

HERBERT VIANNA - PURPLE HAZE

Clipe do clássico de Jimi Hendrix que ganhou uma versão especial de Herbert em parceria com o produtor Chico Neves no álbum solo que o cantor lançou em outubro, "HV Sessions - Vol.1".

 

 

 

DÊSSA SOUZA - MENINA QUE EMBALA

Gravada de maneira independente, faixa antecede o novo álbum da cantora, "Camadas", previsto para ser lançado em abril de 2021. A letra é a ressignificação de um poema escrito pela artista em 2012. "Esse é um texto que produzi para a primeira antologia do Sarau do Binho. Na época, corriam por São Paulo boatos de 'toques de recolher' e decidi fazer um rápido desabafo, refletindo sobre a força das mulheres periféricas", conta ela.

 

 

 

DOIS LADOS - EP QUANDO TUDO PARECE ESTRANHO

Jéssica Senhorini e Letícia Damaris celebram com esse lançamento o quinto ano do duo. "A gente colocou tudo pra fora: nossas dificuldades, angústias, medos... Mas com aquela certeza que existe uma luz lá no final do túnel, sabe? Esse EP fala sobre tudo que estamos sentindo há algum tempo e que se intensificou na pandemia", resume Jéssica.

 

 

OUÇA AQUI 

 

 

 

 

ANZAI - EU NÃO FECHO OS OLHOS

A banda Anzai faz do single a sua estreia e uma crônica sobre os amores que surgem à distância. A canção estará no primeiro EP do grupo. "O clipe busca explorar a interação entre duas pessoas que se conheceram um pouco antes da quarentena e que optaram por continuar a se conhecer via vídeo chamada e celular. Então, procuramos construir sobre esse encantamento inicial de começar a descobrir uma nova pessoa, e também as aflições que este momento nos desperta", conta o trio.

 


 

 

***

 

 

FERNANDA ABREU - AMOR GERAL (A) LIVE

A cantora swing sangue bom lança o registro do show gravado no Imperator em 13 de março, no Rio de Janeiro. Fernanda decidiu seguir adiante com o show no dia em que a cidade decretou a quarentena. No entanto, o show teve que ser gravado sem plateia. Um registro inicial de como as coisas mudariam nos próximos meses. São seis músicas do álbum homônimo, alguns hits, como "Garota sangue bom", "Veneno da lata", "Kátia Flávia" e "Rio 40 graus". Direto do lado B, Fernanda incluiu "Bidolibido" e o hino–manifesto pacifista "Eu vou torcer", de Jorge Ben Jor.


 

 

LUCAS GONÇALVES - VIRA LATA

A faixa é uma composição dele de 2016 que narra, de maneira bem humorada e com irresistível sabor pop, a dolorosa sensação de não se sentir respeitado em uma relação amorosa e, ainda assim, não conseguir deixá-la. "Acho que essa raça de cão vira lata, que mexe o lixo, vive de sobras, abandonado, fazia um paralelo de como eu estava me sentindo numa época, mas também a expressão 'complexo de vira latas', que é relacionada ao povo brasileiro que se julgava menos do que os europeus. Acho que essa música também traz um olhar político, tipo o 'duplipensar' do Orwell. De um modo ingênuo, porque só pode enxergar o que está na mira e não ao entorno. Como que desconsiderando o que quer, só por querer...", reflete Lucas.

 

Ouça aqui 

 

 

JOSS STONE - WALK WITH ME

A cantora prega a união das pessoas e a força do amor na balada blueseira. "Essa música surgiu como uma canção romântica, pedindo pra alguém passar a vida com você, tipo uma canção de casamento. Quando começamos a trabalhar nela, tantas coisas aconteceram que eu não conseguia parar de pensar. Com a pandemia e o que aconteceu com George Floyd, pensei que o problema está principalmente com essa atitude de estarmos em um ‘nós contra eles’. Esse é o maior problema - separação e preconceito. Todos precisam se unir para sobreviver nesta vida em paz. Sem união, nada estará bem. Então eu reescrevi a música e espero que as pessoas a interpretem da maneira que foi planejada", conta Joss.


 

 

FREJAT E JARDS MACALÉ - É VOCÊ DIZ

A música é uma parceria do cantor com Luiz Melodia e Jards Macalé e está no seu mais recente álbum "Ao Redor do Precipício", lançado em junho. Além de dividir os vocais com Frejat na música, Macalé também faz uma participação mais que especial como ator no clipe. O vídeo teve direção geral do Vento Estúdio (Fernanda Kassar e Priscila Lopes).


