LANÇAMENTOS DE NOVEMBRO

09/11/2019

1º single solo de BNegão e clipes de Letrux, Negra Li, Marcelle, Romero Ferro e mais. Dê play!

 

O rapper Bnegão (Foto: Felipe Diniz)

 

BNEGÃO | INJUSTIÇA

Em seu primeiro lançamento solo, o rapper provoca em estilo rocksteady. A música é uma regravação turbinada da original de 2006: uma parceira com a extinta Firebug (banda paulista de ska, da qual faziam parte o produtor e baixista novaiorquino Victor Rice e o vocalista Maxado, que repete a parceria nesta nova versão, emprestando voz e melodia para o refrão).

 

Este é o primeiro de uma série de lançamentos de BNegão, em paralelo à tour de despedida do projeto BNegão & Seletores de Frequência. Os Seletores seguem como banda instrumental e com disco de estreia programado para 2019.

 

Capa do single 'Injustiça', por @cartunistadascavernas

 

LETRUX | PURO DISFARCE

O disco Noite de Climão segue rendendo e mais uma faixa ganha videoclipe. Assista:

 

 

NEGRA LI | BRASILÂNDIA

Novo clipe de mais uma música do disco Raízes, da cantora paulistana. O vídeo é dirigido por André Drum e Felipe Vieira e tem edição de Allex Deracco.

 

 

MARCELLE | MEMÓRIA

Cantora e compositora sergipana radicada em São Paulo, Marcelle lança "Memória", primeiro clipe de seu novo disco discoNeXa. Dirigido e produzido pela Aterro Filmes, o clipe foi filmado no Condomínio Cultura. "É uma releitura despretensiosa da cena final do filme 'Flashdance'. A quebra do parâmetro da dança clássica com os beats tropicais da canção", conta Marcelle.

 

 

KASSIN | RELAX (TOM EXCELL REMIX)

Com o álbum RELAX, lançado em 2018, Kassin conseguiu driblar assuntos sérios com bom humor, cantando o mundo dos acordados com muito suingue e maestria. Após entrar em várias listas de melhores do ano, no Brasil e exterior, e concorrer ao Grammy Latino, o álbum tem rendido frutos e novas parcerias até hoje. Previsto para sair no início de 2020, RELIX contará com remixes assinados por nomes como Boogarins, DJ Meme, a norte-americana Denitia e o britânico Tom Excell, entre outros. O primeiro single, com Tom, acaba de sair. Ouça aqui.

 

 

ANAVITÓRIA | N

Quando Ana Clara Caetano e Vitória Falcão entraram em estúdio para gravar N, 3º disco da dupla ANAVITÓRIA, o autor das oito canções que elas regravariam não fazia a menor ideia do que estava acontecendo. Para que o segredo pudesse ser mantido até o último minuto, todos os trâmites legais - como as autorizações para regravações - foram resolvidos na surdina pela mulher e pelo empresário de Nando Reis.

 

No repertório, elas priorizaram suas canções preferidas do ex-Titã: 'Pra Você Guardei o Amor', 'Relicário', 'As Coisas Tão Mais Lindas', 'Espatódea', 'Quem Vai Dizer Tchau?', 'All Star', 'Por Onde Andei' e 'Dois Rios' (de Nando com Lô Borges e Samuel Rosa). O resultado você ouve em N, já disponível em todas as plataformas digitais. A produção foi de Tó Brandileone, do quinteto 5 a Seco.

Ouça e baixe aqui.

 

 

ROMERO FERRO | VERDADEIRO AMOR

Revelação pop de 2019, o cantor lança o clipe de mais uma faxia do disco Ferro, que tem participações de Otto, Duda Beat, Mel e Hiran. A direção é de Flávio Lamounier e Rodrigo Ladeira.

 


 

RITA ZART | EP O QUE RANGE

O Que Range é o EP de estreia da cantora, compositora e produtora musical Rita Zart (entre outros trabalhos, assinou a trilha do premiado filme 'Tinta Bruta'). Agora, a gaúcha assume os vocais e composições das 6 faxias do EP, com referências que vão de Os Mutantes, The Who, até a vanguarda paulistana. "Falo sobre inquietudes, memórias, alegrias e dores de existir sendo mulher no Sul do Brasil e deixo fluir o desejo de me expressar. O Que Range demorou pra vir e veio espinhento, um processo exposto. Nele me coloco em situação de desconforto, terreno íngreme, pontiagudo, corda bamba", diz a cantora. Ouça aqui:

 

 

GLORIA GROOVE | SEDANAPO

A cantora solta mais um clipe das faixas do EP Alegoria. 'Sedanapo' é uma música que conta a história de uma paixão não correspondida. Repetindo a bem sucedida parceria com os produtores Pablo Bispo, Ruxell e Sérgio Santos, conhecidos como Dogz, Gloria classifica o single como um pop-reggae-fofo, "a música é uma simples gíria de quebrada que figura toda uma história lúdica sobre ser a segunda opção de alguém".

