LANÇAMENTOS DE MARÇO

06/03/2020

Nova de Bob Dylan, clipes de Dani Black e mais: Čao Laru, Zeeba, Rod Krieger e Bruno Schiavo; dê play


(Divulgação)

 

 

BOB DYLAN, MURDER MOST FOUL

Bem, a boa da semana é sem dúvida a nova do cantor e compositor, a primeira inédita em oito anos -- e pra compensar, a música tem quase 18 minutos. Bob revelou em um tuíte que a música foi gravada há um tempo, mas nunca foi lançada. Também não deu pistas se ela estará em algum futuro disco... A canção fala sobre o assassinato de John F. Kennedy, presidente dos Estados Unidos, nos anos 1960. Mas é muito mais. Uma jornada sobre a morte, o tempo, certezas e fé. Vale ouvir -- inteira.


 

 

 

DANI BLACK, O QUE VOCÊ CRIOU + SER AMADO

O cantor lançou dois singles inéditos, feitos exclusivamente para o DVD "Frequência Rara Ao Vivo". Os singles falam sobre amor, estar junto e a noção de estarmos sempre criando nossas vivências conforme nossas relações com o mundo. Assita abaixo:


 

 

 

ZEEBA , RESET

De volta as origens, o compositor de "Hear Me Now" lança o disco "Reset". O EP traz faixas no formato acústico (entre elas o megahit) e no final, uma surpresa: "Tudo Que Importa", primeira composição do artista em português. Não à toa foi escolhida como música de trabalho e já tem clipe:


 

 

 

ČAO LARU, NÃO ESTAREMOS SÓS

Em tempos de isolamento, o grupo lança essa canção conforto para nos lembrar que não estamos sozinhos: "Unir pessoas para um canto de esperança é a vontade de poder nos revigorar e colocar todo mundo de pé! Inventaremos um movimento mesmo neste momento de clausura. A imaginação corre solta, e sabemos que em meio à distopia política, há vozes contra a corrente, que juntas tem muita força e capacidade de mudança".


 

 

 

BRUNO SCHIAVO, A VIDA SÓ COMEÇOU

O compositor lança seu disco de estreia e chega entregue ao pop e com participações de Ava Rocha, Negro Leo e Ana Frango. Agora, ele junta experiências de um percurso de mais de dez anos pela música -- Bruno integrou as bandas Dodecafunk, Bruno & Bruno, Eueueu e entre outras apresentações -- em um disco seu.


 

 

 

ROD KRIEGER, A ELASTICIDADE DO TEMPO

Rodolfo, ex-baixista do Cachorro Grande, agora é Rod Kireger. Ele lança seu primeiro disco solo, "A Elasticidade do Tempo", um tulo inspirado por uma conversa com Lucinha Barbosa, esposa do Arnaldo Baptista, que remete ao poder que temos de esticar o tempo e como isso nos leva a pensar que tudo é relativo dentro da expectativa que se cria. O disco reflete as experiências de Rod entre o pré e o pós-fim da Cachorro Grande, onde ele tocou por 15 anos. São oito faixas, sendo que "Cores Flamejantes" já ganhou clipe:


 

 

 

*** 

 


CARNE DOCE, PASSARIN

A banda de Goiânia lançou o single "Passarin", sobre a espera por um amor ideal, e que fará parte do disco que sai em junho. A ideia do grupo é lançar um single por mês.

 

 

 

 

CLARICE FALCÃO, EP EU ME LEMBRO

Com 5 faixas, o trabalho traz novas interpretações para canções de diferentes fases da artista inspiradas na estética eletrônica, house e indie pop do disco "Tem Conserto" (2019). O trabalho traz um dueto com Letrux na faixa-título e já ganhou clipe:

 

 

 

 

IRA!, MULHERES À FRENTE DA TROPA

A faixa é o segundo single de "IRA", novo álbum de inéditas previsto para maio. Composta e interpretada pelo guitarrista Edgard Scandurra, a música foi inspirada em manifestações lideradas por mulheres e exalta a força e o protagonismo feminino nas questões políticas e sociais do nosso tempo. O coro de vozes femininas conta com a participação de Virginie, vocalista da saudosa banda Metrô.

 

 

 

 

BOOGARINS, FEFEL 2020

A banda lança Quarentena Compacto com dois singles inéditos gravadas compostas e cantadas pelo baixista do grupo Raphael Vaz, o Fefel: "Tanta Coragem" e "Inocência". O grupo está preprando o disco de outtakes "Manchaca", com registros feitos no Texas.