 

 

BLACK ALIEN - CHUCK BERRY

"Uma terapia avançada. Sou eu, remoendo meu lixo, limpando meu jardim interno e andando para frente". Assim Black Alien define seu mais novo single, em parceria com Papatinho. A faixa ganhou clipe roteirizado pelo próprio Black, dirigido por Premier King e estrelado por Débora Barboza, Amiri, Funk Buia e Jota Ghetto.

 


 

 

RODRIGO ALARCON - PÁGINA AMASSADA/MARIA

O medley gravado em uma apresentação sem plateia no Cine Joia, em agosto, ganha vídeo. O medley une duas músicas da carreira de Alarcon, cada uma com sua particularidade. "'Página Amassada" é uma música que fala sobre desencontros e 'Maria' é uma brincadeira com a palavra, eu encontrei diferentes palavras que terminassem com ‘maria' para colocar dentro de uma rima, voltado mais para a poesia e depois eu musiquei", comenta o cantor.

 

 

 

DANDARA MANOELA - PRETAS YABÁS

A cantora e compositora catarinense convoca todas as Orixás femininas em seu novo single. A canção é uma grande exaltação à potência e ao protagonismo da mulher negra. De forma poética, exalta sua resistência e ancestralidade. "A música ‘Pretas Yabás’ aborda o deslocamento simbólico das mulheres negras da base da pirâmide social, do lugar mais silenciado e negligenciado, para o centro, o foco. Faz menção ao espaço que elas vêm ocupando, com muito esforço e luta diária, para serem ouvidas, terem mais acessos e direitos garantidos", explica Dandara.

 


 

VELHAS VIRGENS - O BAR ME CHAMA

A pandemia interrompeu a turnê iniciada em 2019, mas a banda não desanimou e lança agora seu novo disco, com 10 faixas, e produção de Gabriel Fernandes.

 

OUÇA AQUI

 


 

 

DETONAUTAS -POLÍTICO DE ESTIMAÇÃO

Mais uma música inédita da banda em 2020 ganha clipe:

 

 

 

BRUNE - LUA AZUL

Primeiro single da cantora cujo trabalho reflete sobre a crise ambiental no Brasil de 2020 e a forte conexão entre a natureza e nossas vidas.

 


 

FERNANDO MALT - EP TEU

O cantor aposta no pop romântico e lança EP com 5 faixas. Quatro dessas músicas são conhecidas dos fãs já que foram lançadas como singles anteriormente. A quinta canção é a inédita "Mais uma vez".

 

OUÇA AQUI

 

 

 

GIOVANNA MORAES - DIRETO DA GRINGA

Morando e estudando nos EUA, a cantora fez um segundo disco cantando em português. O EP, já disponível nas plataformas digitais, mescla nova MPB, o new-jazz e o indie, e ganha agora um registro visual.

 

 

 

***

 

LUÍSA E OS ALQUIMISTAS FT. POTYGUARA BARDI - CADERIN

Celebrando as suas raízes do sertão nordestino, os artistas se unem em "Cadernin (Piseiro)", clipe que revisita faixa presente no último disco da banda, "Jaguatirica Print", de 2019. O vídeo ganha novas cores em uma reinterpretação com a participação da drag queen e um clipe que explicita suas raízes ao mesmo tempo pop e do sertão nordestino.

 

 

 

DJ THAI FT. TÁSSIA REIS - PRETA

DJ Thai, do Heavy Baile, chega agora com parceria de Tássia Reis. A faixa é aquela tal lovesong feita pra se jogar ou ouvir coladinho com quem se ama enquanto celebra relacionamentos afrocentrados, seus carinhos, cuidados, afetos e segredos compartilhados. "Esse é um funk somado ao trapzinho lento, com toda uma dinâmica que chega fazendo charme entre variações de ritmos, toques eletrônicos e linhas orgânicas marcadas pela guitarra e sax. Ambos, tocados por mim", diz Thai.

 

 

 

MENO DEL PICCHIA - PELE DE ÁGUA

Quarto disco do artista que gravou todas as músicas sozinho isolado em sua casa, durante os primeiros meses da pandemia da covid 19. Tudo feito com instrumentos acústicos que Meno tem em casa - violão, piano e baixo acústico. É um disco-casa, orgânico, intimista e acústico. O disco traz oito composições inéditas, sendo que os poetas arrudA e Anna Zêpa são parceiros em duas canções - Número de Sorte e Meu Ouro é Outro.

