6 artistas indicam 6 novos sons pra você conhecer [8ª edição]

Como acompanhar os lançamentos e artistas que surgem no cenário musical brasileiro? Vivemos um momento especial, em que descobre-se diariamente talentos diversos vindos de todas as regiões do Brasil. São cantores, cantoras, compositoras e compositores, bandas, trios, duos, grupos instrumentais... há de tudo, e há liberdade acima de tudo.

Em época de playlists segmentadas que garantem saber exatamente o que você quer ouvir no café da manhã, a série Tá Ouvindo o Que? - que chega agora à sua oitava edição no Azoofa - segue no seu propósito de, de vez em quando, consultar os próprios artistas acerca do que há de novo por aí.

É a vez do rapper Fabio Brazza, das cantoras e compositoras Kika e Luiza Brina, o cantor, do compositor e integrante da Trupe Chá de Boldo, Gustavo Galo, o cantor e compositor da banda indie Supercolisor, Ian Fonseca, e o trompetista e fundador da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, Felippe Pipeta, indicarem seus novos sons prediletos. A escutar:

1. FABIO BRAZZA tá ouvindo...RINCON SAPIÊNCIA, CACHOLA, ATENTADO NAPALM E AMIRI

"Eu tenho escutado alguns rappers que não necessariamente estão em começo de carreira, mas que começaram a despontar mais recentemente, como Rincon Sapiência, Cachola, Atentado Napalm e Amiri. O que me chamou atenção neles foi a qualidade lírica e a força da mensagem, são ideias que estão em sincronia com as minhas - fora as rimas do mais alto nível. Aqui vão minhas preferidas de cada um":

2. FELIPPE PIPETTA tá ouvindo... ANDRÉ ABUJAMRA

André Abujamra não é nenhum garoto em início de carreira, mas pode-se dizer que seus trabalhos sempre estão em início de carreira, dada a originalidade e o frescor das suas ideias. O disco "Mafaro", de 2010, é algo genial, de extremo bom gosto e ainda dançante! Acho que é um trabalho que não teve o devido respeito e atenção, o que é um pecado, uma heresia aos ouvidos de pessoas tão requintadas que somos. Por favor, escutem esse disco! MAFARO! Dá pra lavar louça escutando, dá pra colocar no carro pra escutar na estrada, dá pra armar uma “baladinha” em casa e chamar os amigos pra dançar (não esqueça de arrastar os móveis)... e para os amantes das letras, dá para apreciar as poesias das músicas. E se alguém está triste, escute "Mafaro" e certamente ficará feliz. Aliás, "mafaro" é 'alegria' na língua do Zimbabwe - palavras do próprio André Abujamra. O disco é, sem dúvida, o trabalho mais dançante do André e não deixou de ser “Abujamristico”. O som passeia pela maravilhosa música dos Balkans, dá uma beliscada na Jamaica e segue com toda a erudição para a África. As músicas contam com muitos sopros, um timaço de músicos, e tem produção impecável de Sergio Soffiatti. Ah, o disco também tem participação do Luiz Caldas, sensacional! Então, escute MAFARO! Escute MAFARO! (Tipo a propaganda  “compre Baton", haha).

3. KIKA tá ouvindo... MANNALU

"Eu gostei muito do disco da dupla "Manallu", das cantoras Malu Judas e Lú Negrão. Elas fazem um som que eu curto muito, um pop com arranjos vocais e um tom delicado de psicodelia. Lembrei muito dos Secos e Molhados. As letras falam de mistérios, silêncios e asas, sonham com a paz, o amor e a natureza. A minha preferida é "InNatura", que oferece uma celebração vocal como alternativa a uma vida sem "essência" - "somos seres naturais, no fundo só queremos paz".

(PS: no próximo dia 11/05, no Teatro da Rotina, a dupla faz show em São Paulo com participação da própria Kika. Saiba mais). 

 

4. GUSTAVO GALO tá ouvindo... FERA NENÉM, CORTE, BRUNA BEBER, DIMITRI

"Recentemente ouvi "Fera Nenén", uma espécie de banda punk para crianças, um lance direto, sem apelos de contos de fadas, e por isso mesmo para todas as idades. Ouvi também "Corte", banda em que a Alzira E. toca baixo e canta. É algo muito especial. A cada dia Alzira fica mais linda e doida, aquele timbre na voz, timbre singular de quem já viveu muito pela estrada. Mas tenho acompanhado menos a música que está surgindo agora.