 

 
***

 

NEY MATOGROSSO | BLOCO NA RUA

O disco - e também DVD - é um registro ao vivo do show da turnê homônima realizado em julho. Na capa do álbum e do DVD, Ney usa um capuz dourado, figurino criado pelo estilista Lino Villaventura. O disco traz 'Bloco na Rua', de Sergio Sampaio, e ainda 'Sangue Latino' e 'Mulher Barriguda', dos Secos & Molhados.






LABAQ | DRAMA GRIS (ACÚSTICO)

A faixa do segundo disco da cantora, Lux, ganha uma versão acústica. 'Drama Gris' fala de um jeito subjetivo e poético de questões ambientais, uma das principais preocupacões da artista, tema que vem tomando cada vez mais sua obra. Em dezembro, ela lança outra faixa do disco em versão desplugada.

"O Lux foi meu momento de expurgar, vomitar incômodos, idéias e quase nenhuma leveza, porque eu me sentia assim, nesse lugar. As versões acústicas são minha própria necessidade de calma agora."



U2 | AHIMSA

Para marcar a primeira visita do U2 à Índia, a banda irlandesa lançou 'Ahimsa', em parceria com o lendário compositor indiano A.R. Rahman, que já venceu dois Grammy e dois Oscar. Ahimsa é a palavra em sânscrito para não-violência.

 

 

ALEX SIEGEL | UP ALL NIGHT

Colecionando milhões de plays nas plataformas digitais, o cantor, compositor e produtor californiano Alex Siegel acaba de lançar seu novo EP Up All Night, com seis novas faixas, que chega acompanhado do videoclipe de 'Too Late'. Combinando elementos do pop dos anos 1960 com lo-fi hip-hop e as paisagens sonoras da música eletrônica, as músicas de Alex são poderosas, honestas e familiares. Algumas de suas maiores influências incluem João Gilberto, Miles Davis e Bill Evans.



 

ORQUESTRA SANFÔNICA DO RIO DE JANEIRO


O grupo que toca há quatro anos lança agora seu primeiro disco autoral, que leva o nome de 'Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro'. "Neste CD está o registro cuidadoso daquilo que fazemos de melhor", diz o maestro Marcelo Caldi, que ousou apostar no repertório autoral, em 15 faixas inéditas, marcadas pela diversidade rítmica, por melodias singelas, evocando a festa, a celebração, a dança, o encontro alegre com as pessoas. São baiões, xotes, maxixes, choros, valsas, quadrilhas... revisitados dentro de uma linguagem singela, em que se destaca a sonoridade coletiva.

 

(Capa do CD traz xilogravuras e ilustrações de Beto Albarus)

 

ZOIO 3D | SUA CANÇÃO

O MC e rapper da zona leste de São Paulo mostra mais um clipe de seu recém-lançado disco Paz e Bem. O som da vez, fala sobre lealdade e amor e contou com um refrão especial do cantor POP Black.



 

***

 

EMICIDA | PEQUENAS ALEGRIAS DA VIDA ADULTA

Mais uma faixa do disco AmarElo ganha clipe. A música que tem participação de Marcos Valle, traz o ator Aílton Graça protagonizando o vídeo. A ideia do vídeo é mostrar as pequenas alegrias que compõem nosso dia a dia.

 

 

 

EDGAR | LÍQUIDA

O clipe dirigido por André Oliveira segue a pegada ecológica que o artista propõe em suas músicas e no próprio figurino. Um personagem aquático faz uma provocação subjetiva sobre as políticas públicas, ou seja a responsabilidade das ações sustentáveis é de todos: governo, setor privado e consumidor.

 

"Alimento essa preocupação com o planeta em que vivo, respeitando as diferenças entre os seres humanos e propondo as conexões, através das coisas que temos em comum. Esse é o poder da música: compartilhar e conscientizar", afirma Edgar. Assista:

 

 

RUBEL E ANAVITÓRIA | PARTILHAR

"Essa gravação é resultado de um encontro que aconteceu já faz quase quatro anos. Bem no começo das nossas carreiras, a gente se conheceu, teve muita sintonia e muita vontade de gravar alguma música juntos. Acabou que na época, a vida nos levou para caminhos diferentes. Esse ano, ficou evidente que 'Partilhar' era uma música que pertencia muito tanto ao meu universo quanto ao delas", afirma Rubel. Bem, depois de cada um tocar a faixa em seu repertório, eles resolveram fechar a parceria. Assista ao clipe:

 

 

APELES | PÁSSARO NU

Música do disco CRUX ganhou clipe gravado no centro de São Paulo em uma madrugada vazia do ponto de vista do compositor paulistano.

 

 

***

 

PAULO HO E LETRUX | SINASTRIA

Amigos, a dupla lança música já com clipe que é pra não perder tempo. A faixa, que faz parte do novo EP de Paulo, Brutal, vem como um aperitivo do projeto, previsto pra ser lançado em janeiro de 2020.

 

 

TIAGO IORC | BILHETES

O cantor lança mais um single do projeto Acústico MTV. A música faz parte do disco Reconstrução, lançado no início deste ano.

