Lançamentos de outubro

Disco novo do Emicida e clipes do Moons, Luiza e os Alquimistas, The Breeders e mais para fechar o mês!


Capa do disco Amarelo

 

EMICIDA, AMARELO

Depois do reboliço com o clipe de 'AmarElo', com participações de Majur e Pabllo Vittar e referência a Belchior, o rapper paulista lança finalmente o disco homônimo. No disco, ele canta com Zeca Pagodinho, reforça parecerias antigas, como a com o duo Ibeyi, tem Larissa Luz, Fernanda Montenegro... o rapper abraçou o mundo. Uma das canções mais bonitas é 'Quem Tem um Amigo (Tem tudo)', uma póstuma parceria de Wilson das Neves (1936 – 2017) com Emicida.

 

 

MOONS, INSIDE OUT

Faixa de Dreaming Fully Awake, terceiro disco do sexteto mineiro Moons lançado pela Balaclava Records, a música fala sobre memórias e o poder transformador do amor. Escrita por André Travassos, a letra detalha o dia em que seus pais se separaram no início da década de 90 e os desdobramentos do fim dessa relação.


O vídeoclipe por sua vez, com imagens de 1978 gravadas em uma câmera Super 8, navega nas memórias da família do guitarrista e gaitista Digo Leite, e se passa na mesma casa que a banda gravou seu último trabalho, que é também representada na capa do disco.

 

 

LUISA E OS ALQUIMISTAS, GAROTA LIGEIRA

A faixa do recém-lançado disco Jaguatirica Print ganhou clipe em clima de praia e sol. O trabalho conta com belas imagens das praias de Madeiro e Pipa no Rio Grande do Norte, que foram contaminadas recentemente após serem atingidas por resíduos de petróleo.

 

 

THE BREEDERS, WALKING WITH A KILLER

Novo vídeo da banda traz imagens vintage e reforçadas por animações. 'Walking with a Killer' faz parte do álbum All Nerve (2018), seu primeiro álbum em uma década e em 25 anos reunindo a icônica formação do Last Splash, de Kim Deal, Kelley Deal, Josephine Wiggs e Jim Macpherson.

 

 

LUIZA LIAN, IARINHAS

A cantora e compositora Luiza Lian acaba de lançar o clipe de mais uma faixa de seu último disco, Azul Moderno. Em 'Iarinhas', uma criança acorda no meio da noite e é capaz de sentir a presença das águas soterradas pela cidade. Numa jornada onírica, ela navega pela cidade de São Paulo, guiada pela música.

 

 

DONA CISLENA, TEMPOREI

A banda passou o último semestre do ano presenteando os fãs com diversas faixas que fariam parte do álbum inédito Temporei. Agora eles lançam as músicas restantes: 'Estranhacomoeu', 'Envelhecer' (com Selvagens à Procura de Lei) e 'Dejaneiro'.

 

"Definimos que faríamos esse álbum no fim do ano passado, já tínhamos algumas músicas e algumas nem entraram no disco, outras nasceram no meio do caminho", comenta o guitarrista Guilherme de Bem.

 

 

***

 

Plebe Rude (Foto: Caru Leão)

 

PLEBE RUDE, A MESMA MENSAGEM

O novo single da Plebe Rude, "A Mesma Mensagem", faz parte do álbum duplo Evolução, que terá o lançamento dividido em dois volumes, o primeiro previsto para 6 de dezembro e o segundo para o primeiro semestre de 2020. A música joga luz às religiões e promove um questionamento sobre a pluralidade e convivência pacífica entre diferentes tipos de fé.

 

 

Pélico (Foto: Caroline Bittencourt)

 

PÉLICO, QUEM ME VIU, QUEM ME VÊ

O cancionista paulistano Pélico lança seu novo álbum, Quem Me Viu, Quem Me Vê, com produção de Dudinha e Régis Damasceno. Clayton Martin (bateria), André Lima (piano elétrico e sintetizadores) e Régis Damasceno (guitarras e baixo) formam a banda que participou do registro.

 

 

G T'AIME, RUNAWAY

Quase dois anos depois de lançar o seu disco de estreia, homônimo, o duo G T'AIME (Geanine Marques e Rodrigo Bellotto) lança o single/clipe "Runaway". A faixa foi produzida pelo requisitado produtor musical Plínio Profeta e foi gravada no Estúdio Fibra, na Barra da Tijuca (RJ).