 

 

 

GABRIELA VEIGA - NOTÍCIAS DE ONTEM

A cantora mineira lança clipe para a música composta durante a quarentena e que trás um olhar irônico e reflexivo sobre o passar do tempo nesses tempos caóticos.

 

 

 

DJ HUM - ALQUIMIA

Produzido durante o isolamento social, o conjunto de obras no estilo “beat tape” traz 10 temas de puro hip hop underground e instrumental, com influência do r&b, bossa nova, boom bap e lo-fi, adicionando um tempero soul.

 

 

 

TENNYSON KING - GARDEN OF TRUTH

Nova faixa do artista canadense ganha clipe em animação dirigido por Cesar Barbosa, com concept art de Kaio Moreira e produção da Hot Point e Jux Filmes. O vídeo conta uma história de amor pós-apocalíptica.

 

 

 

CORONEL PACHECO - KING SIZE

Prévia do próximo disco que já tá em produção, o single tem participação de Natália Matos, Bruno Bruni e Thaís Bonizzi.

 

 

 

MANA - LUGAR DE MULHER

Projeto de Niterói, o MANA - Mulheres Artistas de Niterói reuniu 12 artistas entre cantoras, compositoras e instrumentistas para uma imersão musical de três semanas que resultou no EP. Participam: Belliza Luar, Dandara Alves, Glau Tavares, Laila Aurore, Laura Gabriela, Lilian Bonard, Lorena, Marcella Albernaz, Milena Amaral, Samantha Zen, Sandra Nisseli e Tacy de Campos.

 

 

GRETA VAN FLEET - AGE OF MACHINE

O trio lança mais uma faixa que estará no seu segundo álbum, "The Battle At Garden's Gate", que tem data de lançamento agendada para 16 de abril de 2021.

 

 

 

NEW ORDER - BE A REBEL

Novo single da banda que chega com clipe. O diretor espanhol NYSU retrata um casal em turbulência, usando visuais tipicamente luxuosos e ultra elegantes. É pra dançar! Assista:

 

 

 

PLAYMOBOYS - AO SEU REDOR

O ano foi animado para a banda carioca. Foram três singles e o EP Back To Streets. Agora chega mais uma baixa inédita, dessa vez, uma baladinha:

 

 

 

CLAUDIO LYRA - DEIXA EU FALAR II

O cantor mostra uma nova roupagem para a composição inédita de 1996 que ganha novos arranjos na coprodução com Jr Tostoi. Aos poucos o artista vai mostrando o que esperar do seu terceiro álbum. O lançamento é pelo selo Caravela (Warner Music Brasil).

 

OUÇA AQUI 

 

 

 

 

ARCTIC MONKEYS - ARABELLA

Os britânicos estão lançando "Arctic Monkeys – Live At The Royal Albert Hall", registro do show feito em 2018, em Londres.

 

 

 

LAIKA - GRAVIDADE

Quarto single e videoclipe de "Expressões e Emoções dos Animais Terrestres", álbum de estreia da banda e que ainda está em fase de produção. O trio brasiliense é formado por: Gustavo Leles (voz), Guilherme Costa (baixo) e Rafael Lago (guitarra e efeitos).

 

 

 

KUNUMI MC & LOZK - FORÇA DE TUPÃ

Novo single do rapper indígena com produção de Lozk, produtor colombiano que trabalha com instrumentos ancestrais sul-americanos. A parceria foi possível mediante a iniciativa Latinese, que visa unir artistas latinos em produções musicais. Assista:

 

 

 

RAPHAEL PIPPA - PARAPEITOS

O cantor e compositor carioca que celebra as raízes afro-brasileiras, sertanejas e nordestinas de suas origens familiares apresenta seu novo single e clipe. A faixa reflete sobre o atual momento de isolamento social e propõe uma conexão através das janelas - sejam elas físicas ou emocionais.

 

Quem escreveu
Andréia Martins

É jornalista, trabalhou com edição e reportagem nos portais Vírgula, Globo.com e UOL cobrindo música, política e internacional. Hoje segue na redação e também é editora do Roteiros Literários, sobre literatura e viagem.

Outras matérias e entrevistas