Lançamentos de maio

Disco do China e Dead Fish, Zélia Duncan, clipes de Edgar, Francisco, El Hombre, Thiago Pethit e mais

O cantor China (Divulgação)

 

CHINA, MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA PARA DIAS MORTOS

O pernambucano está de volta com novo disco depois de um intervalo de 5 anos para ao álbum anterior. Sobre o novo trabalho, ele comenta: 'Vejo o compositor como um cronista da realidade. E a realidade em que vivemos anda bem dura de ser digerida. É impossível observar o que acontece no Brasil e no mundo e não ter um olhar crítico sobre as mazelas e retrocessos. Acredito que a arte ajuda a propagar ideias e pensamentos. Espero que as pessoas reflitam um pouco sobre o que é dito nas canções desse disco'. Já dá pra ouvir tudo nas plataformas digitais:

 

 

AS BAHIAS E A COZINHA MINEIRA, SHAZAM E VOLTA

O trio terminou o mês com uma dobradinha de clipes: Shazam, musica de Raquel Virgínia e que traz uma pegada mais pop e dançante e a baladinha Volta, que traz como novidade o guitarrista Rafael Acerbi assumindo os vocais. Assista:

 

 

EDGAR, FEIZES ERAM OS GOLFINHOS
O rapper volta a brincar com imagens futuristas, memes e redes sociais. Agora, o vídeo é para a música "Felizes Eram os Golfinhos", do disco Ultrassom.

 

 

DEAD FISH, SANGUE NAS MÃOS

Dead Fish também está com disco novo no pedaço, "Ponto Cego", que já está disponível nas plataformas digitais. A música "Sangue nas Mãos" ganhou um lyric video animado. Assista:

 


THIAGO PETHIT, ME DESTRÓI

O cantor lança mais um clipe de seu mais recente disco, Mal dos Trópicos. A faixa escolhida foi Me Destrói, com vídeo dirigido por Tinta Bruta, Marcio Reolon e Filipe Matzembacher. Assista:


VANESSA DA MATA, QUANDO DEIXAMOS NOSSOS BEIJOS NA ESQUINA

Vanessa da Mata lançou na madrugada de hoje seu sétimo álbum de estúdio, "Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina", o primeiro disco produzido inteiramente pela própria cantora. Um dos destaques do novo trabalho é a participação do rapper baiano Baco Exu do Blues, parceiro e convidado no single "Tenha Dó de Mim".

OUÇA aqui o disco.


ZÉLIA DUNCAN, TUDO É UM


"Este álbum foi idealizado num momento muito agressivo das nossas vidas, que desembocou no ano de 2019. Por conta disso, agora que está pronto e estou aqui ouvindo, é no mínimo de se admirar, que o resultado seja tão suave e eu diria até gentil. Não me dei conta enquanto fazia, do quanto eu estava precisando dessa leveza em algum lugar do meu universo". Assim cantora fala do seu novo disco, que traz parcerias já antigas com Zeca Baleiro, Chico César e outros artistas, como Dani Black.

OUÇA aqui o disco.

BADI ASSAD, ZOAR

"Volta ao Mundo em 80 Artistas" é o nome do primeiro livro da cantora e violonista Badi Assad. Dele surgiu a atual turnê da artista. O projeto livro-show-álbum ganha agora seu 3º capítulo: um disco. "Zoar" é o primeiro single do trabalho, já em todas as plataformas digitais.

OUÇA aqui Zoar

MUSTACHE E OS APACEHS, GÔNDOLA

Faixa do mais recente disco da banda, "Três" (2018), ganhou videoclipe.


BETO BRUNO, DEPOIS DO FIM

O cantor segue a estrada após o fim do Cachorro Grande e lança duas músicas: "Depois do Fim" e "Por Isso Meu Samba é Diferente". As faixas saem pelo selo180. A primeira você já pode ouvir aqui:

 

 

FRANCISCO EL HOMBRE, PARAFUSO SOLTO

A música está no disco Rasgacabeza, que saiu esse ano. Sobre a faixa, o grupo dá o recado: "Parafuso Solto é reflexão, é ruptura, é sobre entender e lidar com o processo e os ciclos. Estamos aqui com vocês para além de todos os filtros e frames". Assista abaixo:

 


 

CLARICE FALCÃO, MAL PRA SAÚDE
O rebote amargo de um amor antigo, resignificado em uma canção de versos diretos, ásperos e empoderadores. Assim se resume a ideia por trás de “Mal Pra Saúde”, segundo single de “Tem Conserto”, novo álbum de Clarice Falcão. O disco chega às plataformas digitais no dia 14 de junho. Assista ao clipe:

 

 