 

 

FERNANDO TRZ, SOLSTÍCIO

O pianista, compositor e produtor musical Fernando TRZ lançou o álbum Solstício, trabalho com sete faixas autorais que dialogam com a cena do jazz contemporâneo, mesclando elementos do neo soul, hip hop, rare grooves e música eletrônica. O disco traz diversas participações de artistas de outros projetos em que TRZ atua/atuou, como Liniker e os Caramelows, Cérebro Eletrônico, Pipo Pegoraro, Thiago Carreri, Dani Nega, entre outros.

 

 

JOSYARA E IZEM, IARA CORRENTEZA

Chegou às plataformas digitais o novo single da cantora e compositora Josyara. "Iara Correnteza" vem aprofundar a pesquisa que a artista começou em seu disco Mansa Fúria, lançado em agosto do ano passado, unindo o regional com o eletrônico, se unindo ao beatmaker francês iZem no single que foi gravado em julho deste ano no estúdio do mesmo, em Lisboa.

 

 

 

Obinrin Trio (Foto: Filipa Aurélio)

 

OBINRIN TRIO, AQUELE GINGADO

A Obinrin Trio inicia uma nova fase em sua carreira e apresenta o single inédito "Aquele Gingado" e lança uma campanha de financiamento coletivo para a gravação de seu primeiro álbum, Origem - acesse aqui. A faixa é a primeira música composta pelas três integrantes da banda: Elis Menezes, Raíssa Lopes e Lana Lopes.

 

 

***

 


 

RASHID, TÃO REAL - SEGUNDA TEMPORADA

Depois da Primeira Temporada, lançada em setembro deste ano, Rashid traz a Segunda Temporada de seu sétimo álbum solo, Tão Real. O trabalho se apropria da ideia de "maratonar", termo comum para quem segue séries de vídeo. Agora, aplicando o conceito à música, o rapper apresenta um projeto dividido em temporadas, oferecendo novas opções a serem exploradas dentro de um álbum musical. Tão Real é apresentado com um documentário e um site especial, no qual é possível navegar por conteúdos extras, como um podcast, além de poder comentar as faixas e baixar os posteres oficiais. Rincon Sapiência, Duda Beat, Drik Barbosa e Wesley Camilo participam do registro.

 

 

Aláfia (Foto: Vinícius Barros)

 

ALÁFIA, LITURGIA SAMBASOUL

Quarto registro de estúdio da banda, Liturgia Sambasoul alia o sambasoul setentista com a espiritualidade afro-brasileira e a música urbana. São 13 faixas cantadas com leveza sobre esperança e união, com roupagem contemporânea e exclusiva. "A mensagem é muito mais sobre agregar do que dividir. Sempre somos guiados pelo passado e reinterpretamos o nosso presente. Aprendemos muito com os que vieram antes. Aláfia, hoje, é um estilo de vida. Como foi Sun Ra e sua Orquestra, o Parliament Funkadelic, os Novos Baianos ou a Banda Black Rio", ressaltam.

 

 

DONA CISLENE, BLOCO DE FAIXAS - TEMPOREI

Depois de tocar no Rock in Rio, a banda brasiliense lança mais um bloco de faixas que fazem parte do álbum Temporei: "Loraluz" e sua versão acústica, "Vagabundovivebem" e "Bandiva". "Considero que esse é o bloco com mais músicas diferentes, em três pegadas diferentes. Tem hardcore, pegada intimista e uma música totalmente dançante e pra frente. É o que queremos passar com o terceiro disco, que nenhuma música se pareça com outra, dez lançamentos distintos e cada um com sua personalidade", comenta Bruno Alpino, frontman da banda.

 

 

ROTA 54, NÁUSEA

A banda Rota 54, formada em 2008, lançou o quarto disco, Náusea. O lançamento é a primeira aposta do selo Kaos, do veterano do punk rock Clemente Nascimento (Inocentes, Plebe Rude). "O Rota 54 faz punk raiz com um frescor surpreendente, letras fortes e canções para assobiar nas esquinas dos guetos, eu tinha que lançar esse disco", conta Clemente. Influenciada por clássicos do punk 77, como The Clash, Sex Pistols, Ramones e Cock Sparrer, a banda materializa o momento atual com o sentimento de revolta que consagrou o punk rock como música de resistência.

 

 

BAD WOLVES, CRYING GAME

A banda estado-unidense de rock lançou a nova faixa "Crying Game", de seu próximo álbum N.A.T.I.O.N., com lançamento previsto para 25 de outubro, via Eleven Seven Music.