 

 

MARIANA AYDAR | MAKING OF DE CONDUÇÃO

A cantora lança este mês o terceiro EP do projeto Veia Nordestina. Para já ir aquecendo, ela lançou o making of da música "Condução", com os bastidores da gravação e a história de como a canção foi composta e gravada. Assista:

 

 

THOM YORKE | LAST I HEARD (...HE WAS CIRCLING THE DRAIN) 

O curta-metragem de 5 minutos, realizado no estúdio experimental Art Camp, no Brooklyn, é ambientado em um mundo de sonhos inspirado em fragmentos da imaginação de Thom Yorke e Stanley Donwood. A faixa integra o último disco do cantor, ANIMA.

 

 

LINN DA QUEBRADA | ORAÇÃO

"Estamos vivas". É assim que Linn da Quebrada explica a inspiração motriz de "Oração", seu mais novo single-clipe. A faixa tem produção musical da Mahmundi. Com diversas participações especiais, ou melhor, essenciais, o vídeo é, nas palavras de Linn, "um ritual de preservação e celebração de nossas vidas, de cuidado e proteção. 'Oração' não é sobre mim. É sobre nós, por nós e para nós. E também sobre o que desatamos para vivermos outras experiências", reflete a artista.

 

 

THE RACONTEURS | SOMEDAYS (I DON'T FEEL LIKE TRYING)

A banda liderada por Jack White lança clipe de uma das faixas do disco Help Us Stranger. Eles tocam no Brasil no dia 15 de novembro, no Popload. O vídeo foi dirigido por Ben Chappell e apresenta com destaque a icônica House On The Rock, em Spring Green, WI.

 

 

SOCIEDADE BOÊMIA | NADA A VENDER

A banda paulistana Sociedade Boêmia está de volta, após um período de quatro anos de pausa em seus trabalhos, com o lançamento do single "Nada a Vender", cuja mixagem ficou a cargo do conceituado produtor internacional Lampadinha. "Estamos muito felizes com a volta da banda neste momento. Acredito que todos nós evoluímos como músicos e como pessoas, mas a paixão pela música pesada continua a mesma", comenta o guitarrista Adam Fares. Ouça aqui o single.

 

 

 

HOLGER | NÃO VOU ME DISTRAIR

Esse é o primeiro registro visual de Relações Premiadas, quarto disco do grupo lançado no final do ano passado pela Balaclava Records. O clipe traz uma animação do quadrinista curitibano DW Ribatski, que também assina a concepção. Parceiro de longa data da banda, ele já assinou as capas do disco Ilhabela, do EP Sexualidade e Repressão e do último disco. 

 

 

MAD SNEAKS | DEAD KILLER

A banda acaba de lançar seu mais novo single com um convidado mais do que especial: Page Hamilton, líder da lendária banda Helmet (EUA) nos vocais e guitarras. O single também foi produzido por ele.

 

 

LAURA PETIT | PELADA POR ESPORTE

"A princípio, quando decidi gravar um novo álbum, imaginei que pouco teria mudado desde então. Que os temas e a estética buscada seriam semelhantes e, por algum tempo, tive receio de me repetir e fazer uma segunda versão de um mesmo trabalho. Esse medo durou pouco tempo. O processo de composição deste novo disco foi diferente desde o princípio, quando outras esferas artísticas passaram a me influenciar", diz Petit. Pelada por Esporte marca um olhar diferente e fora do universo decadente da temática do álbum anterior, voltando-se para dentro. Assista ao clipe "Namorado":

 

 

ANNA TRÉA | DE ONDE VEM

Quase que como um mantra à procura de respostas, "De onde vem?", o novo single de Anna Tréa, traz nas forças das palavras uma maneira divertida e curiosa de mergulhar nas raízes terra, do próprio corpo e da própria essência. "Fui convidada para interpretar uma música por conta de sua brasilidade, por ter um mood tropical. Os meninos acharam que tinha a ver comigo. Fiquei tão feliz quando a ouvi! Ela tem uma singeleza que me encanta! Ao mesmo tempo é profunda, convida a reflexões, tem leveza", disse a artista. Ouça aqui.

 

 

ROBERTA CAMPOS E VITOR KLEY | FIQUE NA MINHA VIDA

Em turnê do seu recente DVD Todo Caminho É Sorte, Roberta Campos convidou Vitor Kley para um dueto em "Fique Na Minha Vida". A faixa chega aos aplicativos de música pela gravadora Deck. O single tem sua letra composta pela própria Roberta. 'Dorme no meu peito, faça o seu ninho em mim', diz um dos versos. De acordo com a cantora, sua vontade de convidar o autor de "O Sol" surgiu por achar que suas vozes combinariam bem. 

 

Quem escreveu
Andréia Martins

É jornalista, trabalhou com edição e reportagem nos portais Vírgula, Globo.com e UOL cobrindo música, política e internacional. Hoje segue na redação e também é editora do Roteiros Literários, sobre literatura e viagem, e do blog Quadrinhas, sobre quadrinhos feitos por e sobre mulheres.

Outras matérias e entrevistas