LANÇAMENTOS DE DEZEMBRO

06/12/2019

Tem clipe-despedida da Letrux, single de Mano Brown, playlist do Supervão, Kassin, Rincon Sapiência e mais

 Letrux no DVD Em Noite de Climão (Foto: Sillas Henrique)

 

 atualizada em 27.12

 

LETRUX, 5 YEARS OLD

A cantora Letícia Novaes encerra 2019 se despedindo do disco Em Noite de Climão, turnê que a levou para todos os cantos do país desde 2017. Em dezembro ela lançou o DVD Em Noite de Climão, fez o último show da turnê e deu um presente de Natal para os fãs: o último clipe do disco. No show que fez no Cinejoia, encerrando o ano e a turnê, ela contou que não vai mais cantar essa música nos shows do próximo disco que está em produção. Assista ao clipe:

 

 

RINCON SAPIÊNCIA, PRIMEIRO VOLANTE (VERSO LIVRE)

Neste clipe o rapper volta ao bairro onde nasceu, a Cohab 1, na zona leste de São Paulo. A faixa encerra o seu recém-lançado álbum "Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps". A direção é de Marco Loschiavo.

 

MANO BROWN, DEZEMBRO É FESTA

Mais um presente de Natal para a galera, single inédito do rapper paulista. Produzido pelo próprio Brown com apoio de DJ Dri, o vídeo traz recortes de imagens de momentos especiais da vida dele.

 

 

 

ČAO LARU, QUERO FALAR

Encerrando 2019, o grupo franco-brasileiro lança clipe onde debate a utilização exagerada dos recursos naturais e o destino do lixo produzido. Nicolle Bello, autora da música, conta que a letra partiu da reflexão de que "quando a gente vai jogar o lixo 'fora', devemos pensar, pois não existe o 'fora'. A Terra vem sendo (mal)tratada pela humanidade com o abuso extremo da exploração de seus recursos de forma irresponsável e desrespeitosa. É um apelo pra que pensemos sobre esses assuntos, tão urgentes". O clipe foi gravado em Salvador (BA).

 

 

 

 

SUPERVÃO, XXI

Inspirados em samples do filme brasileiro Bacurau, o trio gaúcho lança uma track distópica de final de década para ser tocada nas pistas de 2020. "XXI" é um dark techno-house com sons da cultura brasileira atual. A arte do single é do artista gráfico Filipi Filippo. Bom pra dexar tocando enquanto rola a festinha de ano-novo.  Ouça aqui a playlist

 

 A banda Supervão (Foto: Kim Costa Nunes)

 

 

BIQUINI CAVADÃO COM PÉRICLES, JANAÍNA

Você lembra desse hit da banda carioca no final dos anos 1990, certo? A faixa é mais uma do projeto Vou Te Levar Comigo, que traz artistas de outros estilos para cantar com o Biquini. O convidado da vez foi o cantor Péricles. O resultado você escuta abaixo:

 

 

 

ROD KRIEGER, TODOS GOSTAMOS DE VOCÊ

O ex-baixista da Cachorro Grande lança o videoclipe do segundo single do seu disco solo, "A Elasticidade do Tempo", previsto para sair no primeiro semestre de 2020. O vídeo tem a direção de Daniel Todeschi e de Rod, os dois são amigos há muitos anos e se reencontraram em Lisboa, um dos cenários do clipe e cidade onde Rod vive hoje. A música fala sobre meditação, prática que Rod adotou há alguns anos, e o clipe mostra o artista caminhando por uma Lisboa mística, que ora se desloca pra São Paulo, ora para Piracaia, no interior paulista, onde fica o estudio em que o disco foi gravado. 

 


 

KASSIN FT. BOOGARINGS, SERIA O DONUT? (SONHO AMERICANO REMIX)

Programado para sair via LAB 344 no início de 2020, o disco Relix traz remixes de músicas do produtor assinados por nomes como Boogarins, DJ Meme, Marcelinho da Lua, Denitia, o britânico Tom Excell, entre outros. O primeiro a sair do forno foi "Relax (Tom Excell Remix)". Agora é a vez de "Seria o Donut? (Sonho Americano Remix), produzido pela banda Boogarins.

 

 

NAKED GIRLS & AEROPLANES, LOST AND FOUND

A banda de Artur Roman, Rodrigo Lemos e Wonder Bettin lança vídeo para o single que marca o retorno do trio curitibano cuja canção resgata a sonoridade que marcou o início de sua carreira, em 2012. A animação é assinada pelo estúdio Bogotá.

 

 
*** 

 

BAIANASYSTEM | CABEÇA DE PAPEL

A banda baiana que completou 10 anos de estrada começou o ano com o disco O Futuro Não Demora e termina 2019 com nova música, que chega em clima circense e em tom de crítica social, como já é habitual do grupo. A música é de Russo Passapusso e Sekobass.


 

VANGUART | SENTE 

Depois de se aventurar com um elogiado tributo a Bob Dylan, o Vanguart retorna às criações próprias com o single, que chega aos aplicativos de música pela gravadora Deck. O baixista Reginaldo Lincoln assina a canção.

 

 

 

TUYO E KEL | FIEBRE

O trio apresenta a parceria com Kel. O post deles no Twitter ficou tão bom que só nos resta reproduzir: "Com licença que está chegando uma música para embalar o seu verão, seu natal, seu reveillon. é FIEBRE o nome dela e fizemo com o kel. tá sem condições de bom, vale a pena ouvir e seguir as batidas com os ombrinho. só vem no link". Abaixo:

 

 

LUCAS GONÇALVES | SE CHOVER

O baixista da Maglore divulga o segundo single e faixa-título do seu álbum solo, que sai em 2020. Nela, a metáfora do clima - presente no single de estreia - agora evoca memórias, acasos e afetos. 