 

 

 

Asa (Capa: Divulgação)

 

ASA, LUCID

A cantora e compositora franco-nigeriana Asa lança seu novo álbum, Lucid, com músicas cantadas em inglês e iorubá - lúngua falada no sudoeste da África, principalmente na Nigéria. A cantora acabara de superar o fim de um relacionamento intenso, e tanto o desgosto quanto a cura deram o tom para Lucid, seu álbum mais pessoal e revelador até o momento.

 

 

Sandro (Foto: Divulgação)

 

SANDRO, QUANDO É PRA VALER

"Quando é Pra Valer" é o novo clipe do músico, cantor e compositor SANDRO. A faixa integra o EP LOVE DANCE CAFE e traz a participação especial da cantora Natália Noronha, da banda Plutão Já Foi Planeta. O clipe foi dirigido por Bruno Queiroz.

 

 

CLARA X SOFIA, SEU FIM EM MIM

Clara X Sofia lançam o single "Seu Fim Em Mim", acompanhado de videoclipe. A faixa é uma parceria inédita entre Clara, autora da letra, e Pedro Calais, vocalista da banda mineira Lagum. Ainda neste ano, a dupla traz novas canções, com participações de Rogério Flausino e Paulinho Fonseca, do Jota Quest.

 

 

***

 

Flavia K (Foto: Johnny Moraes)

 

FLAVIA K, JANELAS IMPREVISÍVEIS

O primeiro álbum da cantora Flavia K, intitulado Janelas Imprevisíveis, é resultado de uma sequência de anos dedicados a traçar uma ponte entre o rebuscado e o casual, abrindo espaço para um jazz autoral com a diversidade da música contemporânea. Pianista de formação, a artista propõe um contraste entre o bucólico e o urbano, como nas faixas "Canção do Sol" e "Atelier do Silêncio", com participações de Roberto Menescal e Slim Rimografia, respectivamente.

 

 

JÃO, ENQUANTO ME BEIJA

Uma das vozes mais marcantes da nova geração da música pop, brasileira, Jão lança o single "Enquanto me Beija", disponível em todas as plataformas digitais. A faixa, que dá início à divulgação do disco ANTI-HERÓI, seu segundo álbum de estúdio, vem acompanhado de um clipe, dirigido pela Produtora UFO.

 

 

GABRIELA VIEGAS, ACESO

Natural de Contagem (MG), Gabriela Viegas apresenta o clipe do single "Aceso", trabalho co-dirigido e editado pela própria artista, com participação de Marina Sena. A canção faz parte de seu EP de estreia, PORVIR, lançado em julho deste ano. Segundo a cantora e compositora, o trabalho "é sobre mim, mas também é sobre o mundo. Sobre a mãe natureza, o poder feminino, as dores da alma e da mente. Uma carta amiga à todas as pessoas que, como eu, sentem tudo tão intensamente".

 

 

BRUNO SOUTO, MÁQUINA DO TEMPO

O primeiro single que comemora os 15 anos de carreira do pernambucano Bruno Souto, "Máquina do Tempo", foi gravado originalmente no primeiro disco da banda Volver. Agora, com nova roupagem, já pode ser ouvida nos serviços de streaming. Bruno já lançou três discos com a Volver e mais dois álbuns em sua carreira solo: Estado de Nuvem (2013) e Forte (2016). Atualmente, prepara seu próximo trabalho, que celebra os 15 anos de estrada, previsto para sair neste semestre sob o nome Valsa.

 

 

JAIR NAVES, DEUS NÃO COMPACTUA

Um dos primeiros singles a ser divulgado do álbum Rente (2019) - listado como um dos melhores discos do ano até agora pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), "Deus Não Compactua" ganha vídeo, com direção de Daniel Barbosa e José Menezes e direção de fotografia por André Dip. Ao lado de Jair, os músicos Renato Ribeiro (guitarra), Rob Ashtoffen (baixo) e Lucas Melo (bateria) dão o tom do clipe, atravessado por imagens de arquivo e panorâmicas de Jair na cidade de São Paulo. "Desta vez resolvemos adotar um estilo de edição infinitamente mais rápido, mesclando imagens da banda com colagens de imagens aparentemente desconexas, fazendo alusão à quantidade massacrante de diferentes informações que consumimos diariamente nos tempos atuais", explica o compositor.

 

Jair Naves (Foto: Meredith Adelaide)

 

LAIKA NÃO MORREU!, LAIKA NÃO MORREU!

