Playlist CARIOCA da Fernanda Abreu

Saiu a Playlist totalmente Carioca da Fernanda Abreu no Spotify do Azoofa!

 

Fernanda Abreu fez um dos shows mais comentados desta edição do Rock in Rio. A artista se apresentou no primeiro dia do evento e seu "Amor Geral" levantou o público e conquistou a crítica. Sua próxima parada será no projeto Trampolim que acontece na CAIXA Cultural São Paulo, dia 4 de outubro. A cantora e compositora vai bater um papo afetivo, descontraído e musical com o pesquisador e diretor artístico Marcus Preto. O evento é gratuito. Quer dica melhor?

 

Fernanda é carioca e já cantou em verso e prosa os ônus e os bônus de ter nascido na capital cultural do país. O álbum "Amor Geral", lançado ano passado após um período de dez anos sem lançar discos, é leve e aponta um olhar reflexo na vida da artista de 54 anos.

 

 Eu sou fã da artista desde que ela cantava ao lado de Evandro Mesquita na banda Blitz e isso faz muito tempo. Por isso, aproveitando que ela é a convidada que vai encerrar a temporada 2017 do TrampoliM - um dos projetos mais legais que conheço (modéstia à parte já que a curadoria é minha! rs!) - pedi que indicasse OITO músicas que tivessem a mesma "vibe Cidade Maravilhosa" da sua antológica "Rio, 40 graus".

 

Antes, claro, trocamos uma ideia por email e divido com vocês. Sigam-nos os bons!

 

 FP: O que mudou, artística e pessoalmente, na Fernanda do início de carreira que queria ser cantora e viver de arte pra artista consagrada do POP Nacional que você se tornou?

FA: Nesses 35 anos de carreira sendo  27 anos de carreira solo, de muito trabalho e muitas conquistas continuo com a mesma energia e desejo de realizar meus sonhos criando minhas musicas, meus shows, meus projetos sempre me desafiando e tentando ousar dentro da minha linguagem estética e musical.

 

FP: O período pré lançamento de "Amor Geral", seu sexto disco de estúdio, foi difícil pra você. Como transformar dor em arte?  

FA: Quando a gente sofre, a gente aprende, amadurece e esse processo pode ser inspirador e criativo se você está disposto a aceitá-lo e se expor. Talvez por isso esse seja o meu disco mais autobiografico. Foi o que consegui criar diante do que a vida estava me apresentando.

 

FP: "Amor Geral" traz dez canções sendo nove assinadas por você. O que lhe inspira a compor? Tudo pode virar música?

FA: Sim! Tudo pode virar musica! Um olhar, uma foto, uma historia de um amigo, uma notícia, um desejo, um silencio, um sentimento, um filme, um quadro, uma frase… O que me inspira é o que me chama atenção pra continuar pensando e sentindo sobre aquilo até virar musica.


FP: Você tem acompanhado a nova geração de artistas surgidos na virada do milênio? Se sim, quais impressionam você ou têm sinergia com sua arte? Tem planos de "trocar" artisticamente mais com esta nova geração?

FA: Na minha trajetória sempre fiz parcerias com artistas novos e talentosos. Fiz parcerias com Pedro Luis e Rodrigo Maranhão no inicio da carreira deles, trabalhei com Berna Ceppas e Chico Neves que viraram grandes produtores musicais, Deborah Colker que é uma grande referencia em dança no Brasil. E nesse disco Ämor Geral trabalhei com Qinho, Gui Marques, Sergio Santos, Pedro Bernardes, todos jovens produtores e músicos talentosos. Eu adoro conhecer e trabalhar com gente nova!

FP: Pra finalizar, se você pudesse atualizar a letra da música "Rio, 40 graus", lançada no início dos anos 90, que parte você mudaria? (Ou não mudaria nada?)

FA: Eu não mudaria uma linha. É incrível como ela é atual apesar de ter sido composta ha 25 anos. Essa é a definição de “clássico”, né? Essa musica continua sendo a tradução do Rio de Janeiro, parece que foi composta hoje!

 

Quem escreveu
Fabiane Pereira

Fabiane Pereira é jornalista, pós-graduada em Jornalismo Cultural pela ESPM e em Formação do Escritor pela PUC-Rio. É mestranda em Comunicação, Cultura e Tecnologia da Informação no Instituto Universitário de Lisboa. É curadora do projeto literário Som & Pausa e toca vários outros projetos pela sua empresa, a Valentina Comunicação. É apresentadora do programa Faro na rádio carioca SulAmérica Paradiso FM (95.7 FM).

Comentários
Postagens relacionadas

18/10/2017 Geral, Entrevistas

FALA-SE DE MÚSICA #13

05/10/2017 Geral, Entrevistas

FALA-SE DE MÚSICA #12 | Qinho

27/09/2017 Entrevistas

Playlist CARIOCA da Fernanda Abreu

Shows relacionados