BAIXE AQUI

 

 

 

 

THIAGO PEHTIT, ROMEO+

Música originalmente lançada no álbum "Rock'n'Roll Sugar Darling" (2014) ganhou nova roupagem com produção do artista paulistano e Augusto Passos. Na nova versão, Pethit criou uma colagem entre os seus trabalhos, além de um mashup de "Girassóis de Van Gogh", de Baco Exu do Blues: "tem samples originais da gravação de 2014 e muitos do arranjo de 'Tão Só'. Gostei tanto da versão e desses arranjos. A música ganhou outro clima, mais bluesy e sexy, uma coisa mais escura com luzes de neon. Adoro o fato de pensar o conceito de sample a partir de mim mesmo. Deu esse desejo de oficializar a gravação e incluir esse mashup de Baco Exú do Blues, que dialoga tão bem com a letra de Romeo".

OUÇA AQUI

 

 

SELVAGENS À PROCURA DA LEI, DÉJÀ VU

A faixa marca a estreia do baixista Caio nos vocais e explora a mente confusa de um personagem e questiona se temos o poder de mudar nossos destinos. Ela está no mais recente disco da banda, "Paraíso Portátil".

 

 

 

 

PAPISA, HOMEM MULHER

Em 2015, a neo psicodélica banda australiana Tame Impala, ao lançar seu single "Cause I'm a Man", gerou repercussões diversas. Se uns se apegaram aos riffs arrastados sob a voz de Kevin Parker, autor da canção, e leram a faixa como uma crítica à masculinidade tóxica, houve quem se incomodasse com a letra e a entendesse como conteúdo machista: "Cause I'm a man, woman/ Don't always think before I do/ Cause I'm a man, woman/ It's the only answer I've got for you".

 

Provocada pelo tema, Papisa criou letra e melodia de "Homem Mulher", levantando a pauta feminista de maneira reflexiva. A faixa tem acompanhado a trajetória de Papisa, sendo executava ao vivo nos shows da artista, mas nunca havia sido gravada. Agora, a música sai como um Lado B do disco "Fenda" (2019), e anuncia a vinda de "Fenda Deluxe" ao lado de outros singles inéditos. Ouça aqui

 

 


 

 

TITÃS, SONÍFERA ILHA

Versão acústica e entre amigos para o clássico da banda. Estão no clipe artistas e amigos como Paralamas, Rita Lee, Edi Rock, Fernanda Montenegro, Casagrande, entre outros. "O clipe é como se fosse um retrato emocional desses 38 anos de carreira. Com direito à participação especialíssima de pessoas queridas, que amamos e admiramos. É como se estivéssemos fechando mais um ciclo, relançando o nosso primeiro single totalmente repaginado", conta Sérgio Britto.

 

 

 

 

***
 
 

LETRUX, AOS PRANTOS

Depois do sucesso de "Em Noite de Climão", Letícia Novaes, a Letrux, está de volta totalmente à flor da pele. O disco vem falando de emoções que a atravessaram nos últimos três anos e serviram de inspiração para compor as 13 músicas do disco. Ela conta um pouco do seu turbilhão de emoções:

 

"No último ano percebi um aumento do deboche e do cinismo. Para além da política mesmo. Na maneira de lidar com a vida, nas emoções, fui sentindo esse lugar. Também sou da graça, também amo memes, mas a vida não se resume só a isso. Ainda acho a emoção a coisa mais linda do mundo. Se emocionar é a coisa mais importante em estar viva pra mim. Chorei muito no último ano – e toda vez que chorei foi importante, foi emocionante. Prefiro chorar a me tornar cínica. O disco é sobre isso. Sobre se emocionar: com o mar, com uma paixão, com a possibilidade de morrer, com putarias que dão errado, com dramas inventados. Amo me abalar, ainda que seja dramático pra mim, prefiro esse abalo sísmico a ficar imóvel que nem uma rocha. No último ano não deu pra não se abalar", explica Letícia.

 

 

OUÇA O DISCO AQUI

 

 

ÀIYÉ, O MITO E A CAVERNA

Larissa Conforto lança o terceiro single de Gratitrevas, EP que sai no 20 de março, primeiro projeto solo da artista desde o fim da banda Ventre. A música é uma parceria com Vitor Brauer.

 

 

 

 

PEDRO LUÍS, FETO, POETA DO MORRO

A música inédita de Luiz Melodia, censurada na ditadura militar brasileira, nos anos 1970, agora é revelada por Pedro Luís, um presente que ele ganhou de Jane Reis, viúva de Melodia. A faixa estará no disco "Vale Quanto Pesa - Pérolas de Luiz Melodia", que sai dia 20 de março pela gravadora Deck. "A canção acha cabimento nos dias atuais ao falar de um Rio e uma Guanabara tão sofridos, nos fazendo imaginar que o poeta poderia ter feito essa obra essa semana", explicou Pedro Luís.


 

 

 

GABI DOTI, SILÊNCIO CAPITAL

A cantora e compositora lança "Outra razão”" com dez canções autorais. Moogie Canazio, produtor do álbum, já trabalhou com João Gilberto, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Rita Lee, entre outros. Junto com o disco, sai também o clipe do primeiro single.

 

 

 

 

 

TATÁ AEROPLANO, ALUCINAÇÕES

A música é o primeiro single do álbum "Delírios Líricos", que o músico e compositor lança em abril. A faixa foi composta de uma só vez numa madrugada inspirada, com letra, ritmo e harmonia, de maneira automática, um fluxo inconsciente de ideias pescadas do cosmos e vivências nas ruas de São Paulo.

 

 

OUÇA AQUI

 

 

TAURUS, EXISTE UM LUGAR

A música faz parte do álbum "V", que sai este mês pela gravadora Dies Irae. O disco é o primeiro trabalho de inéditas do grupo desde 2010. A faixa "Existe um lugar?" tem a participação mais do que especial do vocalista e baixista do Krisiun, Alex Camargo. Em 2020, o selo chinês Navid Pirala também relançou em K7 o segundo álbum do grupo, "Trapped in Lies" (1988), item da discografia básica do Heavy Metal brasileiro. O álbum "Fissura", de 2010, também será relançado com uma faixa inédita.

 

 

 

 

***

 

 

Mahmundi - Foto: Leonardo Nunes

 

 

MAHMUNDI, SEM MEDO

Produzida pela cantora e Davi Moraes, a música marca seu primeiro lançamento desde 2018, ano em que despontou para o grande público. Canção de levada leve, na voz suave de Mahmundi. Ouça:

 

 

 

 

FRANCISCO EL HOMBRE, CAI

Com ânimos sempre em chamas, a banda lança uma parceria com a dupla chilena Yorka.

OUÇA AQUI

 

 

 

 

LÔ BORGES, DÍNAMO

Esse é o 15º álbum de inéditas da carreira do músico mineiro e traz uma parceria especial com o poeta, compositor e violeiro Makely Ka.

 

"Eu estava fazendo o show de estreia do 'Rio da Lua' aqui em Belo Horizonte quando eu recebi, via WhatsApp, a primeira letra do Makely Ka. Falei com ele que tinha gostado da composição, que faria a música e o processo começou assim. Eu pensei: 'poxa, é uma perspectiva para um novo álbum, nesse formato novo para mim que é compor através de mensagens de texto", conta Lô. A música que dá nome ao disco já ganhou lyric vídeo:

 

 

 

 

BADI ASSAD, ROYALS

Releitura para o hit da cantora Lorde e segundo single de "Volta ao Mundo em 80 Artistas", próximo disco da cantora e violonista.

 

 

 

 

SCALENE, EP SESSÃO RESPIRO

"Respiro" foi o disco lançado pela banda 2019. O EP é um projeto que transforma sete faixas da discografia da banda em algo mais pessoal. Quatro delas já saíram no Youtube.

 

 

 

 

JARV IS..., HOUSE MUSIC ALL NIGHT LONG

Banda de Jarvis Cocker, ex-Pulp, que se formou em 2017 para tocar num show do Sigur Ros e seguiu em frente, agora lança seu primeiro disco. "Beyond the Pale" sai no dia 1º de maio, mas a banda já liberou o primeiro single "House Music All Night Long", primeira composição inédita de Cocker desde 2009.

 

 

Quem escreveu
Andréia Martins

É jornalista, trabalhou com edição e reportagem nos portais Vírgula, Globo.com e UOL cobrindo música, política e internacional. Hoje segue na redação e também é editora do Roteiros Literários, sobre literatura e viagem, e do blog Quadrinhas, sobre quadrinhos feitos por e sobre mulheres.

Outras matérias e entrevistas