A banda Laika Não Morreu! lançou o clipe que dá nome a banda e conta a história da cadela que foi enviada ao espaço pelos soviéticos, em novembro de 1957. Laika, prometida a cumprir sua missão em sete dias, não resistiu ao primeiro dia e faleceu por conta da alta temperatura no local. "Toda a história do experimento comove e causa reflexão. O fato de ser sido uma cadela, uma fêmea a ir ao espaço pela primeira vez, torna tudo ainda mais emblemático e, de certa forma, inspirador. Vale lembrar que Laika foi a escolhida, entre tantos outros cachorros, por ser a mais dócil, mas também por ser a mais forte e resistente. É impossível não ver similaridades entre essa história e os dias de hoje, onde muitas mulheres ainda sofrem com vulnerabilidade, desigualdades, abusos, e até morte, que são causadas, majoritariamente por relacionamentos abusivos. Onde nos vemos numa relação totalmente desiquilibrada, de objetificação, posso e interesse", declara Gisele Lira, vocalista da banda.

 

 

***

 

 

LUÍSA E OS ALQUIMISTAS, OLHOS DE TOCHA

A primeira música de trabalho do disco Jaguatirica Print, o terceiro da banda potiguar, ganha videoclipe. O álbum vem com apoio da Natura Musical. Assista ao vídeo:

 

 

ROBERTA CAMPOS E ELIDA ALMEIDA, TA DUE

Parceria entre a brasileira e africana. A música é essencialmente cantada na língua crioula de Cabo Verde, com alguns trechos em português na voz da artista brasileira. "É uma canção sobre o sofrimento que sentimos quando não podemos amar livremente. Às vezes apaixonamo-nos mesmo quando a nossa vida não o permite", diz Elida. Ela ouviu Roberta pela primeira vez na trilha de uma novela e ficou fã da brasileira. Ouça a música:

 

 

MIRANDA KASSIN, SUBMERSA

A cantora apresenta seu segundo disco solo. "Essa é a realização de um desejo profundo de contar histórias que permitam às pessoas se identificarem e se conectarem", diz ela sobre o trabalho. O disco traz tons de R&B com pitadas de soul e de pop, e abre mão das guitarras em favorecimento dos teclados e synths. A base é sólida e construída em um encontro íntimo entre baixo e bateria. O resultado é um som mellow, gostoso, moderno e sensual. Ouça:

 

 

EDITORS, SMOKERS OUTSIDE THE HOSPITAL DOORS

Para promover a coletânea Black Gold, que sai no dia 25, a banda lançou uma versão acústica da faixa, originalmente lançada em 2007. Ouça aqui.

 


Quem escreveu
Andréia Martins

É jornalista, trabalhou com edição e reportagem nos portais Vírgula, Globo.com e UOL cobrindo música, política e internacional. Hoje segue na redação e também é editora do Roteiros Literários, sobre literatura e viagem, e do blog Quadrinhas, sobre quadrinhos feitos por e sobre mulheres.

Comentários
Postagens relacionadas

13/11/2019 Geral, Entrevistas

LUCAS, DA MAGLORE, LANÇA CLIPE SOLO

08/11/2019 Geral

LANÇAMENTOS DE NOVEMBRO

07/11/2019 Geral, Entrevistas

O MANIFESTO AFRO, POP E ROCK DE CHICO CESAR

04/11/2019 Geral, Entrevistas

JÁ OUVIU: DENITIA

Shows relacionados
CLUBE DO BALANÇO
13/12/2019 - 22:00 hs
Estação Marquês
R$25 a
R$50
comprar
CLUBE DO BALANÇO
SIM SÃO PAULO 2019
05/12/2019 - 12:00 hs
até 08/12/2019 - 12:00 hs
Vários Locais
SIM SÃO PAULO 2019
JAZZ IN FESTIVAL
03/12/2019 - 21:00 hs
até 07/12/2019 - 17:00 hs
Teatro Porto Seguro
JAZZ IN FESTIVAL
EVA WILMA
29/11/2019 - 21:00 hs
até 30/11/2019 - 21:00 hs
SESC Ipiranga
EVA WILMA
NOMADE ORQUESTRA
29/11/2019 - 20:30 hs
até 30/11/2019 - 20:30 hs
SESC Av. Paulista
NOMADE ORQUESTRA
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
19/11/2019 - 00:00 hs
até 30/11/2019 - 00:00 hs
Vários Locais
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA