7 artistas indicam 7 novos sons pra você conhecer [5ª edição]

Das mais difíceis e dispendiosas tarefas da modernidade: acompanhar todos os lançamentos e novos artistas que surgem no cenário musical brasileiro. Vivemos um momento especial, em que descobre-se diariamente talentos diversos vindos de regiões diversas: são cantores, cantoras, compositoras e compositores, bandas, trios, duos, grupos instrumentais ou com mais de um vocalista, liderados por um ou democráticos sem líder: há de tudo e há liberdade acima de tudo.

Para apresentar um pouco do que está vindo por aí na cena musical brasileira, convidamos 7 artistas para responderem à pergunta: qual banda/artista em início de carreira vem chamando sua atenção?

As respostas trouxeram novos sons – alguns novíssimos sons.

Confira quais artistas novos estão fazendo a cabeça de China, Di Melo, Ellen Oléria, Felipe Cordeiro, Nuno Mindelis, Tita Lima e Victor Rice.

***

1. China indica... RAFAEL CASTRO

"Faz muito tempo que manjo o som de Rafael Castro, e só há pouco tempo outras pessoas começaram a sacar esse cara. No ano passado, ele lançou um disco físico, então, pra grande mídia ele só apareceu há pouco tempo atrás, mas ele já lançou 8 discos virtuais. Gosto do jeito que ele escreve. Discorre sobre vários temas sem ficar chato. O seu disco, "Lembra?" tem uma pegada bem rock, coisa que anda faltando no mercado, mas ele também consegue ser suave e compor canções de amor belíssimas."

Clique aqui e ouça outros sons de Rafael Castro.   2. Di Melo indica... LARISSA LUZ "Interpretação, dinâmica de palco, voz, performance: a junção de tudo. Ela é completa. Tocamos juntos no Rio de Janeiro, no Cais do Oriente, e foi sucesso absoluto" Clique aqui e ouça outros sons de Larissa Luz.   3. Ellen Oléria indica... LETÍCIA FIALHO

"Conheci a Letícia porque ela me escreveu um email há uns dois anos atrás. Ela é uma compositora de Brasília. Achei sua poesia consistente. Letícia escreve de um jeito complexo, traz temas do cotidiano de uma maneira muito inteligente pra dentro da sua escrita. Melodias envolventes e muita sensibilidade fazem parte do seu perfil."

Clique aqui e ouça outros sons de Letícia Fialho.   4. Felipe Cordeiro indica... CAMILA HONDA "É a mais nova voz feminina de Belém. Conheci a Camila anos atrás em Belém. Logo ficamos amigos e fizemos um espetáculo em tributo à Tropicália, e eu produzi seu primeiro álbum, que acabou de sair pela Natura Musical. Ela tem lance que ao mesmo tempo que é doce é também bem atrevido." Clique aqui e ouça o recém lançado primeiro disco de Camila Honda.   5. Nuno Mindelis indica... YOHOMAMA

"O grupo tem melodias que defino como sinuosas, um quê de Clube da Esquina que adoro, mas sintonizado nos novos tempos. Flertam com sonoridades contemporâneas, às vezes meio progressivo, metálico, outras psicodélico, experimental, arranjos, sonoridades etc. E sempre brasileiro, apesar das doses de rock (às vezes até bem pesado) e de experimentação."

Clique aqui e ouça outros sons do Yohomama.   6. Tita Lima indica... RHAISSA BITTAR E QUINCAS MOREIRA

"A Rhaissa tem originalidade, carisma, voz marcante. E tem o Daniel, marido dela, como compositor, que escreve letras incríveis e ela mantém um som tradicional que me lembra Araci de Almeida e Silvia Telles. Já o Quincas é uma mistura de Beck com Jack Jonhson. Ele tem uma voz sedutora , aveludada, toca baixo muito bem e produz maravilhosamente também. Quincas era meu vizinho e trabalhava na YB Music (gravadora sediada em São Paulo) quando eu estava gravando lá. Hoje ele mora no México, mas vive contribuindo com pessoas no Brasil. Ele é um músico completo. A Rhaissa eu conheci na Panela Produtoura. Fizemos um disco em um dia, com base nas notícias do jornal daquele dia. Eu não gravei direto com ela, minha participação foi com o Emicida (ouça)"

Clique aqui e ouça outros sons de Quincas Moreira. Clique aqui e ouça outros sons de Rhaissa Bittar.   7. Victor Rice indica... ANDRÉ FRATESCHI

"Conheci o trabalho dele pelos produtores Fabio Pinczowski e Mauro Motoki. O cara é talentoso com a voz - há muito, muito caráter na voz dele. Só fiquei sabendo depois que ele também é ator! Para muita gente, ele também é conhecido com a banda Heroes, que faz o repertório do David Bowie. E essa estética do Bowie fica nítida no novo disco dele, que foi mixado aqui no Copan. Mas o leque de influência musical não acaba lá, e sua habilidade de compor é muito esperta, entrega o recado da cada faixa facilmente".

Clique aqui e ouça o recém lançado primeiro disco de André Frateschi. *** arte: belisa bagiani Confira as outras edições da série “Tá Ouvindo o Que?”: 1ª edição - as indicações de Pitanga em Pé de Amora, Letuce, Trupe Chá de Boldo, Bruno Morais, Móveis Coloniais de Acaju, Cacá Machado, Fabio Góes, Gabriel Mayall (Do Amor), Eduardo Valiente (Amplexos) e Selton. 2ª edição - as indicações de A Banda Mais Bonita da Cidade, Gustavo da Lua (Nação Zumbi), Katia B, Wado, Paulo Carvalho, Rael, Alexia Bomtempo, Jair Naves, Bruno Souto e Andreia Dias 3ª edição - as indicações de Lia Paris, João Rossetto, Mara Nascimento, Jussara Silveira e Márcio Lugó. 4ª edição - as indicações de Maurício Fleury (Bixiga70), Luiz Thunderbird (Tarântulas e Tarantinos), Miro de Melo (365) e Victor Nader (Optic Yellow Felt).
Quem escreveu
Eduardo Lemos

Jornalista, ex-aluno de futuro promissor, ex-músico de gosto duvidoso e ex-meia direita que já fez gol que saiu no jornal.

Comentários
Postagens relacionadas

07/11/2017 Geral

FALA-SE DE MÚSICA #14

23/10/2017 Entrevistas, Listas e coletâneas

Playlist PAULISTANA do Tim Bernardes

18/10/2017 Geral, Entrevistas

FALA-SE DE MÚSICA #13

05/10/2017 Geral, Entrevistas

FALA-SE DE MÚSICA #12 | Qinho

Shows relacionados
OBMJ
Confira os locais
e preços
grátis
OBMJ
A OBMJ faz uma série de shows gratuitos em São Paulo!
MARIA ALCINA
Confira os locais
e preços
grátis
MARIA ALCINA
Maria Alcina em uma série de shows gratuitos em São Paulo!
JESUTON & AFROJAZZ
14/12/2017 - 21:30 hs
Bourbon Street
R$115 a
R$90
comprar
JESUTON & AFROJAZZ
[ADIADO] Jesuton & Afrojazz dividem o palco do Bourbon Street!
LEILA PINHEIRO
01/12/2017 - 21:00 hs
até 03/12/2017 - 18:00 hs
SESC Bom Retiro
LEILA PINHEIRO
Leila Pinheiro em apresentações intimistas no Sesc Bom Retiro!