LULU SANTOS, PRA SEMPRE

Hitmaker de carteirinha, Lulu lança o disco "Pra Sempre", já com direito a clipe para a faixa-título. O trabalho é todo dedicado ao amor, tema sobre o qual ele já escreveu bastante. O disco, que chega inicialmente na versão digital, traz ao todo 11 faixas, sendo dez autorais. A única exceção é “The Look of Love”, clássico de 1967, composto por Burt Bach Bacharach e Hal David. Assista ao clipe abaixo:

 

 

ALÁFIA, CANÇÃO PRA NÓS
A big band Aláfia acaba de lançar o primeiro single do novo álbum da banda, previsto para sair no segundo semestre de 2019. A música é 'Canção pra Nós', que já ganhou videoclipe. A letra de Eduardo Brechó, vocalista e líder do coletivo, é um convite ao afeto como ferramenta de luta, resistência e fé. "Esse som nasceu sob a luz da esperança, por mais lunático que isso pareça hoje.  Esse é um manifesto do afeto, entende? Uma reflexão cheia de carinho que propõe voltarmos para a base. Afeto é nosso feitiço e isso é maior que a nossa atual conjuntura", diz Brechó.

 


 

ALESSANDRA LEÃO, AÇO

A cantora pernambucana divulga clipe de sua nova música "Aço". Ela conta mais sobre a música: "Acho que escrevi em 2010. Era sobre mim e as minhas tentativas de encontrar forças. Hoje, quando a canto ou escuto, a sinto de um jeito muito mais coletivo. Estamos juntas nessa busca e existe uma relação atual com o que estamos vivendo". Assista ao clipe:

 

 

TÁSSIA REIS, ANSIEJAZZ

Aos fãs da cantora: a espera pelo novo disco está acabando. Ansiejazz, música do novo trabalho de Tássia saiu no meio de maio e já ganhou videoclipe assinado por Camila Tuon e Marcela Tissot. Assista:

 

 

 

DINGO BELLS, TUDO TROCADO

Tem videoclipe novo do Dingo Bells na área. A música da vez é Tudo Trocado, que está no disco Todo Mundo Vai Mudar (2018). Rodrigo Fischmann, vocalista, comenta o clipe: "Nossos clipes, em geral, contam histórias, personagens, viagens, etc. Agora a gente fez questão de mostrar a nossa cara. E mais do que isso, quisemos nos desafiar a fazer algo que saísse da nossa zona de conforto. Digamos que dançar uma coreografia foi um arremesso pra fora dessa zona. A partir daí o Leo Longo surgiu com a ideia de se espelhar em um musical, estilo os musicais dos anos dourados do cinema. Fechou direitinho. Tivemos nosso dia de Beyoncé e gostamos muito".

 

 

BOOGARINS, SOMBROU DÚVIDAS

Você que acompanha os lançamentos por aqui semanalmente já tinha ouvido algumas músicas que estão neste novo disco, o quarto da banda e gravado em 2017, no estúdio Space Atx, em Austin, Texas (EUA). "Nós não queríamos escrever músicas dizendo às pessoas o que fazer, mas sim ajudá-las a encontrar seus próprios caminhos. Então, há mais perguntas no álbum do que respostas", diz o vocal Dinho. A banda já entra em turnê com o novo repertório e embarca para shows pela França, Inglaterra, Alemanha, Portugal, entre outros.

Ouça aqui o disco.

 


A banda Boogarins (Divulgação)

 


CRACA, TRAQUITANA AUDIOVISUAL

Integrante da dupla Craca e Dani Nega, o músico, produtor, artista visual e DJ lança seu primeiro disco. São três faixas onde Felipe Julián, identidade real do artista, une gêneros brasileiros e afro-latinos em bases eletrônicas dançantes. As faixas já estão nas plataformas digitais. Abaixo você o primeiro videoclipe do trabalho, da faixa Brazuka Noir:

 

 

JAIR NAVES, _RENTE_

Este é terceiro álbum de inéditas da carreira solo do cantor e compositor. Nas 12 faixas o artista reflete sobre temas urgentes gerados por tempos catastróficos e exaustivos. "Eu acredito que esse disco é a reação de uma pessoa comum a mudanças muito simbólicas e significativas - tanto de espaço físico como às alterações drásticas no cenário político e na mentalidade coletiva. Estamos todos esgotados mentalmente pelo excesso de estímulos, informações, tensão social, etc. Creio que a maior parte das faixas aborda esses temas, de uma forma ou de outra", diz ele.

 

 

JULIANA PERDIGÃO, MULHER LIMPA

A artista mineira lança o primeiro clipe de seu mais recente disco, Folhuda. (a gente bateu um papo com ela sobre o disco, confere aqui). A faixa é um poema de Angélica Freitas, publicado no segundo livro da autora, Um Útero é do Tamanho de um Punho (2012), cujo tema central é a mulher. Mulheres limpas, dóceis, subordinadas, decorativas: é o que esperam de nós em nossas sociedades. Carol Castanho, Marcelo X e Sara Lana assinam a direção do vídeo.