 

"Esta canção está na parte autobiográfica do disco. É sobre aqueles momentos em que você está andando na rua e algo te lembra um fato que você viveu. São gatilhos de memória que fazem você voltar no tempo", conta Lucas. Em novembro, ele lançou "Sol e Chuva", com direito a videoclipe (assista aqui).

 

Clique aqui para ouvir nas plataformas digitais.

 

O músico Lucas Gonçalves (Foto: Divulgação)

 

KARNAK | O MUNDO ESTÁ DE PONTA CABEÇA

A banda lança single como prévia do disco Nikodemus, que sai em 17 de janeiro. Ouça no Spotify.

 

 

***


TUYO | EU NÃO TE CONHEÇO

Faixa do primeiro disco deste trio querido, e que funciona com uma espécie de mantra para a banda, ganha clipe. Pra Curar, álbum de 2018, segue rendendo frutos...

 

 

LUIZA LIAN E BIXIGA 70 | ALUMIÔ

Parceria da cantora com o grupo acaba de ganhar videoclipe. Dirigido por Filipe Franco da Panama Filmes, o clipe traz as participações especiais da cantora Alzira E e da diretora teatral Claudia Schapira, entre outros. Com uma mistura entre o documental e imagético, o clipe retrata a dança da vida, do individual ao coletivo. Uma dança das conexões e suas ondas de desdobramentos.

 

 

 

MARIA BETHANIA | MANGUEIRA - A MENINA DOS MEUS OLHOS

Novo disco da cantora baiana é uma homenagem à escola de samba da qual foi tema do enredo em 2016. No repertório, sambas clássicos como "A flor e o Espinho" (Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e Alcides Caminha, 1957), "Luz Negra" (Nelson Cavaquinho e Amâncio Cardoso, 1961), "Sei Lá, Mangueira" (Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho, 1968), "Mangueira" (Assis Valente e Zequinha Abreu, 1935), entre outros. O disco é produzido e arranjado pelo maestro baiano Letieres Leite.

 

 

 

VIVENDO DO ÓCIO | MUITO

O quarteto lançou o single que estará no disco previsto para 2020. Ouça aqui

 

 

MARIANA AYDAR | VEIA NORDESTINA

A cantora lança agora o disco cheio do projeto que ela tocou durante todo esse 2019: 3 EPs com três faixas cada inteiramente dedicados ao forró. Juntos, os EPs dão vida ao álbum cheio que chega neste mês. Abaixo, o vídeo sobre uma das canções, a regravação de "Espumas ao Vento". No início do ano, a cantora bateu um papo com o Azoofa contando do projeto. Leia aqui: O ano do forró de Mariana Aydar

 

 

LARISSA CONFORTO | TERREIRO

A artista carioca lança o segundo single do seu projeto de experimentações sonoras, que explora futurismo ancestral, tarot e arte-ativismo, e leva o nome de "ÀIYÉ."




 

YANNICK HARA | YANNICK HARA É O CAÇADOR DE ANDRÓIDES

O rapper Yannick Hara acaba de lançar seu novo disco Yannick Hara é o Caçador de Andróides, trabalho inspirado no livro "Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas", do escritor Philip K. Dick, que originou os filmes Blade Runner.

 

Como uma denúncia à alta tecnologia e à baixa qualidade de vida que cerca a humanidade nos dias atuais, o álbum conta com uma narrativa que gira sob a distopia cyberpunk e traz a sonoridade dos anos 80, 90 e 2019. O disco tem participação de Rodrigo Lima (Dead Fish), Clemente (Inocentes e Plebe Rude), do poeta Rafael Carnevalli, da cantora Sara Não Tem Nome, de Moah (Lumiére), de Rike (NDK), de Keops e Raony, e do rapper Cronixta.

 

 

SURF SESSIONS | INVERSO

A banda brasiliense acaba de lançar seu sétimo trabalho, Inverso. O disco conta com 10 músicas inéditas e foi gravado em Brasília e São Paulo. A produção musical é assinada por Rodrigo Sanches, vencedor do Grammy Latino com o disco Tropix, da Céu.

 

"O Rodrigo foi peça fundamental para a criação deste novo trabalho. Ele deu uma unidade bem legal para o nosso som, que tem uma natureza de ser mais abrangente por sermos três cantores, e também trouxe elementos e timbres mais modernos, uma atualização que nós pedimos", conta o músico Rafael Monte Rosa. O disco tem participações do vocalista da banda Nação Zumbi, Jorge du Peixe, da cantora Anna Lú, do Dj Marcelinho e Jamelão.

 

 

BARBATUQUES | SÓ MAIS UM POUQUINHO

O grupo apresenta o primeiro videoclipe do disco Só + 1 Pouquinho, dedicado às crianças de todas as idades. A composição de André Hosoi brinca com o dia a dia contemporâneo entre pais e filhos, divididos entre o trabalho e outros afazeres modernos e a importância da atenção para os filhos.

 

 

Quem escreveu
Andréia Martins

É jornalista, trabalhou com edição e reportagem nos portais Vírgula, Globo.com e UOL cobrindo música, política e internacional. Hoje segue na redação e também é editora do Roteiros Literários, sobre literatura e viagem.

Outras matérias e entrevistas