Nos últimos meses, fui convidado pela poeta Bruna Beber para acompanhá-la tocando guitarra, e fiquei surpreso com a intensidade que poetas tem experimentado, a relação entre o som e a palavra, o ritmo das palavras. A Bruna já publicou muitos livros e é uma poeta vital hoje no Brasil. Assim como a Angélica Freitas, poeta muito marcante na produção contemporânea. Também assisti a Angélica e Juliana Perdigão misturando poesia e sons. Foi algo impressionante pra mim.

O que mais me interessou em assistir a Bruna, a Angélica, Reuben da Rocha, foram as possibilidades de experiência entre o som e a palavra ou o som da palavra. Somado a isto a apresentação radical da poesia. No "mate-me por favor", a Patti Smith fala de Mick Jagger e Jim Morrisson como poetas, menos pelas letras do que pela própria ação no palco. Sinto que a poesia, com Angélica e Bruna e Reuben, está bem viva. O rock também.

Gosto da música que o Dimitri (mais um da poesia) fez para um poema da Bruna. A canção e o poema se chamam "Você e a brisa". Mas a experiência de ver ao vivo essas experiências, mais do que qualquer link, é o que vale. E gosto demais de todo o "corte", banda que lançará daqui um mês uma lâmina afiadíssima".

5. LUIZA BRINA tá ouvindo... SARA NÃO TEM NOME

"A Sara Não Tem Nome é uma 'geniazinha', gosto muito de como ela elabora e realiza toda a sua gigantesca criatividade, transformada em canções, fotos, vídeos, textos (também os de Facebook). Seu primeiro disco foi gravado em uma residência artística na Red Bull Station e está maravilhoso. A canção que mais gosto é a Queda Livre".

6. IAN FONSECA tá ouvindo... OTO GRIS

"Dentre as centenas de artistas que conheci de perto ao chegar em São Paulo, e em meio às dezenas que me tocaram mais profundamente, talvez o que mais tenha chamado a minha atenção seja o Oto Gris. A começar pelo nome derivado do sotaque cearense ("Ôto" em substituição a "Outro") - e já me identifico com esse caráter migrante da estética -, a forma original e inventiva como esses caras tratam o formato canção é, pra mim, um golpe de ar fresco no tratamento da dita música brasileira. O seu "Avôa", de 2015, foi o disco que mais ouvi na chegada, e ele é inteiro bonito, especialmente quando desagua na minha preferida "Práticas de Mergulho-Vôo" - essa é obra-prima mesmo. As letras são poeticamente muito densas (acho raro em debuts) e a música já é despida de clichês, embora não provoque estranheza. Ainda é música simples e ligeira pro coração, bate forte. Lembra Frusciante, que adoro, mas não soa como nada que tenha ouvido antes no conjunto dos elementos. É triste mas sem drama - outro ponto de identificação pessoal -, mais escura do que clara (parece que o Gris vem daí), muito humana. Davi, Jonas e Victor são um timaço juntos - é preciso também vê-los ao vivo. Torço pra que venha coisa nova esse ano!"

+ Confira as outras edições da série “Tá Ouvindo o Que?” 1ª edição – as indicações de Pitanga em Pé de Amora, Letuce, Trupe Chá de Boldo, Bruno Morais, Móveis Coloniais de Acaju, Cacá Machado, Fabio Góes, Gabriel Mayall (Do Amor), Eduardo Valiente (Amplexos) e Selton. 2ª edição - as indicações de A Banda Mais Bonita da Cidade, Gustavo da Lua (Nação Zumbi), Katia B, Wado, Paulo Carvalho, Rael, Alexia Bomtempo, Jair Naves, Bruno Souto e Andreia Dias 3ª edição - as indicações de Lia Paris, João Rossetto, Mara Nascimento, Jussara Silveira e Márcio Lugó. 4ª edição – as indicações de Maurício Fleury (Bixiga70), Luiz Thunderbird (Tarântulas e Tarantinos), Miro de Melo (365) e Victor Nader (Optic Yellow Felt). 5ª edição - as indicações de China, Di Melo, Ellen Oléria, Felipe Cordeiro, Nuno Mindelis, Tita Lima e Victor Rice. 6ª edição - as indicações de Saulo Duarte, Ian Ramil, Meno del Picchia, Marcia Castro e Missionário José.
7ª edição - as indicações de Blubell, Iara Rennó, Mauricio Pereira, Pedro (Mustache & Os Apaches) e Tatá Aeroplano
*** arte | marina malheiro
Quem escreveu
Eduardo Lemos

Jornalista, ex-aluno de futuro promissor, ex-músico de gosto duvidoso e ex-meia direita que já fez gol que saiu no jornal.

Comentários
Postagens relacionadas

24/08/2017 Entrevistas

Chá das 4 e 20 Músicas | Maneva

Shows relacionados