 

 

RACHELL LUZ, AO NORDESTE DO MEU CORAÇÃO

A cantora lança seu novo trabalho, um àlbum com releituras de compositores como Nando Cordel, Fagner, Lenine, Zeca Baleiro e Zé Ramalho. Canções como "Noturno", "Gostoso Demais" e "Se Eu Quiser Falar Com Deus" estão no disco. "É muito importante como tudo foi se encaixando pra mim neste trabalho. Ter a participação do Zeca é uma realização profissional e pessoal, ele é um grande poeta e uma grande influência na minha carreira. 'Flor da pele' é uma música que eu gostaria de ter escrito, tem aquele sentimento de eternidade no coração, de ser atemporal", conta Rachell. Ouça aqui o disco. 

 

 A cantora Rachell Luz (Divulgação)

 

BIQUINI CAVADÃO, QUANTO TEMPO DEMORA UM MÊS

A banda, velha conhecida do público, lança um projeto diferente: está convidando artistas fora do segmento rock para cantar com eles antigas canções do repertório do grupo. Essa música é o primeiro lançamento do disco "Vou Te Levar Comigo", e traz a participação da dupla Matheus e Kauan. O próximo single será com o cantor Péricles.

 

 

DUDA BEAT, CHEGA

Nova música da Duda Beat cantora pernambucana, dessa vez um feat com Mateus Carrilho (banda UÓ) e o paraense Jaloo. Ouça a faixa:

 
 
 
 

LUEDJI LUNA, MUNDO

A cantora baiana lança o EP "Mundo", com cinco canções remanescentes de seu primeiro disco, Um Corpo no Mundo, de 2017. lançado no final de 2017. Uma delas é "Acalanto", que ganhou clipe:

 

 

WADO, ANTIFA

A canção, ainda do final de abril, é o comentário que Wado faz sobre os tempos difíceis que o Brasil vive, quase um desabafo. Curtinha, a música chega como um lançamento avulso durante os shows do disco 'Precariado' (2018)."Nunca lancei um single assim, por vontade própria, sempre pensei só em álbum completo. Mas acho que nossa situação é tão grave que vale a gente se posicionar", diz Wado.

 

 
 

BENTO VEIGA E A VELHA RAIZ, A CANÇÃO DO SONHADOR

O grupo Bento Veiga e a Velha Raiz lançam o single e o videoclipe da música “A canção do sonhador”. O grupo, que tem uma trajetória de apenas um ano (lançou em setembro de 2018 o single “Viúva negra”) pode ser definido como uma banda com referências antigas querendo falar de coisas novas. "A música surgiu a partir da intenção de ajudar um irmão de alma, que tentou o suicídio, em 2017. O ato me causou um turbilhão de sentimentos. Me deu vontade de falar sobre esperança e novos tempos", diz Bento.

 

 
Quem escreveu
Andréia Martins

É jornalista, trabalhou com edição e reportagem nos portais Vírgula, Globo.com e UOL cobrindo música, política e internacional. Hoje segue na redação e também é editora do Roteiros Literários, sobre literatura e viagem, e do blog Quadrinhas, sobre quadrinhos feitos por e sobre mulheres.

Comentários
Postagens relacionadas

16/08/2019 Geral

Lançamentos de agosto

13/08/2019 Geral, Entrevistas

5 perguntas: Rodrigo Suricato

30/07/2019 Geral, Entrevistas

Santo Sossego: o disco manifesto do Pietá

29/07/2019 Geral, Entrevistas

Já Ouviu? Luiza Casé

26/07/2019 Geral, Listas e coletâneas

Lançamentos de julho

Shows relacionados
COLETIVO RODA GIGANTE
25/08/2019 - 13:00 hs
até 18/11/2019 - 13:00 hs
JazzB
COLETIVO RODA GIGANTE
O SOM DA CASA
14/09/2019 - 20:00 hs
até 19/10/2019 - 20:00 hs
Casa dos Trovadores
grátis
O SOM DA CASA
SANDY E JUNIOR
24/08/2019 - 20:00 hs
até 13/10/2019 - 20:00 hs
Allianz Parque
SANDY E JUNIOR
ITAIPAVA DE SOM A SOL SP
26/09/2019 - 21:30 hs
até 04/10/2019 - 21:30 hs
Ginásio do Ibirapuera
ITAIPAVA DE SOM A SOL SP
KING CRIMSON
04/10/2019 - 21:30 hs
Espaço das Américas
R$150 a
R$850
comprar
KING CRIMSON
BON JOVI
25/09/2019 - 20:00 hs
Allianz Parque
R$180 a
R$780
comprar
BON JOVI